Cuidados e Prevenção

Vacinou? Siga usando máscara!

A orientação é que as pessoas vacinadas mantenham as medidas de proteção até que a maior parte da população esteja vacinada, o que deve demorar algum tempo. Só então será possível atingir a chamada "imunidade de rebanho". Enquanto esse estágio não for alcançado, não há garantia de que as pessoas vacinadas não possam ser vetores da doença. Usar máscaras e manter o isolamento social será importante tanto para você se proteger, caso seja parte da minoria das pessoas em que a vacina não gerará efeito imunizante, quanto para proteger outras pessoas.

Veja nota completa do Instituto Butantan aqui.

(Observação: os palavrões da tirinha original foram omitidos)


Porque usar a máscara PFF2?

Hoje se sabe que a principal via de transmissão do coronavírus é pelo ar. Veja nesta vídeo da atriz Leandra Leal uma demonstração da capacidade de retenção de partículas das máscaras PFF2. São máscaras capazes de filtrar até 95% das partículas microscópicas suspensas em aerossóis presentes no ar.

A capacidade de filtragem dessas máscaras se dá por dois mecanismos principais:
1. A trama do tecido da máscara funciona como uma peneira para partículas maiores;
2. Os fios que compõem a trama atraem partículas menores (como vírus) através de força eletrostática. Por isso, essas máscaras não podem ser lavadas, pois perderiam a capacidade de retenção eletrostática de partículas menores.

Veja mais informações sobre máscaras PFF2 na iniciativa PFF para todos.

Porque usar a máscara?

Como usar a máscara?

Como se proteger da Covid-19?

Este manual foi criado pelo Lucas Zanandrez, biomédico habilitado em análises Clínicas e com experiência em Biologia Molecular e Epidemiologia. Também tem o canal Olá, Ciência! no Youtube, em que apresenta diversos vídeos relacionados à pandemia.

Vale a pena conferir!

Nenhuma dessas ações é totalmente eficaz. Mas cada uma diminui a chance de contágio.

Por isso são todas importantes. Uma não exclui a outra.

O conjunto é que faz a diferença.