Núcleo de Pós-Graduação e Extensão - NEAD
Disciplina: Planejamento Estratégico e Participação
Objetivo
A presente disciplina propõe-se a evidenciar a relevância do Planejamento Estratégica como ferramenta administrativa e habilitar o aluno a desenvolver as diferentes etapas que compreendem um Planejamento Estratégico de uma organização, considerando a definição da missão e da visão organizacional, diagnóstico dos ambientes externo e interno, definição de objetivos e estratégias capazes de dinamizar e direcionar a empresa rumo a um futuro promissor e consistente.
Ementa
Introdução ao pensamento e racionalidade estratégica; O modelo de Planejamento Estratégico; Definição de Missão e visão, análise do ambiente externo à organização; análise do ambiente interno da organização; definição de objetivos; principais modelos estratégicos, implementação e controle.
Programa da Disciplina
Unidade 1: Planejamento Estratégico
Oportunidades de aprendizagem:
Pensamento estratégico: A perspectiva sistêmica e o planejamento estratégico e participação;
Os três momentos do planejamento estratégico;
Etapas do planejamento estratégico: da missão ao controle.
Unidade 2: O Processo de Planejamento Estratégico
Oportunidades de aprendizagem:
Análise do ambiente externo (ameaças e oportunidades), Análise do ambiente interno (forças e fraquezas), Matriz BCG, Objetivos e metas
Unidade 3: A Formulação da Estratégia
Oportunidades de aprendizagem:
Modelo Matriz Produto/Mercado de Ansoff, Estratégias gerais de Michael Porter, Estratégia e responsabilidade socioambiental, Implementação da Estratégia.
Metodologia
Todas as disciplinas são alicerçadas pela Metodologia Ágil com sprints de conteúdo em áudio, vídeo e conteúdo escrito e devem passar pelo Ciclo de Aprendizagem Unicesumar, nas quais as etapas Problematização, Significação, Experimentação e Reflexão são abordadas como Estudo de Caso, uma narrativa que perpassa por todos esses pontos para que seja efetiva e completa, gerando um aprendizado significativo. A conceitualização apresenta a discussão teórica de modo a promover o aprofundamento da problematização por meio do conhecimento científico. Na Ação, desenvolve-se conexões com o mercado, e levamos a narrativa para que o estudante possa propor soluções para o problemas apresentados no contexto da disciplina. O encerramento do estudo ocorre por meio da Avaliação, na fazemos uma verificação crítica dos conhecimentos apropriados.
Sistema de Avaliação
Estudo de caso com 4 questões objetivas– 4,0 pontos
Prova com 10 questões objetivas – 6,0 pontos
Média para aprovação = 7,0