Convidados

Liu Man Ying | UFC

Professora de violino e viola da Universidade Federal do Ceará, realizou sua graduação em Bacharelado em Instrumento Violino na Escola de Comunicações e Artes pela Universidade de São Paulo (1994), é Mestre em Musicologia pela ECA - USP (2007), Doutora em Música ECA - USP (2012). Especialista com pós-graduação em Psicomotricidade pela UNIFOR (CE). Foi professora de violino da Universidade Livre de Música (ULM), do Instituto Baccarelli (SP). Atuou como Diretora Educacional do Projeto Guri. Atualmente é p rofessora de violino e viola do Instituto de Cultura e Artes da UFC, coordenadora de vários projetos de extensão como Ensino Coletivo de Violino e Viola, Camerata de Cordas da UFC, Projeto Sinfonia UFC. Faz parte da diretoria do Encontro de Cordas Flausino Valle desde o início em 2017, festival e conferência científica de âmbito internacional na área de pedagogia de instrumentos de corda friccionadas, ensino coletivo e performance. 

 

Fernando Hashimoto | UNICAMP

Professor Titular de Percussão e Rítmica da Universidade Estadual de Campinas/UNICAMP, onde tem desenvolvido pesquisa sobre o repertório brasileiro para percussão. É fundador e diretor do GRUPU - Grupo de Percussão da UNICAMP, e atuou como timpanista solista da Orquestra Sinfônica Municipal de Campinas por 14 anos. Atuou como Coordenador Geral dos Cursos de Graduação do Instituto de Artes/UNICAMP, bem como a Chefia de Departamento de Música/UNICAMP e foi Diretor do Instituto de Artes da Unicamp. Entre 2017 a 2021 foi Pró-Reitor de Extensão e Cultura da Unicamp. Como solista e recitalista, Fernando tem sido convidado para ministrar clínicas e recitais em diversas universidades e importantes festivais sediados no Brasil, Argentina, Croácia, Suécia, Puerto Rico, Inglaterra, Alemanha, Espanha, Chile, República Tcheca, França, Irlanda, Peru, Suíça, Holanda, México, Eslovênia, Uruguai, Noruega, Colômbia, Finlândia, Portugal, Turquia, Dinamarca, Itália, Japão e EUA onde se apresentou em 28 estados        da confederação. 

 

Marciel Consani | USP

Doutor em Ciência da Comunicação pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA-USP, 2008), com Mestrado (IA-UNESP, 2003) e graduação em Artes/Música, possui Licenciatura Plena em Educação Artística e Especialização em Tecnologia da Educação (PUC-SP). Concluiu em 2013 seu pós-doutorado junto ao Instituto de Artes da Universidade Estadual de Campinas (IA-UNICAMP). Atualmente é professor do curso de Licenciatura em Educomunicação do Centro de Comunicação e Artes (CCA) da ECA/USP e do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Comunicação da ECA-USP. 


 

Wilson Lazaretti | UNICAMP

Professor nível MA II D, do Departamento de Artes Plásticas, Instituto de Artes da Universidade Estadual de Campinas/Unicamp. É pesquisador na área de animação, com ênfase em Desenho Animado, sombra chinesa, animação de recortes, animação de bonecos, planejamento e filmagem. Em 1975 fundou o Núcleo de Cinema de Animação de Campinas, entidade independente e sem fins lucrativos, voltada para a animação e a dirige até a atualidade. Em 2001 iniciou a realização do seu primeiro longa metragem HISTÓRIA ANTES DE UMA HISTÓRIA, após 13 anos de produção, lançado em 2017. O longa metragem HISTÓRIA ANTES DE UMA HISTÓRIA, lançado em 2017 foi indicado entre os 23 participantes à indicação brasileira para o Oscar 2018, foi nomeado entre os cinco finalistas, na categoria animação, para a V Edição do Prêmio Platino de Cinema Iberoamericano e também nomeado entre os três finalistas para o Prêmio Guarani do Cinema brasileiro. 

 

Dan Baron | Educador de performance comunitária

Dramaturgo britânico , diretor de teatro comunitário, teórico cultural e arte-educador, atualmente vivendo e trabalhando no Brasil.  Após graduação e pós-graduação em teatro educacional popular na Universidade de Oxford , foi aprendiz dos dramaturgos Edward Bond (Inglaterra) e Ngũgĩ wa Thiong'o ( Quênia ), cujos projetos de vida inspiraram uma busca duradoura por métodos de ação cultural de base comunitária para a justiça. Em 1998, trabalhou como professor visitante na Universidade do Estado de Santa Catarina no Brasil. Seus últimos 21 anos de colaboração com comunidades sem-terra, indígenas, sindicais, universitárias e indígenas no Brasil, Peru , Chile  na China , Taiwan , Coréia , Japão e, desde 2008, com uma comunidade afro-indígena na região sudeste do estado amazônico do Pará, avançou seus métodos em uma pedagogia de alfabetização intercultural e uma poética de "transformação". 

 

Maria Alice Possani | UNICAMP

Doutora em Artes da Cena pela Unicamp (2013-2017). É uma das fundadoras do Matula Teatro, coletivo sediado há dezenove anos em Campinas, SP, coletivo que produz espetáculos, circulações e atividades formativas em diferentes regiões brasileiras e fora do país. Junto ao Matula, desenvolve projetos artísticos em diálogo com pesquisas acadêmicas e em relação a grupos sociais em situação de vulnerabilidade, como refugiados e mulheres assentadas. Atua como atriz, diretora e gestora do Grupo Matula Teatro e do Espaço Cultural Rosa dos Ventos e nos últimos anos tem sido convidada para dirigir trabalhos de outras companhias do Estado de São Paulo. É professora do Departamento de Artes Cênicas da Unicamp, responsável por disciplinas nas áreas de Interpretação, Direção Teatral, Pedagogia, Extensão Universitária e Produção Teatral. É integrante do FLIGSP, movimento que reúne artistas e coletivos de mais de oitenta cidades para a discussão e proposição de políticas públicas para a área de cultura no Estado de São Paulo.  


 

Thaís dos Guimarães Alvim Nunes | UFSCar

Professora do Departamento de Artes e Comunicação da Universidade Federal de São Carlos desde 2009. Atuou como Chefe de Departamento (2015-2017) e Coordenadora do Curso de Música (2019-2021). Atualmente é Vice-Coordenadora. Foi membro titular do Conselho de Extensão (CoEx) e atualmente compõe a Comissão Mista ProGrad/ProEx referente a Inserção Curricular da Extensão nos cursos de graduação da UFSCar. Bacharel em Música Popular, Mestre e Doutora em Música pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Dedica-se ao ensino e à pesquisa sobre o canto popular e a canção popular brasileira. Desde 2015 coordena o Programa de Extensão intitulado Música Popular: História, Performance e Ensino, no qual desenvolve projetos e cursos com foco em diferentes períodos da canção popular brasileira. É colíder, juntamente com o prof. Dr. Adelcio Camilo Machado, do Grupo de Estudos da Canção Popular, registrado junto ao CNPq. Orienta pesquisas voltadas ao estudo da performance no canto popular com foco prático e analítico, à análise da canção popular, bem como ao ensino e aprendizagem da música popular. 


 

Jurema Sampaio | UNICAMP

Doutora em Artes pela ECA/USP, na linha de pesquisa de Teoria, Ensino e Aprendizagem da Arte, com pesquisa sobre a qualidade da formação de professores de arte por EaD. Estágio sanduíche na Universidade de La Plata, Argentina. Mestre em Artes Visuais pelo IA/UNESP com pesquisa sobre uso de Realidade Virtual por VRML para EaD em Artes Visuais; Especialista em Arte: Ensino e Produção, pela PUC Campinas com pesquisa sobre uso de Tecnologias Digitais para formação continuada de professores de arte; Licenciatura Plena em Artes Plásticas e Curta em Educação Artística, também pela PUC Campinas. Professora Pesquisadora Colaboradora no IA UNICAMP, responsável pelas disciplinas de Elementos de Prática de Pesquisa e Gestão de Espaços de Arte/Educação. 


 

José Jorge de Carvalho | UnB

Possui Ph.D em Antropologia Social por The Queen's University Of Belfast (1984); pós-doutorado pela Rice University (1995) e pós-doutorado pela University of Florida (1996). Foi Catedrático Tinker Professor na University of Wisconsin - Madison (1999). Atualmente é Professor Titular no Departamento de Antropologia da Universidade de Brasília, Pesquisador 1-A do CNPq e Coordenador do INCT - Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia e Inclusão no Ensino Superior e na Pesquisa, do Ministério de Ciência e Tecnologia e do CNPq. Seu trabalho como antropólogo se desenvolve principalmente nas seguintes áreas: Etnomusicologia, Estudos Afro-brasileiros, Estudo da Arte, Religiões Comparadas, Mística e Espiritualidade, Culturas Populares, e Ações Afirmativas para os Negros e Indígenas. 


 

Ana Terra | UNICAMP

Professora-doutora do Instituto de Artes (IA) da UNICAMP. Pós-doutorado (2016) no Programa de Pós-Graduação da ECA/USP, sob supervisão da Profa. Dra. Maria Lúcia de Souza Barros Pupo com a pesquisa Processos de criação e pedagogia da dança: configurações de um ideário relacional. Tem experiência nas áreas da Educação e de Artes, com ênfase em Dança, principalmente nos seguintes temas: abordagens somáticas, processos de criação e pedagogia da dança. Como artista da dança atuou em trabalhos de criação coreográfica como intérprete-criadora, diretora e preparadora corporal; no momento, concentra-se na colaboração artística em processos de criação de grupos e companhias de dança contemporânea, em especial, daqueles inseridos na vertente da dança em contexto ou site specific / in situ. Foi a 1ª Secretária da Associação Brasileira de Pesquisa e Pós-Graduação em Artes Cênicas (ABRACE) na gestão 2013-2014 e atualmente integra a Comissão Editorial da gestão 2019-2020.