Prof. Titular Domingos Alves Rade - Presidente da Associação Brasileira de Engenharia e Ciências Mecânicas
Segunda-feira, 29 de novembro · 7:00 até 9:00pm
Informações de participação do Google Meet
Link da videochamada: https://meet.google.com/fdi-njna-yps
Este treinamento é direcionado a engenheiros, em qualquer estágio de suas carreiras, que estejam envolvidos no desenvolvimento de novas tecnologias ou que necessitem qualificar tecnologias novas ou existentes em aplicações mais desafiadoras, abrangendo:
O Processo de Qualificação de Tecnologia
Definição de metas e requisitos de qualificação
Uso de níveis de prontidão da tecnologia (TRLs)
Análise de riscos e criticidade.
Terça-feira, 30 de novembro · 7:00 até 10:00pm
Informações de participação do Google Meet
Link da videochamada: https://meet.google.com/oqq-sitd-bod
Palestrante: Eng. MSc. Marcos Leandro Simonetti
Marcos Leandro Simonetti é engenheiro Mecânico, Mestre em Mecatrônica, Especialista em Manufatura Aeronáutica. Trabalhou na EMBRAER onde exerceu a função de Especialista em Automação Industrial. Atualmente é Especialista em Inovação Industrial na EMBRAPII.
Flash sintering é uma tecnologia de sinterização avançada desenvolvida recentemente e que permite a sinterização de materiais cerâmicos em apenas alguns minutos em temperaturas usualmente baixas. Os princípios desta tecnologia serão discutidos nesta apresentação, bem como suas aplicações. Alguns exemplos de como está tecnologia está sendo aplicada na produção de novos materiais e também na fabricação de combustíveis nucleares também serão introduzidos. Finalmente, os mecanismos físicos por trás deste fenômeno fora do equilíbrio termodinâmico serão analisados.
Terça-feira, 30 de novembro · 2:00 até 3:30pm
Informações de participação do Google Meet
Link da videochamada: https://meet.google.com/gzb-bqnm-yqy
Palestrante: Dr. Rubens R. Ingraci Neto
Rubens Ingraci é pesquisador no Laboratório Nacional de Los Alamos (LANL) na divisão de Ciência e Tecnologia dos Materiais, aonde atualmente trabalha desenvolvendo novos processos de fabricação para materiais cerâmicos avançados como combustíveis nucleares. Seu principal interesse é em processos de fabricação inovadores que possibilitam a produção de novos materiais e a redução dos custos de fabricação. Entre os equipamentos que criou estão um sistema para crescimento de cristais, um equipamento para detecção de mudanças de fases em em materiais de ultra-alta temperatura e vários sistemas de sinterizações assistida por campo elétrico - uma técnica conhecida como flash sintering. Rubens também foi pós-doutorando na Universidade do Colorado em Boulder, aonde desenvolveu um método para grafitização de fibras de carbono por aquecimento Joule. Neste período, Rubens também investigou os efeitos de campos elétricos na síntese e sinterização de cerâmicas para células combustíveis de óxidos sólidos e baterias de estado sólido. Rubens Ingraci é engenheiro mecânico graduado pela Faculdade de Engenharia de Bauru (FEB), da qual também recebeu os títulos de Mestre (2014) e Doutor (2018) em Engenharia Mecânica com foco em Processos de Fabricação.