Professor de Ecologia, Unicamp
Editor Associado The Americal Naturalist, Functional Ecology & Individual-Based Ecology
Ao notar que não tinha talento algum para o futebol, Raul tentou aprender taxonomia de peixes. Ao falhar copiosamente também na taxonomia, descobriu a ecologia. Depois de muito tempo observando piraputangas de baixo d'água, ficou fascinado pelas diferenças entre indivíduos na natureza. Desde então, essa tem sido sua principal linha de pesquisa. Nos últimos anos, tem trabalhado principalmente com a ecologia de cidades e as complexas intersecções entre vidas humanas e não-humanas em espaços urbanos. É mestre em Ecologia & Conservação (UFMS) e doutor em Ecologia & Biodiversidade (UNESP). Antes de se mudar para a vizinhança da Unicamp em Barão Geraldo, trabalhou desenvolvendo pesquisas em ecologia & evolução nos Estados Unidos, Nova Zelândia, Canadá e Portugal. Contato: <costaper (at) unicamp.br>
Publons | Lattes | Google Citations | Webpage | Flickr
Pós-doutorado
Fapesp
Gedimar acredita ter se tornado ecólogo quando descobriu que a mania de buscar por padrões nas coisas poderia de fato ser uma profissão. Desde então, tem se dedicado a entender como diferentes aspectos das ações humanas contribuem para moldar padrões de biodiversidade encontrados em ambientes naturais e antrópicos. Guiado majoritariamente pelas perguntas, já trabalhou com morcegos, capivaras, bactérias, comunidades planctônicas e artrópodes urbanos, em sistemas ecológicos que transitam entre diferentes escalas espaciais e ocupações humanas. No LEVIn, investiga como variações socioeconômicas e individuais humanas influenciam a biodiversidade que se relaciona com as pessoas no interior de suas casas. Fora do lab, gosta de ler e escrever ficção, já publicou contos em concursos literários e trabalha (secretamente) em seu primeiro romance.
Doutorando no PPG em Ecologia (Unicamp)
Bolsista CNPq
Fiz minha graduação em Belo Horizonte, na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), onde dividia meu tempo entre ir aos jogos do meu time de futebol e investigar como a disposição espacial e a qualidade das fêmeas da aranha tecedeira-dourada (Trichonephila clavipes) influenciam a escolha dos machos por parceiras reprodutivas. No mestrado, também na UFMG, me aventurei a entender como os machos da libélula Perithemis tenera decidem seus conflitos por território. Agora, no doutorado, estou de volta às tecedeiras-douradas, tentando descobrir como as diferenças individuais no comportamento moldam diferentes dimensões de nicho individual e como essa relação afeta a aptidão de cada indivíduo. No tempo livre, gosto de jogar basquete, fotografar bichos e rir de piadas ruins.
Doutorando no PPG em Ecologia (Unicamp)
Bolsista Fapesp
Sempre gostei bastante de animais e tenho encontrado na ecologia comportamental uma forma de entender mais sobre esse universo que me fascina. Em minha Iniciação Científica, descobri a paixão nos primatas e, desde então, tenho trabalhado com espécies de macacos da região. Recentemente, tenho tentado expandir meus horizontes e estar aberto a responder perguntas ecológicas mais amplas que possam ser pensadas para outros organismos, embora os macacos ainda sejam a minha espécie modelo. Meu projeto de doutorado busca entender quais as causas e as consequências da variação comportamental intra e interespecífica em primatas, urbanos ou não, sob uma perspectiva multidimensional e integrada.
Doctorado en Ciencias Ambientales, Universidad de la República (Udelar), Uruguay
Bolsista ANII (Agencia Nacional de Investigación e Innovación de Uruguay)
Doutorando em Ecologia na Universidad de la República (Udelar, Uruguai) e na Unicamp. Tenho interesse na ecologia dos indivíduos e na variação da dieta, explorando como as diferenças entre indivíduos moldam o funcionamento das populações e comunidades. Especificamente, estudo temas relacionados à ecologia trófica, comportamento e variação de nicho, com ênfase no papel ecológico dos indivíduos em populações naturais e em como essas diferenças se ampliam para padrões em diferentes níveis de organização biológica.
Aluna de mestrado no PPG em Ecologia da Unicamp
Bolsista Fapesp
Sou bióloga, graduada pela UFSCar Sorocaba onde desenvolvi grande interesse pela ecologia, em especial, de um grupo que sempre me fascinou, as aves. Em meu primeiro contato com a pesquisa, em minha iniciação científica, avaliei os efeitos da pandemia sobre os registros de aves urbanas. Atualmente, em meu mestrado, entre alguns vários cafezinhos e boas conversas no lab, busco estudar os efeitos do corte de grama sobre as comunidades de aves urbanas.
Aluna de mestrado no PPG em Ecologia da Unicamp
Bolsista Fapesp
Enquanto vagava por diferentes caminhos em busca de algo que despertasse meu interesse tanto quanto jogar basquete, acabei por esbarrar na ecologia. Então, comecei a trabalhar com ecologia trófica e espacial de abelhas sem ferrão durante a graduação na Unicamp. Agora, em meu mestrado, busco entender como a temperatura gera variação intraespecífica nos padrões de atividade de Abelhas-mirim na pequena escala de microhabitats.
Aluno de mestrado no PPG em Ecologia da Unicamp
Bolsista CAPES
Quando descobriu que os mágicos que tanto admirava só faziam truques, e nada de magia de verdade, Gustavo teve que fazer uma escolha difícil sobre sua carreira. Dando vida ao clichê “magia é a ciência que ainda não foi explicada”, decidiu ser cientista. Dentre diversos caminhos possíveis, sua curiosidade pela natureza o levou à biologia, escolha que nunca questionou. Quando decidiu continuar na academia e fazer mestrado, só encontrou paz quando entendeu que estudar um tópico não significa abdicar dos outros. E, apesar dessa preocupação, acertou (novamente) na escolha da área. Atualmente, tenta entender como a variação fenotípica intrapopulacional se relaciona com o nicho trófico e como responde a características ambientais antropogênicas.
Aluno de mestrado no PPG em Ecologia da Unicamp
Iniciação Científica (Fapesp)
Iniciação Científica (Fapesp)
Iniciação Científica (Fapesp)
Iniciação Científica (Fapesp)
Técnica TT3 - Capacitação Técnica (Fapesp)
Membro vitalício, tesoureiro
Membro fundador e muso inspirador do laboratório, Bentô tem interesses diversos em ciência, transitando com naturalidade entre pesquisas de natureza básica e aplicada.
Quem já esteve aqui: