Trabalho de Conclusão de Curso

Elaboração de trabalhos acadêmicos

Jean Carlos dos Reis Soares (jean.soares@ulbra.br)

João Sérgio Coussirat de Azevedo (joao.azevedo@ulbra.br)

Simone Thomé (simone.thome@ulbra.br)

CRONOGRAMA APRESENTAÇÃO TCC 2022/2

Cronograma das Apresentações de TCC 2022_02.pdf

Apresentação da atividade e proposta de trabalho

Objetivo da atividade

Os Médicos Veterinários são responsáveis pela promoção da saúde e bem estar animal, pela saúde pública e segurança alimentar, sendo os serviços veterinários considerados um bem público mundial. A formação do médico veterinário ocorre através das etapas do processo da graduação, mas também através de atividades de pesquisa, extensão e de complementação. Desta maneira, permitindo ao egresso criar soluções, inovar dentro deste processo criativo, ter atitudes científicas e tecnológicas na busca dos equacionamentos e relacionar-se de forma integrada na busca do sucesso de seus empreendimentos, mantendo o senso crítico no que se refere ao meio ambiente, sociedade e legislação vigente.

Tendo em vista a necessidade de aprimorar a elaboração de trabalhos científicos, a intenção de criar este roteiro de atividades para desenvolver trabalhos acadêmicos, visando a elaboração do trabalho de conlusão de curso. Este guia, com acesso á distância, a ser realizado pelo aluno, a cada etapa, auxiliando na construção de trabalhos acadêmicos.

Para esta finalidade, organizamos uma atividade a ser realizada de maneira remota, com o objetivo de estimular as habilidades para a realização e etapas da construção de um trabalho acadêmico. Este material pode ser utilizado como manual, objetivando a elaboração e apresentação de trabalhos acadêmicos dos discentes do curso de Medicina Veterinária.

Dicas:

Resumo da Teoria de Aprendizagem a qual embasa a atividade

Escrever um trabalho acadêmico é uma tarefa que exige o máximo de atenção por parte do estudante. As dificuldades no processo da elaboração do trabalho são diversas e variam de acordo com a formação oferecida em cada instituição, através dos seus projetos pedagógicos e currículo, bem como a trajetória individual de cada aluno no seu processo de formação. Uma dificuldade presente neste processo refere-se à ausência de orientações claras, objetivas e eficientes sobre como elaborar o TCC.

Os alunos vinculados a grupos de pesquisa e iniciação científica apresentam maior familiaridade com o método científico e, por consequência, mais facilidade em encaminhar o seu TCC. Outro aspecto que pode diferenciar um aluno na elaboração do seu TCC é a capacidade e a quantidade de leitura sobre temas de seu interesse dentro da Medicina Veterinária.

CALENDÁRIO DE TCC

Calendário Estágio e TCC 2022_01_REV1.pdf

As datas estipuladas no calendário também podem ser visualizadas no aula (disciplinas de Estágio em Medicina Veterinária e Trabalho de Conclusão de Curso).

A postagem do arquivo deve ser realizada no item correspondente ao envio da atividade.

REUNIÃO Estágio e TCC

Avaliação

A avaliação da disciplina de 

Trabalho de Conclusão de Curso

 é realizada da seguinte maneira:

 

A avaliação final do artigo tem peso 3,0 (nota dada pelo orientador). Os outros 3,0 pontos são da comissão avaliadora. 

Cada período de atividades listados anteriormente, envolve uma pontuação específica do aluno:

Pré-Projeto de Artigo Científico

O pré-projeto será constituído dos seguintes itens:  Título, Tema, Justificativa ou Referencial Teórico, Pergunta Problema, Objetivo geral, Objetivos Específicos, Materiais e Métodos e Referências. 

Tem como objetivo auxiliar na construção do artigo técnico na sequência da disciplina.

Pré-projeto Artigo Científico.pdf
Modelo Pré-Projeto

Artigo Científico

A formatação do artigo técnico irá respeitar as diretrizes da revista Veterinária em Foco.

ARTIGO.pdf
Modelo Artigo

Etapas da Atividade

Definir um assunto específico a ser desenvolvido no artigo:

A partir da definição de um assunto, que será o objeto da pesquisa, o aluno realiza a construção de um artigo, com revisão bibliográfca e discussão.

Definir o que o como o artigo vai abordar o tema proopsto. Na justificativa, o aluno deve apontar as razões que o levaram à escolha do tema e os motivos pelos quais fez a delimitação deste. É necessário indicar a relevância do assunto escolhido e a utilidade que a pesquisa, depois de concluída, pode vir a ter. Para o Referencial teórico, apresentar no texto as principais obras que tratam sobre o tema.

Estabelecer os objetivos (geral e específicos) e determinar os objetivos da revisão bibliográfica e elaboração do sumário.

O iten "Material e Métodos" apresenta a metodologia a ser utilizada na pesquisa.

1 - Artigo científico: TÍTULO (em português e inglês); RESUMO; Palavras-chave; ABSTRACT; Keywords; INTRODUÇÃO (com revisão de literatura); MATERIAL E MÉTODOS; RESULTADOS E DISCUSSÃO;CONCLUSÃO; AGRADECIMENTOS (opcional) e REFERÊNCIAS.

2 - Revisão bibliográfica: TÍTULO (em português e inglês); RESUMO;Palavras-chave; ABSTRACT; Key words; INTRODUÇÃO; DESENVOLVIMENTO; CONCLUSÃO e REFERÊNCIAS.

3 - Nota: TÍTULO (em português e inglês); RESUMO; Palavras-chave; ABSTRACT; Keywords, seguido do texto, sem subdivisão, abrangendo introdução, metodologia, resultados, discussão e conclusão; REFERÊNCIAS.

4 - Relato de caso: título (em português e inglês); RESUMO; Palavras-chave; ABSTRACT; Keywords; INTRODUÇÃO (com revisão de literatura); RELATO DO CASO; RESULTADOS E DISCUSSÃO; CONCLUSÃO e REFERÊNCIAS.

Introdução

Desenvolvimento

O relato do caso deve constar:

Resenha

Anamnese

Exame clínico geral e específico

Exames complementares

Diagnóstico

Tratamento instituído

Evolução com retornos

Exemplo:

Regras para Relato de Caso

Conclusão

A conclusão é o fechamento do trabalho, sendo o momento de finalizar o que foi discutido. Na discussão é realizada a comparação da revisão bibliográfica com os achados do caso em questão. 

Formatação de trabalhos Acadêmicos

Dicas para a formatação do trabalho de acordo com as diretrizes da revista:

Estas regras podem ser identificadas na configuração do ARQUIVO MODELO

CONFIGURAÇÃO DA PÁGINA

TÍTULO

RESUMO

TÍTULO EM INGLÊS (obrigatório): 

ABSTRACT (obrigatório):

INTRODUÇÃO

MATERIAL E MÉTODOS ou DESENVOLVIMENTO

DISCUSSÃO

CONCLUSÕES

REFERÊNCIAS

CITAÇÕES

TABELAS E FIGURAS

Existem vários tipos de figuras e ilustrações: fluxogramas, organogramas, plantas, quadros, gravuras, fotografias, retratos, mapas, esquemas, desenhos, gráficos e outros.

Exemplo:
Exemplo:
Exemplo:
Exemplo:
Exemplo:

Tabelas: trazem dados estatísticos numéricos; os lados esquerdo e direito são abertos, as partes superior e inferior são fechadas e não se colocam traços horizontais e verticais para separar os números. Diferente dos quadros que possuem os quatro lados fechados com traços horizontais e verticais para separar as informações.

Exemplo:
Exemplo:
Exemplo:
Exemplo:

Apêndices são documentos elaborados pelo autor a fim de complementar sua argumentação.

Anexos são documentos não elaborados pelo autor, que que servem de fundamentação, comprovação ou ilustração.

Os apêndices e anexos devem ser identificados por meio de letras maiúsculas consecutivas, travessão e seus respectivos títulos, com o mesmo destaque tipográfico das seções primárias e centralizado.

Revisão Bibliográfica

Indicar a  lista de bibliografia consultada (Citação de autores de acordo com as normas da ABNT). As referências devem estar listadas em ordem alfabética. As referências apresentadas devem ser a base da pesquisa sobre o tema proposto.

Sistema de Biblioteca - ULBRA

A Biblioteca possui bases de dados multidisciplinares, com acesso livre através da rede de computadores da Ulbra ou remoto através de senha de acesso, liberada somente para a comunidade universitária.

Disponível no endereço eletrônico (https://www.ulbra.br/canoas/bibliotecas).

A Lista de referências bibliográficas deverá ser confeccionada conforme os autores forem inseridos na revisão. A citação de autores e lista de bibliografias consultadas de acordo com normas da ABNT).

O material a seguir foi elaborado pela biblioteca da ULBRA, com treinamento para pesquisa em base de dados:

Treinamento Online - Base de Dados 

Treinamento online base de dados.pdf

Regras para Revisão bibliográfica

Livro onde todos os capítulos são do próprio autor:

CHEW, J. C.; DiBARTOLA, S. P.; SCHENCK, P. A. Urologia e Nefrologia do Cão e do Gato. Rio de Janeiro: Elsevier, 2011. p. 306. cap 10. Cistite Intersticial ou Idiopática não Obstrutiva em Gatos.

FERREIRA NETO, C.E. Medicina de Felinos. Rio de Janeiro: Interlivros, 2009. p. 70-81. cap 13. Doenças do Trato Urinário. 

Informações Importantes:

PEREIRA, A.M.; CARDOSO, R.C.; REIS, S.S. (Orgs.) A Produção do Conhecimento na Medicina Veterinária 2. Belo Horizonte: Atena, 2020.

Capítulo de livro escrito por autores diferentes do autor do livro:

BRUNETTO, M. A et al., Nutrologia. In: CRIVELLENTI, L. Z.; CRIVELLENTI, S. B Casos de Rotina em Medicina Veterinária de Pequenos Animais. 2. ed. São Paulo: MedVet, 2015. 

CORGOZINHO, K.B.; SOUZA, H.J.M. Condutas na Desobstrução Uretral. In: SOUZA, H. J. M. Coletâneas em Medicina e Cirurgia Felina. Rio de Janeiro: L. F. Livros de Veterinária, 2003.

GROSS, K.L. et al. Macronutients. In: THATCHER, C.D. et al. Small Animal Clinical Nutrition. 5. ed. Mark Morris Associates, 2010.

BOAG, A.K. Cetoacidose. In: MOONEY C.T.; PETERSON M.E. Manual de Endocrinologia em Cães e Gatos.  São Paulo: Roca, 2015. 

JERICÓ, M.M.; DE MARCO, V. Insulina e Hipoglicemiantes Orais. In: SPINOSA, H.S.; GÓRNIAK S.L.; BERNARDI M.M. Farmacologia Aplicada à Medicina Veterinária. 5. Ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2014.

*Perceba que o “et al.” significa que há mais de três autores. Se fossem apenas 3, todos deveriam estar citados.

Capítulo de livro escrito pelo próprio autor do livro, embora haja outros capítulos escritos por autores diferentes:

BOJRAB, M.J.; CONSTANTINESCU, G.M. Tratamento da Obstrução Uretral no Gato. In: ______. Técnicas Atuais em Cirurgia de Pequenos Animais. 3.ed. São Paulo: Roca, 2005. 

LITTLE, S.E. Distúrbios do Trato Urinário. In: ______. O Gato Medicina Interna.Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2015. 

REECE, W.O. Função Renal nos Mamíferos. In:______. Dukes Fisiologia dos Animais Domésticos. 12.ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2006. 

*Perceba que depois do “In:” aparecem seis sublinhados, porque os autores do capítulo são os mesmos do livro e existem outros capítulos escritos por outros autores.  Se todos os capítulos forem escritos pelo mesmo autor do livro, a citação é realizada da mesma maneira que o item "Livro onde todos os capítulos são do próprio autor".

Citação de referência cujo autor é idêntico ao autor anteriormente citado: (na lista)

BORIN-CRIVELLENTI, S. Endocrinologia: diabetes mellitus canino. In: CRIVELLENTI, L.Z.; BORIN-CRIVELLENTI, S. Casos de Rotina em Medicina Veterinária de Pequenos Animais.  São Paulo: Medvet, 2015a.

______. Endocrinologia: Cetoacidose Diabética (CAD). In: CRIVELLENTI, L.Z.; BORIN-CRIVELLENTI, S. Casos de Rotina em Medicina Veterinária de Pequenos Animais.  São Paulo: Medvet, 2015b.

ou

GRAUER, G.F. Manifestações Clínicas dos Distúrbios Urinários. In: NELSON, R.W.; COUTO, C.G. Medicina Interna de Pequenos Animais: doenças de caninos e felinos. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2001a.

______. Inflamação do Trato Urinário dos Felinos. In: NELSON, R.W.; COUTO, C.G. Medicina Interna de Pequenos Animais: doenças de caninos e felinos. 2.ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2001b.

Observe as letras após a data da obra “a” e “b”, para diferenciar as fontes no texto do trabalho, onde deve aparecer assim, por exemplo: (GRAUER, 2001b).

Observe que títulos de livros que tem dois pontos seguidos de subtítulos, o subtítulo que vem depois dos dois pontos não é mais em negrito e com as iniciais minúsculas. Essa regra vale também para outros subtítulos em diferentes apresentações bibliográficas (fontes de internet, teses, etc.)

Artigo científico publicado em anais de congresso:

BONDARENCO, B.A.C. et.al. Diabetes mellitus em cães. In: X Mostra Científica FAMEZ/UFMS, 2017, Campo Grande. Anais. Mato Grosso do Sul: UFMG, 2017. p. 113-116. 

COWAN, L.A. Feline idiopathic urinary tract disease: a revision. In: XXII Congresso Internacional de Medicina de Felinos, 1998, São Paulo. Anais. São Paulo: UNESP, 1998. p.15-17.

MALAGRINO, W. et al. Estudos sobre as Flutuações Populacionais das Pulgas.... Trabalho apresentado ao 13. Congresso Brasileiro de Dermatologia Veterinária. São Paulo, 1999.

Perceba que nesse caso o título do trabalho, que era muito extenso, foi reduzido só para as palavras iniciais que davam uma idéia do que se tratava, seguido de reticências. Aqui não aparece a palavra “Anais”, porque não foi publicado nenhum anal desse congresso. Existe apenas o trabalho que foi apresentado. Nesse caso, o título é que é negritado.

Artigo publicado em periódico científico:

ARRAIS, E.C.; OLIVEIRA, B.F.F. Acondicionamento da insulina no domicílio por diabéticos. Revista Recien. v. 6, n. 16, p. 21-31, abr. 2016. 

BEHREND, E. et al. 2018 AAHA Diabetes Management Guidelines for dogs and cats. Journal of the American Animal Hospital Association. Colorado, v. 54, n.1, p. 1-21, fev. 2018. 

ROSS, L.A. New aspects in feline urinary tract infection. Journal of Veterinary Medicine, New York, v. 212, n.5, p. 86-92, jul. 2001.

TREUTLEIN, G. et al. Follow-up protein profiles in urine samples during the course of obstructive feline idiopathic cystitis. The Veterinary Journal, USA, v. 198, n.3, p. 625-630, dez. 2013. 

🡪 Obs: Por vezes aparece nas bibliografias que o aluno está consultando a seguinte denominação: “....Journal of Parasitology, New Jersey 2 (1). Isso significa: v. 2 n. 1.

Fonte de internet com autor:

SILVA, P.C. et al. Manejo do Gato Obstruído. Belo Horizonte, 2000. Disponível em: < http://www.veterinariaonline.com.br >. Acesso em: 12 ago. 2009.

Perceba que o “et al.” significa que há mais de três autores. Se fossem apenas 3, todos deveriam estar citados.

Fonte de internet sem autor e/ou data da escrita do artigo:

DOENÇAS do sistema urinário de gatos. 2007. Disponível em: <httpp://www.petsecia.com.br>. Acesso em: 12 ago. 2009.

Observe que o programa de digitação sublinha automaticamente o endereço eletrônico (link) e o escreve em azul. Para colocar a citação na bibliografia, deve-se remover esse sublinhado e a cor azul da fonte.

Legislação:

BRASIL. Ministério da Agricultura. RIISPOA – Regulamento da Inspeção Industrial e Sanitária de Produtos de Origem Animal. Decreto no 120.691, de 14/04/1984. Brasília: Ministério da Agricultura, 1984.

Veja que nesse caso não há nenhum negrito, pois não se refere a um material escrito, como um manual ou publicação, por exemplo. Refere-se apenas a uma legislação.


BRASIL. Ministério da Justiça. Código de Proteção e Defesa do Consumidor. Lei no 8.078, de 11/09/1990. Brasília: Ministério da Justiça, Departamento de Proteção e Defesa do Consumidor, 1997.

Veja que nesse caso há negrito no que se refere a uma publicação.

Teses (de doutorado), dissertações (de mestrado), monografias (de especialização), trabalhos de conclusão de curso:

ANDRÉ, S.C.S. Resíduos gerados em domicílios de indivíduos com diabetes mellitus, usuários de insulina. 2010. Dissertação (Enfermagem em saúde pública). Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto, Universidade de São Paulo. Ribeirão Preto, 2010. 

SILVA, M.G.E.  Patologia Veterinária: incidência de tumores mamários no período de março de 2009 a dezembro de 2009 no Hospital Veterinário da ULBRA. Trabalho de Conclusão de Curso (graduação). Canoas: ULBRA, 2009.

SARAIVA, M.N.B.  Parvovirose Canina: comparações entre exames sorológicos para diagnóstico. 2009. 130f. Dissertação (Mestrado em Patologia Veterinária). Faculdade de Veterinária, Universidade Luterana do Brasil. Canoas, 2009.

Observe que a primeira data refere-se ao ano de defesa da tese e a segunda data, ao ano de publicação (geralmente são as mesmas). Aquele número com “f” no final é o número de páginas da dissertação (esse elemento é opcional).

Citação da Citação:

O apud, ou citação de citação, é essencial quando falamos de citações ou de referências.

No contexto científico e acadêmico o significado de apud é utilizado como sinônimo de “citado por”.

No texto:

Fêmeas caninas obesas têm predisposição à incontinência urinária devido a uma anormalidade no esfíncter uretral, esse mecanismo ainda é desconhecido. Mas é sugerido que a gordura retroperineal desloca a bexiga caudalmente, podendo a continência ser restaurada assim que animal reduz o peso (GERMAN, 2006 apud RODRIGUES, 2011, p. 05-06).

Na Lista de Referências:

RODRIGUES, L.F. Métodos de avaliação da condição corporal em cães. 2011. 28f. Pós Graduação (Ciência Animal), Universidade Federal de Goiás, Goiânia, 2011. Disponível em: &lt; http://ppgca.evz.ufg.br/up/67/o/semi2011_Leticia_Furtado_2c.pdf &gt; Acesso em: 28 abr. 2015.

ou

No texto:

A sobrevivência de casos de carcinomas mamários varia de nove meses após a remoção dos carcinomas, a três meses para os carcinomas não diferenciados (NISDORP, 1980 apud MOULTON, 1990, p.15-16).

Na Lista de Referências:

MOULTON, J.E. Tumors in Domestic Animals. 3.ed. California: University Press, 1990.

É importante frisar que o ideal é sempre consultar a obra original. Entretanto, caso essa citação seja relevante e o acesso à obra original seja dificultado, você pode usar uma citação de citação.

Em casos de citação de alguma passagem já citada em outra obra , essa autoria deverá ser referenciada através do sobrenome do autor original, a data da referência, seguido da palavra apud (conforme, segundo, de acordo com) e o sobrenome do autor da obra consultada, a data da obra consultada e a(s) página(s) onde está a citação). A referência completa será feita da obra consultada.

Apresentação de Trabalhos Acadêmicos

A apresentação do artigo deve ser feita em 10 minutos. A comissão avaliadora tem 10 minutos para considerações e questionamentos da apresentação.

Os integrantes da comissão avaliadora terão acesso apenas aos títulos das apresentações.

Critério de Avaliação do Artigo:

Estrutura da apresentação

* Capa

* Introdução

* Objetivos

* Resultados

* Discussão

* Conclusões

* Finalização

Organizar a estrutura da apresentação de acordo coma  estrutura do ARTIGO!!!

Como preparar a apresentação

Critério de Avaliação da Apresentação:

Preparando slides

Figuras e Animações

Alguns efeitos atrapalham a leitura, e algumas imagens (figuras em excesso e gifs animados) desviam o foco. Usar uma figura desconexa com o tema atrapalha a apresentação.

Testar a apresentação

Chegar cedo

 Controlar a luz

 Verificar a sala e o computador

 Testar a apresentação (compatibilidade entre programas)

 Posicione-se bem

 Relaxe...

Como se comportar durante a apresentação:

Distribuir roteiro da apresentação

 Cumprimente a platéia

 Apresentação: nome completo e qualificação

 Explicar os objetivos da apresentação

Use apontador laser

Não apontar com o dedo e não aproximar-se da parede

Bom conhecimento do assunto que apresenta: é mais fácil ser convincente quando se domina o assunto.

Apresentação Oral

Fale com entusiasmo e apresente com convicção.  Fale de forma espontânea e exponha o assunto de maneira clara e objetiva, sem repetições

Finalização e sessão de perguntas

Agradeço a atenção...

Me disponho a responder as perguntas...

Se tiverem alguma dúvida , terei prazer em respondê-las...

Comentários e sugestões são bem vindos...