APP mental 

Avaliação, Promoção e Prevenção em Saúde Mental

Somos uma equipe de pesquisadores da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) que está realizando uma pesquisa de implementação do APPMental - uma plataforma digital para Avaliação Promoção e Prevenção em Saúde Mental.

Este projeto foi contemplado pela Chamada de Rápida Implementação UN-Research Roadmap COVID-19 da FAPESP,  As opiniões, hipóteses, conclusões ou recomendações expressas neste material são de responsabilidade do(s) autor(es) e não necessariamente refletem a visão da FAPESP.


Título do projeto: Desenvolvimento participativo do APP Mental: uma intervenção digital baseada em evidências e centrada no sujeito, voltada para o autocuidado e suporte em saúde mental dos profissionais de saúde da atenção primária do SUS.


Pesquisador responsável: Prof. Dr. Jair Borges Barbosa Neto.

Programa de Pós-Graduação em Gestão da Clínica da Universidade Federal de São Carlos. Projeto submetido à Chamada de Rápida Implementação UN-Research Roadmap COVID-19.

Nº do processo FAPESP: 2021/08694-8

Resumo do projeto de pesquisa

Introdução: No contexto da pandemia da COVID-19 verificou-se um aumento do sofrimento mental, principalmente entre populações vulneráveis, como os profissionais da saúde. Os trabalhadores da Atenção Primária em Saúde (APS) ficaram sobrecarregados e vulneráveis ao sofrimento mental, no entanto, existem poucas iniciativas para intervenções voltadas à saúde mental desta população. Evidências científicas apontam para a eficácia de intervenções digitais para a promoção, prevenção e cuidado do sofrimento psíquico, principalmente quando combinadas com atendimentos virtuais ou presenciais e quando consideram as necessidades de seus usuários e as estratégias participativas ao longo do processo de desenvolvimento de suas funcionalidades. Tais estratégias também podem ser favoráveis no sentido de otimizar o tempo dos usuários e viabilizar um cuidado de forma remota. 

Objetivos: Por meio da realização de estudo de implementação, pretende-se desenvolver um método para o aprimoramento participativo, com base em evidências, do APP Mental. Trata-se de um aplicativo para Avaliação, Promoção e Prevenção em Saúde Mental, que será utilizado em conjunto com abordagens virtuais ou presenciais sempre que necessário. 

Método: Será empregada metodologia mista, aliada à estudos de revisões da literatura científica, dos aspectos éticos, legais e de políticas públicas, para embasar as decisões para o aprimoramento do aplicativo e para o desenvolvimento de intervenções baseadas em evidência. Serão conduzidos três estudos em paralelo: 1) revisão documental e da literatura; 2) estudo de viabilidade utilizando abordagem qualitativa e quantitativa e 3) estudo longitudinal de 4 meses, utilizando escalas psicométricas para o rastreamento do sofrimento psíquico e oferecendo materiais educativos voltados à promoção e prevenção em saúde mental, como estratégia de cuidado. Serão incluídos no estudo 220 trabalhadores da APS de São Carlos/SP, maiores de 18 anos e com disponibilidade para interagir com o aplicativo e participar das atividades do estudo. Os dados quantitativos serão coletados a partir das escalas de avaliação psicométrica, do feedback dos usuários sobre o aplicativo e de dados passivos coletados pelos sensores do telefone celular. Os dados qualitativos serão produzidos a partir de grupos focais, para identificar as necessidades de saúde mental e também acessar a experiência dos usuários com o aplicativo de forma a embasar o estudo de viabilidade. Os dados numéricos serão analisados por meio de testes estatísticos e os dados qualitativos por meio de análise temática.


Palavras-chave: Aplicativos móveis; fenotipagem digital; prevenção de doenças; profissionais de saúde; promoção da saúde; saúde mental. 


Estamos construindo o nosso site

Site em construção, em breve mais informações e algumas novidades!