Glossário
Glossário
Este glossário foi criado para ajudar as pessoas que visitam a exposição Territórios do Conhecimento a compreenderem melhor os temas tratados.
Aceleradora de Empresas
Programa destinado a ajudar startups a crescer rapidamente, em troca de participação no negócio. Em geral, exige-se que as startups já tenham um produto mínimo viável ou uma equipe fixa para se inscrever. As startups passam por um período intenso de crescimento ao longo de alguns meses, recebendo orientação e recursos de investidores e líderes empresariais experientes. No final, elas apresentam seus negócios para potenciais investidores.
Adaptação Climática
Termo usado para indicar as ações tomadas para enfrentar a crise climática nas cidades. Contempla principalmente uso de Soluções baseadas na Natureza, como biovaletas, jardins de chuva, terraceamentos, dentre outras iniciativas que minimizem a emissão de carbono.
Agricultura Urbana e Periurbana
Cultivo de alimentos em áreas dentro e ao redor das cidades, utilizando espaços subutilizados como telhados, terrenos baldios e áreas públicas. Busca reduzir a dependência de cadeias convencionais de abastecimento, fortalecer a segurança alimentar local e promover práticas sustentáveis.
Agroecologia
Modelo de produção agrícola que integra conhecimentos ecológicos, sociais e culturais para criar sistemas agrícolas sustentáveis e resilientes. Enfatiza a biodiversidade, a preservação dos recursos naturais e a autonomia dos agricultores, priorizando a agricultura familiar e comunitária.
Águas Amarelas Fração do esgoto composta exclusivamente por urina, podendo ser separada na origem para a recuperação de nutrientes, como nitrogênio e fósforo, utilizados na agricultura.
Águas Cinzas
Efluentes provenientes de pias, chuveiros, máquinas de lavar roupas e lavatórios. Possuem menor carga orgânica em comparação às águas residuais convencionais e podem ser tratadas para reuso não potável, como irrigação e descarga sanitária.
Águas Marrons
Mistura de fezes, água e papel higiênico descartados no vaso sanitário. Possuem alta concentração de matéria orgânica e microrganismos patogênicos, exigindo processos de tratamento biológico antes do descarte.
B2B (Business to Business)
É quando uma empresa vende produtos ou serviços para outra empresa. Por exemplo, uma fábrica que vende peças para uma montadora de carros.
B2C (Business to Consumer)
É quando uma empresa vende produtos ou serviços diretamente para o consumidor final. Um exemplo é uma loja de roupas que vende diretamente para você.
Cadeia de Valor
É o caminho que um produto faz, desde a criação até chegar ao cliente, envolvendo todas as etapas e as pessoas que trabalham nisso.
Centro de Inovação Tecnológica
Espaço onde organizações estabelecem laboratórios ou espaços maker, para desenvolver inovações, promover a interação entre seus colaboradores, realizar eventos e oficinas, e apresentar novos produtos aos seus investidores e clientes.
Ciclo de Vida do Produto
É como uma história que mostra tudo o que acontece com um produto, desde sua criação até ser jogado fora ou reciclado.
Cidade da Ciência
Grande complexo científico e tecnológico, criado principalmente para atender às prioridades nacionais. Área urbana com infraestrutura desenvolvida de pesquisa, setores de serviços e instalações industriais, além de áreas de habitação, comércio e serviços, destinados prioritariamente aos trabalhadores desses setores. Ocorre sobretudo em países autocráticos, em que o governo possui grande influência sobre o desenvolvimento urbano e econômico do país.
Distrito
Enquanto um bairro é uma região da cidade com uso misto ou predominantemente residencial, o distrito é uma área que tem alguma vocação específica, podendo ou não ter uso misto. Alguns exemplos são os distritos industriais, os distritos comerciais e os distritos de inovação. Enquanto os distritos industriais possuem predominantemente fábricas e galpões, os distritos comerciais possuem sobretudo lojas e centros comerciais. Já os distritos de inovação costumam ter uso misto, mas com uma forte presença de centros de inovação, coworkings, incubadoras de empresas, habitação não tradicional (como coliving) e terceiros lugares.
Distrito de Inovação
Área urbana que concentra instituições e empresas, hubs de inovação, startups, incubadoras e aceleradoras de empresas, promovendo um ecossistema colaborativo. Em geral é um distrito adensado, acessível por transporte coletivo e caminhável, com uso misto, incluindo habitação, escritórios e comércio, além das instituições de ensino e pesquisa. Muitas vezes esses distritos são instalados em bairros antigos e deteriorados, que passam por um processo de requalificação, transformando-os em centros que atraem empresas inovadoras e uma força de trabalho qualificada.
Economia Circular
Estratégia que busca minimizar desperdícios e valorizar resíduos como recursos reaproveitáveis.
Economia Solidária
Modelo econômico baseado na cooperação, no protagonismo social e na justiça econômica. Incentiva práticas produtivas, comerciais e de consumo sustentáveis, valorizando o trabalho coletivo, a autogestão e a distribuição equitativa de recursos. É aplicado em redes de pequenos produtores, cooperativas e iniciativas de comércio justo.
ESG (Environmental, Social, Governance)
É como se fossem regras para as empresas cuidarem do meio ambiente, da sociedade e de como elas tomam decisões.
Fachada Ativa
Ocupação da extensão horizontal da fachada por uso não residencial com acesso direto e abertura para a rua e calçada, evitando planos fechados na interface com o passeio público, promovendo sua dinamização, interação, segurança e permeabilidade visual.
Fornecedores
São as empresas ou pessoas que entregam os materiais ou produtos que outras empresas precisam para funcionar.
Franja Urbano-Rural
A zona de transição onde os usos urbanos e rurais se misturam e muitas vezes se chocam. Pode ser vista também como um tipo de paisagem em que existe uma interação de usos do solo urbano e rural.
Fruição Pública
Uso público de área localizada no pavimento térreo que não pode ser fechada com edificações, instalações ou equipamentos, visando estimular e melhorar a oferta de áreas qualificadas para o uso público que privilegiem o pedestre e promovam o desenvolvimento de atividades com valor social, cultural e econômico.
Gentrificação
A gentrificação é um processo urbano caracterizado pela transformação de bairros populares em áreas de maior poder aquisitivo, resultante da chegada de moradores de classes médias ou altas, atraídos por características como arquitetura, localização central, espaços públicos de qualidade etc. Esse fenômeno leva à valorização imobiliária, aumento do custo de vida e deslocamento dos residentes originais. O processo é impulsionado por investimentos públicos e privados, que visam requalificar áreas degradadas, mas frequentemente resulta na redução da diversidade social e cultural local.
Habitação de Interesse Social ou Habitação social
Produção habitacional subsidiada pelo Estado destinada à população de baixa renda com o objetivo de prover moradias adequadas e regularizadas, respondendo aos problemas sociais de interesse de toda a sociedade. Pode ser unifamiliar, casa onde mora apenas uma família, ou multifamiliar, edificação onde residem diversas famílias.
Habitação Estudantil
Entendida como um território urbano que tem em sua formação práticas socioculturais e mobilização política, envolvendo a experiência coletiva como principal eixo estruturante. É considerada um equipamento público, protagonista da vida universitária e do campus. No atual contexto, a moradia estudantil busca garantir o acesso e a permanência dos estudantes na universidade.
Hub de Inovação
Uma área que concentra várias instituições, empresas, que têm como objetivo promover a inovação e o crescimento econômico. A densidade e a proximidade são essenciais em um hub de inovação, proporcionando oportunidades para que as pessoas certas se encontrem e criem novas ideias, a partir do encontro de seus diferentes pontos de vista e especialidades. Esse envolvimento acontece em laboratórios de pesquisa e espaços de coworking, mas também em terceiros lugares, como cafés, praças e espaços de exposições. Em geral há pelo menos uma instituição âncora de pesquisa, a qual fornece às startups e empresas um fluxo de jovens talentos.
Ilha de Calor Urbana
É um fenômeno que ocorre quando as temperaturas de uma cidade são mais altas do que as áreas rurais próximas. Isso ocorre devido à impermeabilização do solo, pavimentos e coberturas de cor escura, baixa arborização e excesso de construções.
Incubadora de Empresas
Instalação criada para nutrir empresas jovens (startups) durante os seus primeiros meses ou anos. Geralmente oferece aluguel acessível de espaços exclusivos ou em coworking, com infraestrutura e serviços compartilhados, formação prática em gestão, apoio de marketing e, muitas vezes, acesso a alguma forma de financiamento.
Indicadores
Números ou dados que mostram se uma empresa está indo bem ou não.
Infraestrutura Verde
Soluções urbanísticas baseadas na natureza para melhorar a drenagem e qualidade ambiental das cidades.
Inovação
Processo de reunir novas ideias, métodos, produtos, serviços ou soluções que tenham um impacto positivo e valor significativo. Consiste em transformar conceitos criativos em resultados tangíveis, eficientes e que atendam às necessidades da sociedade. A inovação requer infraestrutura, ambiente de apoio inclusivo, mentes abertas e competências diversas, para encarar os desafios como oportunidades para criar soluções sustentáveis e inovadoras.
IoT Agrícola (Internet das Coisas na Agricultura)
Aplicação de sensores, dispositivos conectados e inteligência artificial para monitoramento e automação de processos agrícolas. Permite a análise em tempo real de variáveis como umidade do solo, temperatura, qualidade da água e crescimento das plantas, otimizando a produtividade e reduzindo o desperdício de insumos.
Knowledge-Based Urban Development
Um novo paradigma de desenvolvimento que visa trazer prosperidade econômica, sustentabilidade ambiental, uma ordem socioespacial justa e boa governança para as cidades, incentivando a produção e a circulação do conhecimento.
Laboratórios Vivos Urbanos
Os Urban Living Labs oferecem um cenário de co-criação inovadora, ou de inovação aberta, no qual todos os interessados testam, desenvolvem e criam soluções em conjunto para as cidades.
Living Labs de Agricultura
Espaços de experimentação colaborativa que aplicam o conceito de inovação aberta na agricultura. Reúnem pesquisadores, agricultores, comunidades e empresas para desenvolver, testar e validar novas práticas agroecológicas, tecnologias e modelos de produção sustentável em ambientes reais.
Mercado
Representa o grupo de pessoas ou empresas que têm interesse em adquirir os produtos ou serviços oferecidos por um negócio.
Moradia Humanizada e Digna
É aquela localizada em uma área urbanizada, com acesso à infraestrutura e aos serviços públicos essenciais para saúde, educação, transporte, saneamento e fontes de energia renováveis para a vida cotidiana; com espaço físico apropriado, sem adensamento de moradores; infraestrutura para a sobrevivência de pessoas, suas famílias e do conjunto de toda sociedade e que considere os valores e características socioculturais das pessoas e condições ecológicas do lugar.
Negócios
São atividades para criar produtos, tecnologias e serviços que podem ser vendidos para ganhar dinheiro.
Negócios Sustentáveis
São empresas ou atividades que tentam fazer o bem para o planeta e para as pessoas, enquanto ainda ganham dinheiro.
Parceiros de Negócio
Empresas ou pessoas que trabalham juntas para atingir um objetivo comum.
Parque científico e tecnológico
Local destinados a promover a transferência de conhecimento e a interação entre empresas e instituições de ensino e pesquisa, buscando o desenvolvimento regional. Podem também funcionar como incubadoras de empresas de base tecnológica.
Ranking
Uma lista que coloca empresas em ordem.
Reúso de Água
Prática de tratar e reutilizar água para fins não potáveis, reduzindo a demanda sobre os recursos hídricos.
Saneamento Descentralizado
Modelos de tratamento de esgoto que não dependem de grandes estações, permitindo soluções locais eficientes.
Soberania Alimentar
Princípio que garante o direito dos povos de definir seus próprios sistemas alimentares, priorizando práticas agrícolas sustentáveis, produção local e acesso equitativo à alimentação saudável. Defende a autonomia das comunidades frente aos modelos agrícolas industrializados e globalizados.
Sociedade do conhecimento
Capacidade de identificar, produzir, processar, transformar, disseminar e usar informações para construir e aplicar conhecimento para o desenvolvimento humano. Requer uma visão social empoderadora que englobe pluralidade, inclusão, solidariedade e participação.
Taxonomia
Uma forma de classificar itens, como se fossem categorias.
Technopole
Região dedicada à inovação tecnológica, podendo ser desenvolvida pelo setor privado ou pela parceria entre os setores público e privado. São centros tecnológicos e de negócios combinados, estabelecidos em torno de institutos de ensino e pesquisa reconhecidos, incluindo desde grandes corporações até pequenas empresas e startups.
Terceiros lugares
Enquanto nosso espaço de moradia é nosso “primeiro lugar” e nosso local de trabalho ou estudo é nosso “segundo lugar”, os locais em que não moramos nem trabalhamos (ou estudamos) são chamados de “terceiros lugares”. Esse termo inclui qualquer espaço usado para a interação social e as conversas informais, fechados ou ao ar livre, como praças, clubes esportivos, centros comunitários, salões de beleza, igrejas, cafés, restaurantes, shopping centers, etc.
Urbanidade
Parâmetro para avaliação da qualidade dos lugares, sendo entendida como um conjunto de qualidades, boas ou más, que distinguem a cidade ou parte dela. Pode ser condicionada pela relação dinâmica que se estabelece entre a estrutura morfológica da paisagem urbana e as atividades cotidianas que regem a vida pública.
Uso misto
O uso misto é uma categoria de zoneamento urbano que combina múltiplos usos, como residencial, comercial, cultural e institucional. O uso misto pode ser aplicado a um mesmo edifício (por exemplo, onde o pavimento térreo é comercial e os demais pavimentos são residenciais), a ruas específicas ou a bairros inteiros.
Wetlands construídos
Sistemas de tratamento de esgoto baseados em processos naturais com plantas aquáticas e solo filtrante.