LEVIn

Laboratório de Ecologia das Variações Individuais

Somos todos indivíduos, então somos todos um tanto únicos.

Quem somos?

Somos um grupo de ecólogos tentando entender qual é a importância de indivíduos, e suas individualidades, para o funcionamento da natureza. Afinal, indivíduos são únicos e cada um deles, incluindo cada um de nós, humanos, pode ter um papel importante no complexo quebra-cabeças que é a biodiversidade. 

Nossas pesquisas combinam abordagens observacionais e experimentais, além de métodos quantitativos, para investigar como processos que operam na escala dos indivíduos podem se propagar para níveis de organização biológica superiores (populações, comunidades e ecossistemas). Para isso, estudamos diferentes tipos de organismos (de pequenas formigas a peixes gigantes) em lugares um tanto distintos (da pia de casa até florestas inundadas na Amazônia).

LEVIn é o acrônimo de Laboratório de Ecologia das Variações Individuais, mas também pode ser trovão em Inglês arcaico, ou mesmo bom amigo em Latim. Dependendo do seu sotaque, LEVIn pode ser lido como lévin (a.k.a. levinho). O laboratório tem duas regras inegociáveis: (i) Não pode fazer figuras feias e (ii) Não pode ser babaca. O logotipo acima, apesar de lembrar o mapa do estado de SP, na verdade é uma representação esquemática de como nichos ecológicos de indivíduos podem diferir dentro de suas populações.

Onde estamos?

Departamento de Biologia Animal

Instituto de Biologia

Universidade Estadual de Campinas (Unicamp)

Rua Monteiro Lobato, 255

CEP 13.083-862 - Campinas - SP - Brasil

Passava os dias ali, quieto, no meio das coisas miúdas. E me encantei.

- Manoel de Barros