Mulheres Inspiradoras
Diálogos sobre Sustentabilidade com
Fabiana Maia é designer de culturas regenerativas, cofundadora e presidente do Instituto Socioambiental Terra Luminous (ITL) desde 2016. É reconhecida como uma liderança feminina que inspira pessoas nos seus processos de transição para uma vida mais sustentável e conectada ao propósito no Brasil, EUA e Europa. É uma das Embaixadoras no Brasil da GEN (Global Ecovillage Network), sendo uma polinizadora do viver em comunidade, contribuindo com as tecnologias sociais na ecovila Terra Luminous. Instagram: @terraluminous @fabimaialuminous
Maria Helena Santos Prado, carinhosamente conhecida como "Loira", é agente ambiental, catadora autônoma de materiais reutilizáveis e recicláveis na região de Campinas-SP.
Susan Oliveira é arquiteta e urbanista, com dupla formação pelas Universidades Federais de Santa Catarina (UFSC) e Minas Gerais (UFMG). Admiradora da natureza, também desenvolve pesquisas, escreve poesias e trabalha com artes plásticas. Na graduação, se envolveu em atividades de extensão universitária e projetos ligados à cartografia, história do urbanismo, urbanização de favelas e participação social na construção de cidades inclusivas. Juntamente com Laís Yano, é sócia fundadora da YGÁ Arquitetura e Urbanismo, onde desenvolve projetos com foco em sustentabilidade, buscando integrar conhecimentos tradicionais, poesia, tecnologia e novos materiais. Instagram: @yga.arquitetura
Laís Yano é arquiteta e urbanista, formada na Faculdade Belas Artes de São Paulo. Desenvolveu seu trabalho final de curso sobre habitação para vilas ribeirinhas e realizou cursos técnicos como complemento de conhecimentos, especialmente voltados no cuidado de práticas de baixo impacto à natureza, como Planejamento de Ecovilas e certificações ambientais de edificações, e participou em ONG de construção de habitações emergenciais em favelas. Juntamente com Susan Oliveira, é co-fundadora da YGÁ Arquitetura e Urbanismo, onde desenvolve projetos funcionais e sustentáveis de forma coletiva e multidisciplinar. Instagram: @yga.arquitetura
Cristiane Amaral é mestra em inovação na Construção Civil pela Politécnica da USP, onde elaborou estudo pioneiro no Brasil no tema Vertical Farm. Graduada em arquitetura pela Belas Artes, também possui especialização em Gestão Ambiental Empresarial pela FGV. Em 2016, fundou a Ávila Verde Arquitetura Ltda. Com um percurso de 30 anos no ambiente da construção civil, concebe arquitetura com o olhar na sustentabilidade, regeneração e ambiente saudável.
Laura Martins de Carvalho é especialista em mulheres na agroecologia urbana, sustentabilidade, agricultura urbana e empreendedorismo popular em contextos vulneráveis. É socióloga, professora, doutora em Saúde Global e Sustentabilidade pela Faculdade de Saúde Pública da USP (2021). Mestra em Meio Ambiente e Desenvolvimento pelo Trinity College Dublin, Irlanda (2012). É coautora do livro “Agricultura na cidade: o cultivo de alimentos e do comum pelas mulheres” (Editora Ícone, 2022). Atualmente é pós doutoranda no Centro de Estudos sobre Urbanização para o Conhecimento e a Inovação (CEUCI), da Faculdade de Engenharia Civil, Arquitetura e Urbanismo da Unicamp, onde investiga coletivos urbanos e urbanismo sustentável. Instagram: @sustentasocial
Barbara Silva é arquiteta e bioconstrutora, especialista em bioarquitetura pelo Instituto Tibá. Colaboradora do escritório TIBÁrquitetos, trabalha há 6 anos no estado do Maranhão, com gerenciamento de obras e capacitação para bioconstrução em territórios indígenas. Integrante do coletivo Odara, onde atua na disseminação dos saberes da bioconstrução, através de vivências práticas de canteiro, oficinas e palestras.
Karen Miyabe Ueda é arquiteta e urbanista pela Universidade Presbiteriana Mackenzie, consultora Green Building Council para Residências, especialista em Design em Sustentabilidade / Design Ecológico pelo Gaia Education Brasil, atualmente cursando Meio Ambiente e Sustentabilidade na Fundação Getúlio Vargas. Desenvolve projetos e empreendimentos rurais, nos quais aplica práticas regenerativas que contribuem para o planejamento e para tomada de decisões sustentáveis. Como arquiteta, atuou na área de coordenação de projetos para escolas, teatro e varejo. Cofundadora e sócia proprietária do escritório Gera Brasil Arquitetura, tem pesquisado soluções de baixo impacto ambiental na construção de casas e edifícios, sempre buscando uma sustentabilidade honesta e ao alcance de todos.
Nilce Pinho é arquiteta, formada pela UNESP, com Pós-Graduação em Sistemas de Gestão Integrada (Qualidade, Ambiente e Segurança do Trabalho), atualmente cursando o Mestrado em “Reabilitação de Edifícios” no Dep. Engenharia Civil da Universidade de Coimbra, em Portugal, onde reside. Durante 20 anos trabalhou com gerenciamento de obras corporativas no Brasil e Argentina, sempre desenvolvendo trabalhos relacionados com compatibilização de projetos, gerenciando obras comerciais e residenciais para clientes de médio e grande porte. Desde 2015 é sócia da Gera Brasil Arquitetura em São Paulo e desde 2019 sócia da CACIQUE Empreendimentos em Portugal. Executa obras de médio e baixo impacto ambiental, com conforto, eficiência energética e uso prioritário de materiais naturais, empregando preferencialmente técnicas construtivas como Taipa de Pilão, Superadobe, Adobes, Tabiques; Argamassas a base de cal (Tadelakt); Estruturas em Bambu; Telhado Verde, Zona de Raizes, Jardim de chuva; Biossistema Integrado (Biodigestor para tratamento de águas preta e cinza). Também ministra palestras voltadas a técnicas construtivas verdes em universidades e escolas públicas e privadas no Brasil e em Portugal.
Já fez sua inscrição?