Projeto com Controlador Lógico Programável (CLP) - Utilizando Modelagem em Redes de Petri
edição em português - ano 2023 - UFSCar - ISBN 978-65-88873-19-9 nro páginas 264
Autor: Edilson Reis Rodrigues Kato
Este livro tem como objetivo estabelecer uma metodologia de projeto de sistemas automáticos utilizando modelagem em Redes de Petri. O método foi elaborado a partir dos estudos de mestrado e doutorado do autor, realizados na área de automação industrial e das notas de aula das disciplinas de Automação Industrial ministradas pelo autor, tanto em cursos de graduação como de pós-graduação.
Na metodologia abordada, as Redes de Petri são utilizadas como ferramenta de modelagem, pois trata-se de uma representação gráfica do sistema automatizado de fácil entendimento e adaptável às diferentes naturezas dos elementos de automação, tais como os elementos mecânicos, elétricos, fluídicos, etc... Essa ferramenta de modelagem, aliada a uma técnica de representação de sistemas sequenciais, permite que o modelo possa ser transcrito para uma linguagem de programação de um Controlador Lógico Programável (CLP) comercial, possibilitando ainda o acompanhamento da implantação e facilitando a atuação de gerentes com suas equipes de programação.
Neste livro são abordados alguns conceitos de sistemas industriais, tanto de origem contínua como discreta, conceitos sobre as Redes de Petri e sua análise comportamental e de desempenho e a metodologia em si de projetos com controlador lógico programável (CLP) utilizando modelagem em Redes de Petri. Vários exemplos de modelagem de sistemas utilizando as Redes de Petri implementados em linguagem de programação de CLPs (linguagem Ladder) são apresentados de forma a fixar a filosofia de modelagem e a forma de implementação no controlador, o que permite uma melhor compreensão e utilização do livro pelo leitor.
Palavras-chave:
Automação, Modelagem, Controlador Lógico Programável, CLP, Projeto, Redes de Petri, UML.
Metodologias Ativas Aplicadas Nas Engenharias UFSCar
edição em português - ano 2022 - UFSCar - ISBN 978-65-86558-51-7 nro páginas 66
Organizadores: Celso Aparecido de França e Edilson Reis Rodrigues Kato
Este livro trata de uma coletânea de artigos publicados sobre a utilização de metodologias ativas em cursos de engenharia no COBENGE - Congresso Brasileiro de Educação em Engenharia promovido pela ABENGE - Associação Brasileira de Educação em Engenharia.
Os temas abordados tratam de experiências do uso de metodologias ativas nas disciplinas do curso de Engenharia Elétrica e de Computação da UFSCar sendo que foram utilizadas várias metodologias: A metodologia PBL (aprendizagem baseada em problemas) para resolver o problema de projetar um controlador Fuzzy PD+I; a Aprendizagem Baseada em Projetos (PjBL) foi desenvolvida através de um projeto onde são desenvolvidas várias habilidades: técnicas, de pesquisa, de trabalhar em grupo, de comunicação, liderança, entre outras; A Aprendizagem Colaborativa foi utilizada com o objetivo de trazer para o ambiente escolar competências do mundo profissional, ou seja, trabalho em grupo, comunicação, liderança, administração de problemas e análise de problemas e projetos; A metodologia da Sala de Aula Invertida (Flipped Classroom) onde o estudante se prepara estudando antes para as atividades em sala de aula, durante a aula praticam os conceitos aprendidos e depois revisam o conteúdo e estendem seu aprendizado foi aplicada ao ensino da disciplina “Lógica Digital”; E diversas metodologias ativas (TBL, PBL, aula dialogadas, entre outras).são aplicadas na disciplina de Iniciação à Engenharia Elétrica visando minimizar a evasão do curso.
Palavras-chave:
Metodologias de Ensino e Aprendizagem, Metodologias Ativas, PBL, PjBL, Sala de Aula Invertida, TBL.
Engenharia Elétrica UFSCar - Do Projeto Pedagógico à Implantação
edição em português - ano 2019 - UFSCar - ISBN 978-85-69172-17-8 nro páginas 145
Organizadores: Edilson Reis Rodrigues Kato, Celso Aparecido de França e Osmar Ogashawara
Esse texto fornece uma coletânea de trabalhos que foram realizados durante o período de implantação do curso de Engenharia Elétrica na UFSCar. São trabalhos apresentados nos Congressos Brasileiro de Educação em Engenharia (COBENGE), promovidos pela ABENGE (Associação Brasileira de Ensino em Engenharia) durante esse período. Vários colaboradores postaram trabalhos relacionados com o curso em implantação, sendo no sentido de propor ideias novas ou mesmo de avaliar as iniciativas realizadas na proposta do curso. Também no texto podemos encontrar os primeiros registros e imagens das instalações, professores, alunos, eventos e etc. De uma forma geral, a implantação do curso de Engenharia Elétrica buscou na sua criação mesclar novos conceitos e metodologias de forma a se implantar um curso o mais atual possível, embora sem que sua forma estrutural pudesse ser diferente dos outros cursos de Engenharia existentes na UFSCar. Ou seja, A estrutura fundamental, composta por disciplinas tradicionais e fornecidas por outros departamentos, como o de Matemática, o de Física e o de Química, não poderiam sofrer alterações significativas. Nesse contexto, foram introduzidas de forma pontual algumas inovações, tais como as chamadas “Disciplinas Integradoras”, ou seja, a matriz curricular é constituída de disciplinas que possuem a função de estimular, motivar e justificar ao aluno do curso as necessidades curriculares estipuladas.
Palavras-chave:
Implantação de curso de graduação, Engenharia Elétrica, Plano de Ensino, Disciplinas Inovadoras, Metodologias de Ensino e Aprendizagem.