Lançamento do CEUCI - 21/09/2022
Lançamento do CEUCI - 21/09/2022
Ceuci é a entidade tupi-guarani protetora das lavouras e das moradias da qual O FLUXUS é parceiro e compartilha alguns pesquisadores. É também o nome de um dos Centros de Ciência para o Desenvolvimento (CCD-SP) aprovados no edital da Fapesp para Centros de Ciência para o Desenvolvimento, em 2022. O edital buscava "projetos de pesquisa internacionalmente competitivos, com duração de até 5 anos, a serem executados por equipes de pesquisadores de Institutos de Pesquisa e/ou pesquisadores de Universidades ou Instituições de Ensino Superior, em parceria com Órgãos de Governo e, sempre que possível, envolvendo Empresas e/ou Organizações Não Governamentais".
A proposta se enquadra no atual contexto de sociedade do conhecimento em que espera-se que diversos campi universitários das cidades paulistas venham a passar por um processo de transformação nas próximas décadas, com a instalação, em seu entorno, de institutos de pesquisa e desenvolvimento, hubs de inovação e empresas de base tecnológica. Essas novas áreas do conhecimento demandarão uma série de equipamentos e infraestrutura urbana, tais como habitação, serviços, saneamento, espaços livres de uso público, dentre outros. Tendo em vista sua localização, tipicamente em áreas de franja urbana, na interface com áreas agrícolas, fragmentos de matas naturais e outras preexistências geralmente desconexas das áreas urbanas consolidadas, e pelo atual cenário de mudanças climáticas, de destruição dos ecossistemas e de crise econômico-social, essa transformação enfrentará diversos desafios, exigindo novos métodos e ferramentas de planejamento urbano.
O CEUCI vai investigar essas questões por meio dos seguintes eixos temáticos transversais: tecnologias, governança, políticas públicas, legislação urbanística, economia circular/donut, mitigação da gentrificação e paradigma ecológico. O projeto dá continuidade aos trabalhos iniciados em 2020 com a criação de um programa de pós-graduação lato sensu na FECFAU destinado a estudar a implementação do Hub Internacional para o Desenvolvimento Sustentável (HIDS), no qual o campus da Unicamp de Barão Geraldo está inserido.
Link para a página do CEUCI na Biblioteca Virtual da Fapesp
Missão
O CEUCI tem como missão contribuir para a implantação de áreas urbanas do conhecimento e inovação, em particular aquelas situadas em zonas de franjas ou de expansão urbana, tendo como diretrizes os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU.
A partir de estudos propositivos para o HIDS e da análise de casos internacionais, a equipe formada por professores, pesquisadores, instituições de pesquisa, empresas de infraestrutura urbana sustentável e uma ONG dedicada à implementação dos ODS, pretende formular coletivamente o conceito de espaços do conhecimento no estado de São Paulo, desenvolver diretrizes para a estruturação de novas áreas urbanas do conhecimento e inovação em cidades paulistas em particular e brasileiras em geral, além de tecnologias de apoio a esses objetivos. O CPQD, instituição parceira principal, tem participação estratégica, por ser um desenvolvedor de tecnologias para smart cities sediado no HIDS e com assento em seu conselho gestor.
O CEUCI se propõe a enfrentar um desafio diretamente ligado à Nova Agenda Urbana dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável: desenvolver Hubs de Conhecimento Sustentáveis como laboratórios vivos em franjas urbanas pela compreensão de das alterações rotineiras desse ecossistema e seu papel catalisador no desenvolvimento de um modo de vida sustentável. Nesse contexto, a atual iniciativa de criação do HIDS ─ Hub Internacional de Desenvolvimento Sustentável ─ apresenta-se como uma oportunidade para desenvolvimento de estudos sobre o tema de maneira aplicada e integrada aos setores governamental, empresarial e acadêmico.
A proposta tem dois objetivos principais:
1. Reunir um corpo de conhecimento e um diálogo nacional e internacional sobre áreas urbanas do conhecimento em regiões de franjas urbanas, a partir da literatura e de estudos de caso, que possa contribuir para sua implantação em cidades do estado de São Paulo;
2. Estabelecer um centro de excelência nesse tema, formando pesquisadores preparados para dar apoio à sua implementação, por meio de políticas públicas e de projetos urbanos.
Áreas do conhecimento em franjas urbanas: Diretrizes de implantação sustentável com o apoio da modelagem da informação
No atual contexto de sociedade do conhecimento, espera-se que diversos campi universitários das cidades paulistas venham a passar por um processo de transformação nas próximas décadas, com a instalação, em seu entorno, de institutos de pesquisa e desenvolvimento, hubs de inovação e empresas de base tecnológica. Essas novas áreas urbanas do conhecimento demandarão uma série de equipamentos e infraestruturas, tais como habitação, serviços, saneamento, espaços livres de uso público, dentre outros. Tendo em vista sua localização, tipicamente em áreas de franja urbana, na interface com áreas agrícolas, fragmentos de matas naturais e outras preexistências geralmente desconexas das áreas urbanas consolidadas, e pelo atual cenário de mudanças climáticas, de destruição dos ecossistemas e de crise econômico-social, essa transformação enfrentará diversos desafios, exigindo novos métodos e ferramentas de planejamento urbano. Alinhado com os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável, o presente projeto de pesquisa se propõe a estudar essas questões, por meio dos seguintes eixos temáticos transversais: tecnologias, governança, políticas públicas, legislação urbanística, economia circular/donut, mitigação da gentrificação e paradigma ecológico. O projeto dá continuidade aos trabalhos iniciados em 2020 com a criação de um programa de pós-graduação lato sensu na FECFAU destinado a estudar a implementação do Hub para o Desenvolvimento Sustentável (HIDS), no qual o campus de Barão Geraldo da Unicamp está inserido. Os procedimentos metodológicos incluirão, nos primeiros três anos de projeto, revisões sistemáticas da literatura, estudos de caso, observação participante do desenvolvimento do projeto para o HIDS, o processo participativo com as comunidades envolvidas e oficinas de discussão de conceitos com grupos focais. Como resultados, serão produzidos quadros conceituais sobre a criação de novas áreas urbanas do conhecimento, contribuindo para o desenvolvimento econômico, social, ambiental e urbano. Na segunda fase do projeto, esse processo metodológico será aplicado experimentalmente a outras cidades do estado de São Paulo e será proposto um novo programa interdisciplinar de pós-graduação interunidades na Unicamp, institucionalizando uma nova linha de pesquisa sobre o tema.
Agricultura urbana
Áreas verdes
Cidades saudáveis
Conforto ambiental e energia
Construções sustentáveis
Empreendimentos imobiliários comerciais
Empreendimentos imobiliários residenciais
Manejo de águas pluviais
Mitigação de olha de calor
Mobilidade e acessibilidade
Morfologia urbana
Serviços e infraestrutura públicos
Smart cities
Soluções baseadas na natureza
Parcerias: