Formação Sociocultural e Ética I e II
As disciplinas Formação Sociocultural e Ética I e II se relacionam, diretamente, com os pilares institucionais da UniCesumar, a citar: o espiritual, o intelectual e o emocional, e por esse motivo, possuem natureza e funções amplas. Estruturalmente, há seis eixos fundamentais (três em cada disciplina) que trazem à baila discussões de fundo ético com temas relevantes para a história do pensamento humano, para a contemporaneidade, bem como para a urgência prática das questões abordadas.
FSCE I esse fundo ético se relaciona com discussões acerca de Política, Interesse social – ética, democracia e cidadania, e Linguagem, comunicação e interação.
FSCE II as discussões recaem nos tópicos Ciência, Tecnologia, e Meio ambiente e desenvolvimento sustentável.
Assim, o material digital e as aulas conceituais, possuem o intuito de discutir elementos caracterizadores de cada uma dessas áreas, exigindo a necessidade do enraizamento teórico para a pavimentação das discussões, mas transcendendo a teorização e culminando em alguma sugestão prática. Tais materiais aguçam a curiosidade e o senso crítico, servem como guia para a interpretação desses temas, e as atividades avaliativas (tanto o fórum, quanto as três atividades de estudos, a prova on-line e a própria Semana de conhecimentos gerais) exigem leitura e discussão do que já foi posto, mas alertam para a necessidade de outras leituras, devidamente referenciadas, que ampliam o campo da discussão.
Dessa maneira, FSCE I e II são disciplinas de núcleo comum, mas não necessariamente precisam ser cursadas em ordem, uma vez que os eixos criam uma rede de diferentes discursos que objetivam criar saberes distintos, mas que em último nível se complementam em percurso sólido e reflexivo. A oferta dessas disciplinas expõe a clareza que a UniCesumar tem a respeito dos desafios da Educação na atualidade: a formação crítica de um discente se constrói a partir do viés interdisciplinar. As duas disciplinas criam mecanismos para que o aluno tenha uma visão mais ampla a respeito de seu campo de atuação, justamente por trazerem discussões que fogem do foco direto da profissão escolhida. Pensar em meio ambiente, em linguagem, em política, por exemplo, é necessidade fundamental para qualquer pessoa em todos os níveis de nossa realidade íntima e social.
Para se movimentar em uma sociedade globalizada e passível de tantas problematizações como a nossa, FSCE I e II são ferramentas muito afiadas que dão o norte para a construção de um sujeito que sabe refletir e por isso é crítico, que sabe fruir arte e por isso garante sua cota de humanização, e, por fim, que sabe os limites de sua atuação e por isso é ético.