1. Preencha o quadro, a seguir, conforme as instruções:
Quadro 1 - Dados para o Exercício 1 / Fonte: a autora.
2. Suponha que você precisa tomar uma decisão de investimento com base nas seguintes informações apresentadas no quadro, a seguir:
Quadro 2 - Dados para o Exercício 2 / Fonte: a autora.
Considere, ainda, uma alíquota de Imposto de Renda de 25% e a Taxa Mínima de Atratividade de 6% ao ano. Calcule o Valor Presente e a TIR desse Investimento antes e depois do imposto de renda e da depreciação. Com base nisso, responda se o projeto é viável ou não.
O(a) aluno(a) deverá preencher o quadro citando uma definição do ativo imobilizado, que pode ser algo como: “são bens físicos utilizados para executar ou apoiar a atividade-fim de uma empresa”; o conceito de depreciação: “são bens físicos utilizados para executar ou apoiar a atividade-fim de uma empresa”; de Imposto de Renda: “tributo cobrado sobre o lucro da empresa”. Nas colunas seguintes, podem ser considerados, no ativo imobilizado: “máquinas, equipamentos, terrenos, edifícios etc.”; depreciação: “Métodos Linear, Exponencial, Soma dos Dígitos e Máquina-Hora”; no Imposto de Renda: “alíquota entre 15% e 25%”.
Se não fosse levado em consideração o Imposto de Renda, o investimento seria viável, pois a TIR de 8% é maior do que a TMA de 6%. Ao considerar o pagamento do Imposto de Renda e a depreciação, o projeto seria inviável, já que a TIR de - 2% é menor do que a TMA.