Linhas de Pesquisa

Cultura e raça na Afro-América em perspectiva transnacional

Coordenador: Prof. Dr. Eric Brasil Nepomuceno

Pretende-se analisar, em uma perspectiva transnacional, as experiências negras de mobilização social e combate ao racismo através de práticas, manifestações, instituições e associações culturais, religiosas e festivas na Afro-América. Tal perspectiva busca investigar os sentidos, estratégias e dimensões de experiências afro-americanas, formadas a partir da vivência da diáspora, das múltiplas formas de racismo e racialização e da construção de identidades modernas frente a esses contextos.

Histórias e trajetórias de imigração de africanos para as Américas

Coordenadora: Profa. Dra. Juliana Barreto Farias

Pretende-se investigar as motivações das imigrações de africanos nas últimas décadas do século XX e início do século XXI para o Brasil.

Migração estudantil internacional e ensino superior nos contextos africanos e diaspóricos

Coordenador: Prof. Dr. Ercilio Neves Brandao Langa

Esta linha de pesquisa analisa as interfaces da migração estudantil internacional e fenômenos como formação de diásporas africanas, fuga de cérebros, transferência de riscos entre as nações. Como exemplos, temos a migração estudantil internacional dos PALOPs para Portugal, Brasil e a permanência desses alunos nos países de acolhida, não regressando aos seus países de origem.

Políticas imigratórias, raça e etnicidade

Coordenadores: Prof. Dr. Marcio André dos Santos e Prof. Dr. Ercílio Langa

Pretende-se aqui analisar os modos as conexões existentes no fenômeno da imigração entre etnicidade e raça. Historicamente as políticas imigratórias constituíam-se a partir de marcadores raciais, étnicos, religiosos e nacionais. Os novos fluxos migratórios de pessoas provenientes do Caribe, Oriente Médio e África tem provocado diferentes respostas institucionais das autoridades brasileiras no que se refere a isso.

Danças Tradicionais Africanas e Afrobrasileira (Projeto de Extensão)

Coordenador: Prof. Dr. Marcio André dos Santos

Objetiva o regaste de danças tradicionais africanas e afrobrasileiras a partir da vivência e experiência dos alunxs envolvidos no projeto. As danças africanas são dos parceiros parceiros do projeto da UNILAB, nomeadamente Angola, Cabo Verde, Guiné Bissau, Moçambique e São Tomé e Príncipe.