Neste contexto, a Universidade considera as Atividades Complementares como mecanismos de aproveitamento de conhecimentos adquiridos pelo estudante, através de estudos e práticas independentes, com conteúdos extracurriculares que lhe permitem complementar o conhecimento adquirido nas atividades acadêmicas.
O que caracteriza este conjunto de atividades é a flexibilidade de carga horária semanal, com controle do tempo total de dedicação do estudante durante o semestre ou ano letivo, bem como o atendimento às necessidades diferenciadas dos acadêmicos e às peculiaridades da região na qual se inserem.
A aluno do Curso de Medicina Veterinária da Ulbra contempla 80 horas de atividades complementares, desenvolvidas nas áreas de:
A regra para a comprovação das atividades envolve completar no mínimo 80 horas através de dois grupos de atividades complementares
40 + 40 horas = 80.
Analise as informações da tabela apresentada. Considerando as três áreas demonstradas (Ensino, Pesquisa ou extensão) os certificados devem contemplar duas. Além disso, o certificado deve estar relacionado com uma atividade da área (pode ser realizada a soma de carga-horária de diferentes certificados, mas estes deve estar relacionado com a mesma atividade).
Podemos organizar inúmeras combinações, mas avalie aqui alguns exemplos e verifique se alguma situação se enquadra nas atividades realizadas. Use o infográfico para analisar os seus certificados. Um "X" pode ser marcado na atividade a ser enviada.
Ao avaliar o quadro ao lado, você deve marcar um "X" em somente dois itens em diferentes áreas.
As Atividades Complementares relacionam-se com os objetivos do curso, sendo considerados estudos e práticas que complementam as atividades academicas. Sendo assim, as atividades são diretamente relacionadas com as competências do médico veterinário.
Orientações: Leia com atenção!!!
As atividades complementares serão avaliadas pela coordenação do curso.
Critérios de Avaliação:
Devem ser realizada durante o período em que o aluno se encontra matriculado no curso;
O documento deve conter carga horária, conteúdo da atividade e período de realização da mesma.
As atividades devem ser comprovadas mediante a apresentação de certificados, expedidos em meio digital ou físico pela instituição ou órgão emitente.
Os certificados deverão atender no mínimo os requisitos de autenticidade, para garantir total segurança das informações prestadas
Certificados digitalizados ou cópias simples: deverá conter assinatura física, carimbo, nome, cargo e assinatura. Poderá ser solicitado apresentação do original, para averiguação da autenticidade.
Certificados Digital: emitido com assinatura eletrônica, desde que o número identificador da autenticação esteja válido para consulta e verificação da autenticidade no endereço eletrônico do emitente.
Os certificados devem conter a carga-horária da atividade realizada. Quando informações presentes no verso, estas devem ser digitalizadas conjuntamente.
Leia com atenção todas as informações aqui apresentadas.
Dúvidas, entrar em contato com a secretaria do curso: secveterinaria@ulbra.br