Histórico
A Univale considera que a inclusão e acessibilidade são princípios fundamentais que norteiam seu projeto institucional. Por isto, é disponibilizado aos estudantes um serviço interno de apoio às atividades didático-pedagógicas por meio de um serviço previsto no organograma institucional desde o ano de 2008, pela Portaria Univale n° 018/2018.
À época, o serviço foi nomeado como Setor de Atendimento ao Estudante – SAE, sendo uma estrutura administrativa vinculada à Pró-Reitoria de Graduação que desde então se tornou a referência na assistência estudantil, por ser comprometida com a integração acadêmica, científica e social dos estudantes, articulando ensino, pesquisa e extensão, em uma atuação intersetorial para a oferta dos serviços disponíveis. Em 2018, o setor foi reformulado e passou a ser denominado como Espaço A3 – Apoio ao Aluno, sendo regulamentado pela Resolução CONSUNI n°. 048/2018.
A inclusão institucional se dá ao conceber que todos os estudantes são sujeitos integrados ao meio acadêmico e social, a partir de suas vivências universitárias, usufruindo do sistema articulado entre ensino, pesquisa e extensão, e pelo desenvolvimento de ações e atividades em prol da missão universitária que é formar profissionais competentes, éticos e comprometidos com o desenvolvimento humano e regional.
Neste sentido, o Espaço A3 presta apoio aos discentes por meio de ações, serviços e programas, que envolvem o acolhimento (acesso, conforto, aprendizado, circulação e permanência), acessibilidade metodológica e instrumental, a monitoria, o aprimoramento acadêmico, além do apoio psicopedagógico, psicológico e de educação especial e inclusiva. Estas ações, serviços e programas de apoio aos estudantes estão disponíveis aos estudantes dos dois campus da Univale.
Em todos os atendimentos são construídos os PIDs (Planos Individuais de Desenvolvimento), para a orientação do atendimento do estudante com necessidades educacionais especiais, de forma articulada aos docentes, com auxilio e acompanhamento do serviço de inclusão e/ou de apoio psicológico, em cada período letivo, com o objetivo de garantir a permanência dos discentes em suas jornadas acadêmicas.
Outra ação de inclusão da instituição é a promoção e participação em eventos sobre acessibilidade e inclusão para a comunidade interna e externa da Univale. Nesse sentido, internamente, é realizada anualmente a Jornada da Educação Inclusiva, prevista no calendário institucional no início do segundo semestre letivo de cada ano. A proposta é a formação continuada do corpo docente em relação aos aspectos biopsicossociais e de educação especial no ensino superior, com vistas às possibilidades de acessibilidade metodológica e atitudinal das práticas docentes.
Já na comunidade externa, além das ações de extensão universitária, a Univale possibilita a atuação de colaboradores, inclusive do Espaço A3, para representarem a categoria de instituições de ensino superior em diversos Conselhos de Direitos locais (educação, assistência social, pessoa com deficiência, idosos, mulher, direitos humanos, etc.), com o intuito de corroborar para que se tenha uma sociedade mais justa, fraterna e plural.
A instituição ainda realiza campanhas educativas e de mobilização, rompendo barreiras atitudinais, que debatem aspectos educativos e culturais afetos às pessoas com deficiências, às temáticas de igualdade étnico-racial e de relações de gênero, dentre outras.
Neste sentido, também conforme o Plano Institucional de Inclusão e Acessibilidade, a partir de 2020, a Univale realiza anualmente, com previsão em seu calendário institucional para período de término das atividades do primeiro semestre letivo, sua Semana da Diversidade.
Trata-se de uma ação cujo objetivo é garantir a acessibilidade atitudinal, a partir de temáticas a serem trabalhadas que reflitam os componentes curriculares que se pautem no ensino de culturas e direitos humanos, como parte do processo de formação universitária. O entendimento é que os preceitos legais existem para garantir inclusão e acessibilidade, e ao serem debatidos no espaço acadêmico, devem permitir vivências múltiplas sociais e colaborar na permanência dos discentes em seus processos formativos.
Objetivos do Espaço A3 - Apoio ao Aluno
O Espaço A3 – Apoio ao Aluno tem por objetivo prestar apoio aos estudantes, por meio de serviços, programas e ações em seus aspectos psicopedagógicos, com atividades de acolhimento e permanência, acessibilidade metodológica e instrumental, monitoria e aprimoramento acadêmico, a partir das seguintes ações:
I. Apoiar o processo semestral de matrícula, prestando informações sobre seus serviços, programas e ações;
II. Acolher demandas do corpo discente em aspectos pedagógicos;
III. Acolher demandas do corpo discente em aspectos psicológicos;
IV. Acolher demandas do corpo discente em aspectos psicopedagógicos referentes ao público da Educação Especial na perspectiva da Educação Inclusiva;
V. Registrar e acompanhar a execução do Programa de Aprimoramento Acadêmico;
VI. Registrar e acompanhar a execução do Programa de Monitoria;
VII. Desenvolver e implementar o Programa de Permanência Estudantil, de forma articulada com demais setores envolvidos;
VIII. Auxiliar nas ações institucionais de acompanhamento dos egressos, colaborando de forma articulada com demais setores envolvidos;
IX. Executar ações e eventos sobre formação cidadã, aspectos educacionais e de inclusão, em suas diversas possibilidades;
X. Executar ações de formação de estudantes para o mercado de trabalho, em articulação com o CEO – Centro de Empregabilidade e Oportunidades.
XI. Orientar os estudantes quanto às questões de seguro estudantil, de forma articulada com os demais setores envolvidos;
XII. Orientar demandas espontâneas dos Centros Acadêmicos;
XIII. Acompanhar a execução do plano de ações que integra o Plano Institucional de Inclusão e Acessibilidade da Univale.