Para alcançar o sucesso, cada treinador busca elaborar um programa de treinamento para que seu atleta ou equipe desempenhe o melhor rendimento em uma ou mais competições no esporte.
O desafio para os profissionais que atuam diretamente com atletas de esportes individuais ou equipes é aplicar um treinamento que contemple o planejamento previamente elaborado com as demandas do ambiente trazidas pelos atletas, os aspectos emocionais, comportamentais, físicos e até mesmo as lesões e ainda, outras situações que podem afetar diretamente o rendimento para a competição (ABRANTES, 2007).
O treinamento esportivo pode ser definido como uma sistematização de processos organizados de aperfeiçoamento com base em princípios científicos que objetiva capacitar o atleta especificamente para o melhor desempenho na modalidade desejada. Sendo assim, o programa de treinamento deve considerar as características individuais do atleta para alinhar a capacidade técnica, tática, física e mental, para que este possa ser capaz de alcançar seus objetivos para uma determinada temporada (BARBANTI, 2017).
Dentro deste contexto, imagine uma equipe de basquete do município de Campo Mourão, no Paraná, composta por 18 atletas que participam em 3 (três) competições diferentes. A comissão técnica é composta por um treinador, um preparador físico geral, um preparador físico específico da modalidade, um fisiologista, um analista de desempenho e profissionais da saúde (nutricionista e fisioterapeuta).
A equipe foi apresentada e os atletas foram submetidos a testes clínicos e físicos, como não houve nenhum problema a preparação geral foi iniciada com objetivo de estimular o desenvolvimento das capacidades físicas de forma generalizada.
JOHNSTON, Keith. Basketball Profissional NBA. 2016. 1 fotografia. Disponível em: https://cdn.pixabay.com/photo/2016/07/27/01/36/basketball-1544370_960_720.jpg. Acesso em 12 jan. 2022.
A preparação foi realizada por um período de quarenta dias e a comissão técnica conseguiu executar o planejamento dentro da expectativa desejada, isso implica as questões físicas, técnicas e táticas. Para acompanhar esse processo a equipe, dentro da fase de preparação, articulou 3 amistosos com equipes de menor qualidade técnica comparada a equipe de Campo Mourão.
Consideramos que o esporte coletivo tem um papel predominante da técnica específica, que deve estar em harmonia com a aptidão física e a capacidade coordenativa. A otimização do treinamento próximo a competição pode apresentar resultados com a aplicação de exercícios combinando técnica, tática e condição física (DE LA ROSA, 2006).
Nos amistosos, a comissão técnica optou por utilizar todos os atletas independente da condição física, técnica ou posição, não se preocupou com o resultado, mas sim com uma adequação ao ritmo de jogo com todos os atletas. A análise de desempenho nos amistosos foi realizada e seu resultado foi alcançado conforme o objetivo do planejamento.
Foi um bom período de preparação e a equipe já se encontra na etapa de pré-competitivo, pois o basquete de Campo Mourão está às vésperas de iniciar sua principal competição do ano. O planejamento inclui outras duas competições que serão iniciadas após 3 meses, porém o torneio principal é a primeira competição da temporada para a equipe.
Na preparação da equipe, foram respeitados os princípios do treinamento esportivo, neste caso, consideramos que cada fase do treinamento determinou o trabalho da comissão técnica em torno da carga e o tipo de treinamento para que a equipe tenha um bom desempenho durante a competição.
Weineck (2003) aponta 4 princípios que se subdividem por características específicas, o autor apresenta os princípios da Sobrecarga para ruptura do efeito de adaptação; princípios da ciclização para assegurar a adaptação; princípios da especialização para especificação do treinamento; e princípio da proporcionalização. Neste caso o equilíbrio entre carga e intensidade dos domínios do esporte são determinados pelos princípios do treinamento esportivo.
Deste modo, afirmando que a preparação da equipe de basquete de Campo Mourão se preparou aplicando e executando o planejamento dentro da exigência, carga, intensidade adequada para a preparação de uma equipe, deixando a comissão técnica com a certeza de ter realizado o melhor para seus atletas e se preparando para a próxima etapa.
Levando em consideração a narrativa, qual o caminho a comissão técnica deve tomar? Se você fosse o treinador desta equipe teria as mesmas atitudes do treinador do caso? O treinador deve enfatizar os trabalhos físicos, principalmente com relação à resistência aeróbia para que os atletas suportem a competição? O que você faria enquanto membro da comissão técnica desta equipe?
Diante das questões levantadas é certo de que a preparação pré-competitiva foi adequada e atingiu seu objetivo. Existe um caminho lógico para melhorar o desempenho da equipe? A comissão técnica deve aguardar os primeiros resultados da competição?
Para definir sua melhor estratégia para resolver uma situação ou problema enquanto profissional membro da comissão técnica, faz-se necessário realizar uma pesquisa a respeito do conhecimento que baseia-se no treinamento esportivo e os aspectos metodológicos. Observar o desempenho dos atletas para identificar possíveis diferenças no rendimento durante a competição. E por fim, alinhar as condições reais diagnosticadas com o conhecimento, para então definir a melhor estratégia para manter ou melhorar os resultados alcançados nas primeiras competições.