Processo seletivo

Bolsista TT-3 FAPESP - Profissional da Saúde

### Bolsa de Treinamento Técnico FAPESP - UFSCar/São Carlos - SP


### Acolhimento e atendimento das demandas de cuidado em saúde mental de profissionais que atuam na Atenção Primária à Saúde do município de São Carlos, acessadas por meio de um sistema computacional adaptativo de saúde digital.

* Área de conhecimento: Interdisciplinar

* Nº do processo FAPESP: 2021/08694-8

* Título do projeto: Desenvolvimento participativo do APP Mental: uma intervenção digital baseada em evidências e centrada no sujeito, voltada para o autocuidado e suporte em saúde mental dos profissionais de saúde da atenção primária do SUS

* Área de atuação: Saúde Mental

* Requisitos para a candidatura: Ser profissional da saúde formado(a) em enfermagem, medicina, psicologia ou terapia ocupacional e com experiência em saúde mental durante e/ou após a graduação. Não ter reprovações durante a graduação.

* Duração da bolsa: 21 meses ou até o término do projeto (previsto para abril de 2024).

* Início da bolsa: Previsto para agosto de 2022.

* Valor da bolsa: R$ 1.059,60 para 30 horas semanais de dedicação ao projeto.

* Quantidade de bolsas: 5


* Deadline para candidatura: 04/07/2022 Através do preenchimento do formulário no link: https://forms.gle/HPkMCreaGbSsMxVe6.

* Divulgação do resultado preliminar da seleção: 05/07/2022

* Prazo para recurso: 06/07/2022

* Divulgação do resultado final da seleção: 07/07/2022


* Pesquisador responsável: Jair Borges Barbosa Neto (email: jairbneto@ufscar.br)

* Unidade/Instituição: PPGGC - UFSCar

* Divulgação dos resultados: os resultados serão divulgados no site: https://sites.google.com/ufscar.br/appmental e será enviado e-mail para todos os inscritos com os resultados.

* Localização: Rod. Washington Luiz, s/n - Monjolinho, São Carlos - SP, 13565-905

UFSCar - Universidade Federal de São Carlos, Departamento de Medicina / Departamento de Computação.

Observação - O(a) bolsista deverá ter disponibilidade de atuar presencialmente na Unidade Saúde Escola - USE - UFSCar (confira o local neste link), as atividades serão realizadas de forma híbrida (presencial e virtual).


### Resumo / Descrição da Vaga

No contexto da pandemia verifica-se um aumento do sofrimento mental, principalmente entre populações vulneráveis, como os profissionais da saúde. Evidências científicas apontam para a eficácia de intervenções digitais para a promoção, prevenção e cuidado do sofrimento psíquico, principalmente quando combinadas com atendimentos clínicos e quando consideram as necessidades de seus usuários e as estratégias participativas ao longo do processo de desenvolvimento de suas funcionalidades.

Por meio da realização de estudo de implementação, pretende-se desenvolver um método para o aprimoramento participativo, com base em evidências, do APP Mental. Trata-se de um aplicativo para Avaliação, Promoção e Prevenção em Saúde Mental dos profissionais de saúde da atenção primária do SUS, que será utilizado em conjunto com abordagens virtuais ou presenciais sempre que necessário.

O bolsista graduado em cursos da área da saúde irá atuar em conjunto com as equipes da computação e da saúde. Deverá ofertar ações de promoção e prevenção voltadas para a saúde mental dos profissionais de saúde que atuam na Atenção Primária à Saúde de São Carlos mediados pela interação com um aplicativo desenvolvido por meio de um sistema computacional adaptativo de saúde digital. O bolsista TT-3 irá atuar no manejo de situações de sofrimento psíquico através de teleatendimento e atendimento presencial destes profissionais de saúde. Também irá elaborar relatórios e artigos científicos sobre as etapas e resultados das atividades realizadas. Requisitos para a candidatura: Ser profissional da saúde formado(a) em enfermagem, medicina, psicologia ou terapia ocupacional e com experiência em saúde mental durante e/ou após a graduação. Não ter reprovações durante a graduação.

Inscrições através do link: https://forms.gle/HPkMCreaGbSsMxVe6.


### O Projeto

O projeto de pesquisa “Desenvolvimento participativo do APP Mental: uma intervenção digital baseada em evidências e centrada no sujeito, voltada para o autocuidado e suporte em saúde mental dos profissionais de saúde da atenção primária do SUS” (Auxílio Regular FAPESP - 2021/08694-8) visa o desenvolvimento participativo de uma intervenção digital baseada em evidências e centrada no sujeito, voltada para o autocuidado e suporte em saúde mental dos profissionais de saúde da atenção primária do SUS. O nome do projeto faz menção à Avaliação, Promoção e Prevenção em Saúde Mental. A intervenção se materializa, em parte, pelo aplicativo APP Mental, que apresenta escalas psicométricas, coleta de dados através dos sensores do celular e entrega de material informativo para os usuários do aplicativo e profissionais de saúde que irão ficar responsáveis pelo cuidado destes, portanto, visa também a adaptação de uma plataforma web para a visualização dos dados tanto pelos usuários do aplicativo, quanto por profissionais de saúde responsáveis pelo cuidado.


### Contexto e Motivação

No contexto da pandemia da COVID-19 verifica-se um aumento do sofrimento mental, principalmente entre populações vulneráveis, como os profissionais da saúde. Os trabalhadores da Atenção Primária em Saúde (APS) estão sobrecarregados e vulneráveis ao sofrimento mental, no entanto, existem poucas iniciativas para intervenções voltadas à saúde mental desta população. Evidências científicas apontam para a eficácia de intervenções digitais para a promoção, prevenção e cuidado do sofrimento psíquico, principalmente quando combinadas com atendimentos virtuais ou presenciais e quando consideram as necessidades de seus usuários e as estratégias participativas ao longo do processo de desenvolvimento de suas funcionalidades. Tais estratégias também podem ser favoráveis no sentido de otimizar o tempo dos usuários e viabilizar um cuidado de forma remota. Por meio da realização de estudo de implementação, pretende-se desenvolver um método para o aprimoramento participativo, com base em evidências, do APP Mental.


### Atividades previstas para o/a bolsista

Os bolsistas serão divididos em 5 equipes, que serão compostas por: um pesquisador responsável, um estudante de graduação (bolsista TT1) e um profissional graduado (bolsista TT3). Cada equipe ficará responsável pelo apoio ao seguimento de 20 pessoas ao longo dos 4 meses do estudo e nos 5 meses subsequentes. O acompanhamento consistirá na observação dos dados coletados pelo aplicativo semanalmente, controle de acesso e indicação das intervenções para promoção e prevenção em saúde mental, realização de atendimentos virtuais ou presenciais, participação em três grupos focais, realização de eventuais encaminhamentos para serviços especializados. Com o objetivo de organizar a atuação dos bolsistas, as equipes serão distribuídas de acordo com a organização da Rede de Atenção à Saúde do Município de São Carlos. As equipes serão divididas em 5 regiões: Aracy, Vila São José, Santa Felícia, Vila Isabel e Redenção. Além dos trabalhadores dos serviços que compõem cada região de saúde (USFs e UBSs), serão incluídos no estudo os trabalhadores do NASF e do Consultório na Rua. As atividades de Educação Permanente (EP) serão realizadas ao longo de todo o período de vigência das bolsas. Para a realização das atividades de EP na área da saúde mental estão previstos encontros virtuais semanais e Atividades Autodirigidas (AAD), utilizando metodologias ativas de ensino-aprendizagem para abordar as diferentes temáticas apresentadas acima. Deverão também participar das reuniões de equipe do AISM-USE/UFSCar, por meio de encontros virtuais. Os bolsistas TT3 terão a oportunidade de atuar junto aos profissionais de uma das regiões acima mencionadas.

### Escopo

O projeto AppMental é coordenado pelo Prof. Jair Barbosa Neto, do DMed/UFSCar, e financiado pela FAPESP na modalidade de Auxílio Regular à Pesquisa, com vigência até abril de 2024. O projeto conta com pesquisadores nacionais e internacionais de diferentes especialidades da área de saúde e também da computação.


### Requisitos

  • Ser profissional da saúde formado em enfermagem, medicina, psicologia ou terapia ocupacional e com experiência em saúde mental durante e/ou após a graduação.

  • Não possuir reprovação no histórico escolar.

  • Segundo a Portaria PR nº 05/2012, em seu artigo 1º - As bolsas da FAPESP são concedidas em regime de dedicação integral à pesquisa, ficando o Bolsista impedido de:

    • I - Exercer profissionalmente qualquer outra atividade, remunerada ou não, que não esteja relacionada à execução do projeto de pesquisa aprovado;

    • II - Ser sócio-gerente ou participar da administração de sociedade privada.

    • "Poderão ser autorizados pela FAPESP a dedicar um máximo de 8 horas semanais à realização de atividades científicas e profissionais, remuneradas ou não, que contribuam para a sua formação acadêmica e profissional, e que sejam compatíveis com seu projeto de Bolsa na FAPESP, bem como a prestação serviços voluntários à comunidade” (Redação dada pela Portaria PR Nº 81/2022 da FAPESP, de 31/03/2022).

### Candidatura

Para se candidatar a esta bolsa, o candidato deverá preencher o formulário através do link: https://forms.gle/HPkMCreaGbSsMxVe6. Neste formulário será necessário informar seus dados pessoais e de contato, além de:

1. Carta de apresentação e interesse - Com apresentação do(a) candidato(a), descrevendo a sua trajetória acadêmica e profissional, e suas expectativas para este projeto de pesquisa. A Carta de apresentação e interesse será avaliada quanto o respeito à gramática da língua portuguesa, clareza, coesão e coerência na escrita; a trajetória acadêmica do(a) candidato(a); a trajetória em atividades acadêmicas e/ou profissionais em saúde mental (não serão consideradas experiências pessoais em saúde mental para a pontuação neste quesito) e a demonstração e consistência no interesse no projeto de pesquisa;

2. Cópia da carteira de registro de classe;

3. Cópia do diploma de graduação;

4. Histórico escolar completo (sujo) em que constem as possíveis reprovações do(a) candidato(a). Vale ressaltar que candidatos(as) com reprovação serão indeferidos para o processo seletivo;

5. Link para o currículo lattes atualizado (em que constem as atividades de ensino, pesquisa e extensão do(a) candidato(a), o currículo lattes será utilizado para a pontuação e ranqueamento;

6. Carta de recomendação de supervisores e orientadores (desejável, não obrigatório).

Sugere-se fortemente a leitura das especificações da bolsa de treinamento técnico da FAPESP antes da submissão da candidatura https://fapesp.br/capacitacaotecnica, Mais informações sobre requisitos e benefícios da Bolsa FAPESP TT-3 estão disponíveis em https://fapesp.br/3098 e https://fapesp.br/3162. .


Caso haja discordância no resultado do processo seletivo, deverá ser elaborado recurso, enviado até a data prevista no cronograma, e enviado através de mensagem pelo e-mail: appmental@ufscar.br, com o assunto: RECURSO PROCESSO SELETIVO BOLSISTA TT-3 - FAPESP - <NOME DO(A) CANDIDATO(A)>.