Apresentação dos Palestrantes
Sejam bem-vindos à seção dedicada aos palestrantes, onde teremos a presença de convidados com experiências diversas e complementares nas áreas de biologia, manejo e conservação de abelhas. Este será um espaço para ampliar horizontes, refletir sobre temas atuais, e conhecer diferentes trajetórias profissionais e científicas que contribuem para o avanço do conhecimento e da prática em abelhas sociais e solitárias. Preparem-se para momentos de escuta, troca e inspiração.
Cristiano Menezes, especialista em abelhas e polinização, pesquisador da Embrapa Meio Ambiente. Biólogo, Doutor em Entomologia. Estuda a biologia das abelhas sem ferrão e desenvolve tecnologias para sua criação em escala comercial e uso para polinização agrícola. Tem atuado fortemente na disseminação de conhecimento científico sobre abelhas e contribui com políticas públicas para promover a convivência harmônica entre a agricultura e as abelhas.
Denise de Araujo Alves é bióloga pela Universidade Mackenzie (2004, bacharelado e 2005, licenciatura.), doutora em Ecologia pelo Instituto de Biociências USP (2010). Realizou pós-doutoramento na Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto (FFCLRP, 2011-2013), e Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (ESALQ, 2014-2024), onde atua como professora do departamento de Entomologia e Acarologia. É reconhecida por sua contribuição significativa à ciência e à formação de novos pesquisadores na área de abelhas, sendo uma presença constante em eventos científicos nacionais e internacionais. Sua linha de pesquisa aborda aspectos biológicos, ecológicos e evolutivos de abelhas sociais, fornecendo subsídios para a criação, o manejo, o uso sustentável e a conservação desses polinizadores.
Lucio Antonio de Oliveira Campos (Lucio Campos) é uma referência nacional na área de Genética Animal, com ênfase em estudos sobre insetos sociais. Graduado em Ciências Biológicas pela Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da USP (1972), concluiu mestrado (1975) e doutorado (1977) em Genética na mesma instituição. Sua carreira acadêmica, desenvolvida majoritariamente na Universidade Federal de Viçosa (UFV), onde atuou como professor titular, foi marcada por uma sólida produção científica e um compromisso exemplar com a formação de novas gerações. Já aposentado, o professor Lúcio continua sendo uma inspiração para a comunidade científica, tendo orientado e influenciado diretamente diversos pesquisadores que hoje se destacam no cenário nacional e internacional nos estudos sobre abelhas. Em 2022, foi homenageado com a publicação do livro Estudos sobre abelhas e vespas brasileiras, que celebra seus 75 anos de vida e 50 anos de dedicação à ciência e à formação acadêmica.
Weyder Cristiano Santana é professor da Universidade Federal de Viçosa, graduado em Engenharia Agronômica pela própria UFV com doutorado em Entomologia pela USP e ampla experiência em fisiologia, ecologia e conservação de abelhas sem ferrão. Atua na formação de alunos de graduação e pós-graduação, desenvolve pesquisas sobre meliponicultura, polinização e educação ambiental, e é referência no estudo da biologia e manejo de abelhas nativas.