Hemisférios

Conexão Arte-Engenharia

O Projeto Hemisférios é voltado para a interação e a expansão criativa entre as engenharias e as artes. Nesse projeto, alunos de todos os cursos da Unicamp podem se organizar em torno de trabalhos de curto, médio e longo prazos e desenvolver suas habilidades em uma infinidade de projetos multidisciplinares. 

O projeto busca oferecer aos alunos um contato com diversas formas de pensar e criar, negociar e liderar, ensinar e aprender. Também acredita no ensino que conecta conhecimentos, áreas de saber e extensão universitária, com a ambição de ser uma referência na preparação de engenheiros e técnicos para a crescente demanda das diversas linguagens artísticas, e uma inspiração quanto ao uso de tecnologia nas artes. 

Carro mutante: exemplo de interação arte-engenharia no festival Burning Man

O Projeto funciona como um espaço de conexão, dentro do qual grupos de alunos se organizarm para resolver problemas artísticos diferentes, em torno de eixos temáticos:


Corpo: Projetos que consideram as necessidades de movimentação, vestimenta e/ou amplificação visual ou sonora do corpo em qualquer linguagem artística;


Espaço: Projetos que englobam elementos espaciais e arquitetônicos, dispositivos cênicos e/ou expositivos e demais equipamentos em qualquer linguagem artística;


Tecnologia: Projetos de desenvolvimento tecnológico em si, que possam ser aplicados em qualquer obra ou linguagem artística.

Veja aqui alguns exemplos de projetos de interação arte-engenharia que podem servir de inspiração. Esses são exemplos dos tipos de problemas a que o Projeto Hemisférios se dedica. 

Palco itinerante: um palco itinerante que possa ser puxado por um carro de passeio para apresentações em outras cidades. A carreta que transporta o palco deve obedecer normas de trânsito, requisitos estruturais, etc. Os requisitos do palco, seu espaço físico, componentes, e funcionalidade precisam obedecer as demandas da forma artística a que se destina. 

Drone, meu cachorro: esse é um exemplo de projeto de navegação de drones. Nesse espetáculo um ator, talvez um palhaço, sairia para passear com seu "cachorro" que é um drone. Artistas e engenheiros discutiriam como o drone deveria se mover para se comportar como um cachorro, e como programar esses movimentos. 

Refrigeração de figurino: O clima quente do Brasil limita o tipo de figurino que pode ser usado confortavelmente por tempos prolongados. Um exemplo de projeto de interação arte-engenharia seria propor soluções de ventilação e refrigeração para figurino. 

Carros alegóricos: os carnavais de Barão Geraldo ainda não tem nenhum carro alegórico. O projeto e construção de um carro alegórico é um exemplo de problemas envolvendo a interação das engenharias e artes. 

Máscaras animatrônicas como essa e essa são exemplos de interação arte-engenharia.  Um projeto como esse envolve estudar tipos de materiais e técnicas de construção de máscaras, e também dispositivos eletrônicos, mecanismos, etc, para controle e movimento de mandíbulas, pálpebras, orelhas, e olhos. 

Espetáculo artificial: é possível criar um espetáculo inteiramente concebido por inteligência artificial: roteiro, palco, personagens, música, etc., e depois interpretado por artistas reais? 

Os projetos acima são apenas exemplos. Participantes podem propor novas ideias de projeto e se juntar em grupos para colaborar neles. 

Participe!

O projeto está na fase de selecionar seus primeiros membros. Qualquer aluno da Unicamp pode participar, inclusive de pós-graduação e dos colégios técnicos. Para participar, mande email para o coordenador.

Coordenador: Prof. Josué Labaki (FEM/Unicamp; labaki@unicamp.br