Este projeto de extensão universitária surgiu do amor pela natureza e pelas aves. Surgiu da vontade de retribuir os momentos maravilhosos que estes seres fantásticos proporcionam, durante a prática da sua observação. Surgiu, também, da convicção de um grupo de professores da Faculdade de Engenharia de Guaratinguetá, de que a sustentabilidade deve ser um dos pilares da formação dos seus alunos.
Surgiu da vontade de inovar para um bem maior. Engenheiros falando de "passarinhos"??? SIM!!!
Infelizmente, obras de engenharia são responsáveis por bilhões de mortes de aves no mundo. Não há números precisos, mas estima-se que, apenas nos Estados Unidos e Canadá, ocorram aproximadamente um bilhão de mortes de aves anualmente, devido a colisões com vidros. A colisão de aves em vidros de edificações é, portanto, um problema que deve ser discutido pela comunidade acadêmica, e pela sociedade em geral. Queremos, com esse projeto, debater e estudar esse problema. Queremos, principalmente, divulgar as soluções para resolvê-lo.
Queremos, também, promover a educação ambiental e o respeito pela natureza, através da observação de aves e da ciência cidadã.
Convidamos você a aprender, se divertir, e, mais que tudo, fazer a sua parte para proteger as aves. Venha conosco! Bem vindo ao "Passarinhando na FEG"!!!