GABARITO
1 Java possui algumas características que o diferem da grande maioria das linguagens de programação, como, por exemplo, sua interpretação feita pela primeira vez através da tradução de bytecode, independente da plataforma. Deste modo, o bytecode é inicializado pela JVM, ou Máquina Virtual Java. Linguagens como PHP e Perl possuem processo diferenciado, uma vez que possuem seus próprios compiladores ou interpretadores. Java é uma linguagem com sintaxe semelhante a:
a) ( ) C e está próxima a esse respeito a C/C++ e C#.
b) ( ) Python e está próxima a esse respeito a PHP/Ruby e C#.
c) ( ) PHP, e está próxima a esse respeito a Python/ScalaRuby e C#.
d) ( ) Julia e está próxima a esse respeito a Fortran/COBOL e C#.
2 Se um desenvolvedor desejar usar a linguagem Java para criar programas ou outras soluções de software, o mesmo precisa de um conjunto de ferramentas específicas como o Java Developer Kit, ou JDK. Contudo, é importante frisar que há várias versões deste, apesar de usarem a mesma linguagem de programação. As duas implementações mais populares são Oracle:
I- Oracle JDK.
II-Full JDK
III-Open JDK
Assinale a alternativa CORRETA:
a) ( ) As sentenças I e II estão corretas.
b) ( ) Somente a sentença II está correta.
c) ( ) As sentenças I e III estão corretas.
d) ( ) Somente a sentença III está correta.
3 O Java Development Kit (JDK) é um ambiente de desenvolvimento de software multiplataforma que oferece uma coleção de ferramentas e bibliotecas necessárias para o desenvolvimento de aplicativos de software e applets baseados em Java. É um pacote principal usado em Java, juntamente com o JVM (Java Virtual Machine) e o JRE (Java Runtime Environment). De acordo com os passos de instalação desta tecnologia, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( ) O usuário pode baixar e instalar a versão apropriada do JDK no site oficial da Oracle: <https://www.oracle.com/java/technologies/javase-downloads.html>.
( ) Para a maioria dos Sistemas Operacionais, há apenas uma opção de download: como instalador ou como um arquivo que não precisa ser instalado.
( ) Uma vez baixado, execute o instalador. Clique no botão Seguinte. Na próxima tela, você precisa especificar em qual pasta a instalação será executada.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
a) ( ) V – F – F.
b) ( ) V – F – V.
c) ( ) F – V – F.
d) ( ) F – F – V.
4 O JDK inclui o Java Runtime Environment (JRE), um intérprete (java), um compilador (javac), um arquivador (jarra), um gerador de documentação (javadoc) e algumas outras ferramentas de desenvolvimento. Após a instalação do JDK, quais os passos a seguir seguindo o modelo apresentado no material?
R: Depois de instalar o JDK, todos os arquivos são colocados no diretório C:\Program Files\Java\jre-[version_number] por padrão (se estiver usando o Windows). Neste caso, este é o diretório C:\Program Files\Java\ jdk-18. Se abrirmos o subdiretório de lixo nele, podemos ver uma série de utilitários nele. Estamos interessados principalmente no utilitário compilador javac. Para compilar uma aula de programa, precisamos passar seu código para este compilador.
5 Variáveis de ambiente armazenam dados sobre o ambiente de um sistema para que o sistema saiba onde procurar certas informações. A variável PATH é uma das variáveis de ambiente mais conhecidas, uma vez que existe nas máquinas Windows, Mac e Linux e faz um trabalho bastante voltado para o usuário em todos. Como é realizado o processo para adição de variáveis de ambiente Java no Windows?
R: Selecione Variáveis de Ambiente. E primeiro abriremos a janela "Propriedades do Sistema", onde clicamos no botão Variáveis de Ambiente. Em seguida, veremos uma janela onde podemos ver todas as variáveis de ambiente (você também pode passar por Configurações e Sistemas -> Parâmetros do sistema ->Consertos viáveis). Aqui precisamos definir a variável JAVA_HOME. Se essa variável não existe, você deve criar uma. Então, digamos que não temos tal variável, neste caso, clique no botão "Criar" e na janela que aparece, digite o JAVA_HOME no campo de nome variável e no campo de valor variável - o caminho para sdk, ou seja, "C:\Program Files\Java\jdk-18\".Em seguida, você verá uma janela com todos os caminhos que foram adicionados à variável Path.
GABARITO
1 Para criarmos qualquer coisa em Java, devemos nos atentar às declarações. Cada declaração realiza algumas ações, como chamar métodos, declarar variáveis e atribuir valores a eles. Assim que uma ação é encerrada em Java, deve-se adicionar um ponto e vírgula (;). Este caractere aponta o compilador para o final da instrução. Deste modo, um exemplo CORRETO de um programa em Java é:
a) ( ) System.out.println("Hello Java!").
b) ( ) System.in.println("Hello Java!").
c) ( ) Java.out.println("Hello Java!").
d) ( ) javac.out.println("Hello Java!").
2.A linguagem Java possui como fundamental característica seu caráter de orientação a objetos, ou seja, tudo em java é um objeto representado por classes e objetos. Um exemplo de programa em Java demonstrando este conceito, é apresentado abaixo:
Com base na estrutura da linguagem e no programa acima, analise as sentenças a seguir:
I- Ao definir uma classe, o modificador de acesso público vem em primeiro lugar. O que indica que esta classe estará disponível para todos, ou seja, podemos executá-la a partir da linha de comando.
II- O nome da classe é seguido por um delimitador que representa como será compilada a classe.
III- O ponto de entrada para um programa Java é o método principal, definido na classe Program. É com ele que começa a implementação do programa.
Assinale a alternativa CORRETA:
a) ( ) As sentenças I e II estão corretas.
b) ( ) Somente a sentença II está correta.
c) ( ) As sentenças I e III estão corretas.
d) ( ) Somente a sentença III está correta.
3 Variável em Java é um contêiner de dados que salva os valores de dados durante a execução do programa Java. Cada variável é atribuída a um tipo de dados que designa o tipo e a quantidade de valor que ele pode conter. Uma variável é um nome de localização de memória para os dados. Conforme a nomenclatura de uma variável em Java, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( ) O nome pode conter quaisquer caracteres alfanuméricos, bem como um sublinhado, e o primeiro caractere no nome não deve ser um número.
( ) O nome pode conter pontuações e espaços.
( ) O nome não pode ser uma palavra-chave Java.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
a) ( ) V – F – F.
b) ( ) V – F – V.
c) ( ) F – V – F.
d) ( ) F – F – V.
4 Java é uma linguagem de programação fortemente tipada porque cada variável deve ser declarada com um tipo de dados. Uma variável não pode iniciar a vida sem saber a gama de valores que pode conter, e uma vez declarado, o tipo de dados da variável não pode mudar. Disserte sobre os tipos de dados usados na Linguagem Java, de modo a terem seus nomes e o que armazenam.
R.:Boolean: armazena um valor true ou false. Byte: armazena um inteiro de 1 Byte e ocupa -128127.short: Armazena um inteiro de 2 bytes e ocupa -3276832767. Int: armazena um inteiro de 4 bytes e ocupa-21474836482147483647. Long: Armazena um inteiro de 8 bytes e ocupa –9 223 372 036 854 775 8089 223 372 036 854 775 807. Double: armazena um número de ponto flutuante de 8 bytes e leva ±4.9*10-324±1.7976931348623157*10308. Float: armazena um número de ponto flutuante de 4 bytes e ocupa -3.4*10383.4*1038. Char: armazena um único caractere codificado UTF-16 e ocupa 2 bytes, de modo que a gama de valores armazenados é de 065535.
5 Um dos elementos fundamentais de muitas linguagens de programação são construções condicionais. Essas estruturas ajudam a construir sentenças com múltiplas possibilidades de ocorrência e resultados dependendo de algumas ações. Outro tipo de estruturas de controle são os ciclos. Os ciclos permitem que uma ou mais ações sejam executadas diversas vezes. Neste contexto, disserte sobre os tipos de comandos de condições e ciclos na linguagem Java.
R.: Condição:
IF/ELSE: a instrução IF/ELSE verifica a verdade de alguma condição e, dependendo dos resultados da verificação, executa determinado código.
SWITCH/CASE: a construção do switch/case é semelhante à, pois permite que você manuseie várias condições ao mesmo tempo:if/else.
OPERADOR TERNÁRIO: a operação ternária tem três operandos e que estão envolvidos nesta operação ao mesmo tempo. Dependendo da condição, a operação ternária retorna à segunda ou terceira operação: se a condição é, então o segundo operando é devolvido; se a condição é, então a terceira. Por exemplo:[primeiro operando - condição] ? [segundo operando] : [terceiro operando] true false.
Ciclos:
FOR: a primeira parte da declaração do loop é criar e inicializar o contador i. O contador não precisa ser do tipo. Este pode ser qualquer outro tipo numérico, como flutuar. Antes do loop correr, o contador será 1. Neste caso, é o mesmo que declarar uma variável.int i = 1int.
DO: o loop do primeiro executa o código de loop e, em seguida, verifica a condição na instrução while. E enquanto essa condição for verdadeira, o ciclo se repete.
WHILE: o loop verifica imediatamente a verdade de alguma condição, e se a condição é verdadeira, então o código de loop é executado:while.
GABARITO
1 Uma matriz em Java é um grupo de variáveis semelhantes referidas por um nome comum. Arrays em Java funcionam de forma diferente do que em C/C++. O objetivo do desenvolvedor é escolher entre as estruturas existentes a melhor opção para uma determinada tarefa. Sobre a estrutura de dados MATRIZ, assinale a alternativa CORRETA:
a) ( ) Uma matriz representa um conjunto de valores do mesmo tipo.
b) ( ) Uma matriz representa um conjunto de valores de tipos diferentes.
c) ( ) Uma matriz representa um único tipo de dados sem associação com outro.
d) ( ) Uma matriz representa um único dado, dividido em mais de uma parte.
2 Uma matriz pode conter referências primitivas (int, char, etc.) e objeto (ou não primitivo) de uma classe, dependendo da definição da matriz. No caso de tipos primitivos de dados, os valores reais são armazenados em locais de memória contíguos. Com base na sintaxe de definição de matrizes, analise as sentenças a seguir contendo exemplos de declaração:
I- int nums[];
II- num = new int[ ]4;
III- int[] nums = new int [4];
Assinale a alternativa CORRETA:
a) ( ) As sentenças I e II estão corretas.
b) ( ) Somente a sentença II está correta.
c) ( ) As sentenças I e III estão corretas.
d) ( ) Somente a sentença III está correta.
3 Em geral, um método é uma maneira de realizar alguma tarefa. Da mesma forma, o método em Java é uma coleção de instruções que executa uma tarefa específica. Ele fornece a reutilização do código. Também podemos modificar facilmente o código usando métodos. De acordo com as regras para definição de métodos, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( ) Modificadores e parâmetros são opcionais.
( ) Por padrão, a classe principal de qualquer programa Java não contém um método principal que serve como ponto de entrada para o programa.
( ) Palavras-chave são modificadores. Em seguida é o tipo de valor de retorno. A palavra-chave indica que o método não retorna nada.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
a) ( ) V – F – F.
b) ( ) V – F – V.
c) ( ) F – V – F.
d) ( ) F – F – V.
4 Observe o seguinte método criado na linguagem Java abaixo:
O programa acima é um exemplo de método que executa vários outros métodos. Disserte sobre o código acima.
R.: O método principal chama o método de “olá” uma vez e o método de boas-vindas “duas vezes”. Essa é uma das vantagens dos métodos: podemos levar algumas ações gerais para um método separado e depois chamá-las repetidamente em diferentes lugares do programa. Como ambos os métodos não têm parâmetros, parênteses vazios são colocados após seu nome quando chamados.
5 Uma exceção (ou evento excepcional) é um problema que surge durante a execução de um programa. Quando ocorre uma exceção, o fluxo normal do programa é interrompido e o programa/aplicativo termina de forma anormal, o que não é recomendado, portanto, essas exceções devem ser tratadas. Neste contexto, disserte sobre como a linguagem Java trata essas situações.
R.: A linguagem Java fornece ferramentas especiais para lidar com tais situações. Uma dessas ferramentas é a try… catch…finally... Quando uma exceção ocorre no bloco de tentativa, o controle se move para um bloco de captura que pode lidar com a exceção. Se nenhum desses blocos for encontrado, uma mensagem de exceção não manipulada será exibida ao usuário e uma execução adicional do programa será interrompida.