Amostragem de Solo e Criação de Mapas de Prescrição de Fertilizantes na Agricultura de Precisão (APFert)
Curso oferecido pela Escola de Extensão da Universidade Estadual de Campinas
Amostragem de Solo e Criação de Mapas de Prescrição de Fertilizantes na Agricultura de Precisão
Curso oferecido pela Escola de Extensão da Universidade Estadual de Campinas
Modalidade: Curso de Extensão com caráter teórico-prático, totalmente EaD.
Carga-didática: 80 horas-aula, sendo aproximadamente 50 teóricas e 30 práticas.
Duração: 03 meses para obtenção do certificado, mas com disponibilização da plataforma e possíveis atualizações de conteúdo por 12 meses.
Forma de oferecimento: O conteúdo teórico é composto por videoaulas gravadas e por aulas remotas ao vivo. O conteúdo prático consta de atividades de manipulação de dados em softwares gratuitos (QGIS, GEE e R). As datas das aulas remotas ao vivo estão disponíveis na aba das disciplinas, sendo que essas aulas serão gravadas para quem não puder participar ao vivo.
Objetivo do curso: habilitar o profissional a planejar e realizar amostragem de solo de forma eficiente e rentável com vistas à criação de mapas de prescrição de fertilizantes em doses variadas. O aluno obterá base sólida sobre os métodos de interpolação espacial de dados disponíveis e estará apto a transformar os mapas de fertilidade do solo em mapas de recomendação de adubação*. O aluno também compreenderá os conceitos fundamentais sobre zonas de manejo, como delineá-las e tirar proveito desse tipo de informação. O conteúdo apresentado visa auxiliar usuários sem nenhum tipo de conhecimento com agricultura de precisão a iniciarem suas atividades profissionais, assim como aperfeiçoar as técnicas de profissionais e empresas que já atuam no mercado de consultoria agrícola ou agricultura de precisão e digital.
*o curso não habilita legalmente o profissional a recomendar fertilizantes, o que é atribuição legal dos engenheiros agrônomos, mas dará base para compreender como isso é feito no caso dos mapas de recomendação utilizados na agricultura de precisão.
Público-alvo:
Profissionais que querem iniciar na atividade de amostragem de solo para diagnóstico da fertilidade e geração de mapas de prescrição em agricultura de precisão;
Agricultores, gestores e prestadores de serviço que desejam entender todo o processo, partindo do planejamento amostral até a entrega dos mapas de prescrição;
Profissionais que já prestam serviço na área, mas que querem se atualizar nas melhores técnicas disponíveis;
Estudantes que desejam se aprofundar na área por questões acadêmicas ou profissionais.
Realização: