Chamada (3) para Bolsista TT-4 FAPESP

Profissional da Estatística

### Bolsa de Treinamento Técnico FAPESP - UFSCar/São Carlos - SP

### Gerenciamento, processamento e análise dos dados quantitativos e qualitativos gerados pelo APP Mental.

* Área de conhecimento: Probabilidade / Estatística

* Nº do processo FAPESP: 2021/08694-8

* Título do projeto: Desenvolvimento participativo do APP Mental: uma intervenção digital baseada em evidências e centrada no sujeito, voltada para o autocuidado e suporte em saúde mental dos profissionais de saúde da atenção primária do SUS

* Área de atuação: Gerenciamento e análise de dados complexos / bioestatística

* Quantidade de vagas: 1

* Duração da bolsa: 22 meses ou até o término do projeto (previsto para abril de 2024).

* Início da bolsa: Agosto ou setembro de 2022

* Deadline para candidatura: 22/07/2022 Através do preenchimento deste formulário.

* Divulgação do resultado preliminar da seleção: 25/07/2022

* Prazo para recurso: 26/07/2022

* Divulgação do resultado final da seleção: 27/07/2022

*Requisitos: Graduação em estatística, e deverá ter pelo menos dois anos de experiência em pesquisa após a graduação ou título de mestrado..

* Pesquisador responsável: Jair Borges Barbosa Neto(email: jairbneto@ufscar.br)

* Unidade/Instituição: PPGGC - UFSCar

* Divulgação dos resultados: os resultados serão divulgados no site: https://sites.google.com/ufscar.br/appmental e será enviado e-mail para todos os inscritos com os resultados.

*Link para o plano de trabalho do bolsista - Bolsa_TT4_Estatístico.pdf

* Localização: Rod. Washington Luiz, s/n - Monjolinho, São Carlos - SP, 13565-905

UFSCar - Universidade Federal de São Carlos, Departamento de Medicina / Departamento de Computação.


### Resumo / Descrição da Vaga

No contexto da pandemia verifica-se um aumento do sofrimento mental, principalmente entre populações vulneráveis, como os profissionais da saúde. Evidências científicas apontam para a eficácia de intervenções digitais para a promoção, prevenção e cuidado do sofrimento psíquico, principalmente quando combinadas com atendimentos clínicos e quando consideram as necessidades de seus usuários e as estratégias participativas ao longo do processo de desenvolvimento de suas funcionalidades.

Por meio da realização de estudo de implementação, pretende-se desenvolver um método para o aprimoramento participativo, com base em evidências, do APP Mental. Trata-se de um aplicativo para Avaliação, Promoção e Prevenção em Saúde Mental dos profissionais de saúde da atenção primária do SUS, que será utilizado em conjunto com abordagens virtuais ou presenciais sempre que necessário.

O bolsista deverá ter graduação em estatística e pelo menos dois anos de experiência em pesquisa após a graduação ou título de mestrado, irá atuar em conjunto com as equipes da computação e da saúde. Será responsável pelo gerenciamento dos dados, pelo planejamento da coleta e banco de dados, irá reunir, organizar, processar (realizará análise estatística) e disponibilizar em repositório institucional os dados quantitativos e qualitativos. Também irá produzir relatório e artigos científicos sobre as etapas e resultados das atividades. Inscrições através do link: https://forms.gle/4Pbuq4hb4nUi1dhu5, para mais informações e acessar a chamada completa: https://sites.google.com/ufscar.br/appmental.


### O Projeto

O projeto de pesquisa “Desenvolvimento participativo do APP Mental: uma intervenção digital baseada em evidências e centrada no sujeito, voltada para o autocuidado e suporte em saúde mental dos profissionais de saúde da atenção primária do SUS” (Auxílio Regular FAPESP - 2021/08694-8) visa o desenvolvimento participativo de uma intervenção digital baseada em evidências e centrada no sujeito, voltada para o autocuidado e suporte em saúde mental dos profissionais de saúde da atenção primária do SUS. O nome do projeto faz menção à Avaliação, Promoção e Prevenção em Saúde Mental. A intervenção se materializa, em parte, pelo aplicativo APP Mental, que apresenta escalas psicométricas, coleta de dados através dos sensores do celular e entrega de material informativo para os usuários do aplicativo e profissionais de saúde que irão ficar responsáveis pelo cuidado destes, portanto, visa também a adaptação de uma plataforma web para a visualização dos dados tanto pelos usuários do aplicativo, quanto por profissionais de saúde responsáveis pelo cuidado.


### Contexto e Motivação

No contexto da pandemia da COVID-19 verifica-se um aumento do sofrimento mental, principalmente entre populações vulneráveis, como os profissionais da saúde. Os trabalhadores da Atenção Primária em Saúde (APS) estão sobrecarregados e vulneráveis ao sofrimento mental, no entanto, existem poucas iniciativas para intervenções voltadas à saúde mental desta população. Evidências científicas apontam para a eficácia de intervenções digitais para a promoção, prevenção e cuidado do sofrimento psíquico, principalmente quando combinadas com atendimentos virtuais ou presenciais e quando consideram as necessidades de seus usuários e as estratégias participativas ao longo do processo de desenvolvimento de suas funcionalidades. Tais estratégias também podem ser favoráveis no sentido de otimizar o tempo dos usuários e viabilizar um cuidado de forma remota. Por meio da realização de estudo de implementação, pretende-se desenvolver um método para o aprimoramento participativo, com base em evidências, do APP Mental. Trata-se de um aplicativo para Avaliação, Promoção e Prevenção em Saúde Mental, que será utilizado em conjunto com abordagens virtuais ou presenciais sempre que necessário.


### Atividades previstas para o/a bolsista

O bolsista TT4, com graduação em estatística e pelo menos dois anos de experiência em pesquisa ou mestrado, irá apoiar a realização das práticas participativas de design, deverá ser um profissional da estatística, e irá atuar em conjunto com a equipe da computação e com a equipe da saúde vinculadas ao projeto. Será responsável pelo gerenciamento dos dados do APP Mental, irá apoiar o planejamento da coleta de dados e do banco de dados, irá reunir, organizar, processar (realizará análise estatística) e disponibilizar em repositório institucional os dados quantitativos e qualitativos gerados pelo APP Mental.

Ficará responsável por operacionalizar o plano de gerenciamento de dados em conjunto com os pesquisadores responsáveis, irá apoiar a equipe de computação na realização das práticas participativas e adaptativas, e gerar uma visualização amigável e simples dos dados pelos usuários do aplicativo, bem como organizar e entregar os dados para a equipe de saúde, para que sejam analisados no contexto individual do usuário e sejam realizados os feedbacks individuais para os usuários do APP Mental. Além disso, irá realizar os testes estatísticos necessários para a análise dos resultados de forma coletiva e para publicação, também realizará cálculos de amostragem para futura pesquisa de efetividade.

Irá atuar no desenvolvimento da instância adaptativa da plataforma LAMP (Learn, Assess, Manage, Prevent) no que diz respeito à criação de banco de dados complexos, em conjunto com bolsista da computação. Essa plataforma digital foi desenvolvida por um grupo de pesquisa afiliado à Harvard Medical School e visa apoiar o desenvolvimento de aplicativos coletores. A LAMP fornece também um sistema web para visualização dos dados. Deve-se destacar que o trabalho não se trata apenas da análise dos dados, mas do design e entrega de dados para os usuários finais, com recursos adaptativos para atender às demandas culturais e de personalização do projeto.

Além dessas atividades de investigação, projeto, implementação e experimentação, o/a bolsista também irá produzir relatório e artigos científicos sobre as etapas e resultados das atividades.


### Escopo

O projeto AppMental é coordenado pelo Prof. Jair Barbosa Neto, do DMed/UFSCar, e financiado pela FAPESP na modalidade de Auxílio Regular à Pesquisa com vigência até abril de 2024. O projeto conta com pesquisadores nacionais e internacionais de diferentes especialidades da área de saúde e também da computação.


### Requisitos

● A bolsa FAPESP TT-4 destina-se a graduados, com dois anos de experiência em pesquisa após a graduação ou título de mestrado.

● Graduação em estatística.

● Conhecimentos desejáveis de RStudio, Análise de Big Data, Bioestatística, Método científico-estatístico, conhecimento básico de programação.


### Candidatura

Para se candidatar a esta bolsa, por favor, preencha o formulário através do link: https://forms.gle/4Pbuq4hb4nUi1dhu5 até 22/07/2022:

Neste link será necessário preencher com seus dados pessoais e de contato, além de:

1. Relato breve de sua experiência em pesquisa (curso de pós-graduação ou outras experiências em pesquisa);

2. Carta de interesse, com um relato breve explicando porque você quer trabalhar neste projeto e quais conhecimentos e competências você possui para realização das atividades listadas acima.

3. Históricos escolares de graduação e pós-graduação (para aqueles que realizaram pós-graduação) e/ou diploma de graduação e pós graduação (para quem fez pós graduação).

4. Carta de recomendação de supervisores e orientadores (desejável) .

Sugere-se fortemente a leitura das especificações da bolsa de treinamento técnico da FAPESP antes da submissão da candidatura https://fapesp.br/capacitacaotecnica, Mais informações sobre requisitos e benefícios da Bolsa FAPESP TT-IV estão disponíveis em https://fapesp.br/3098 e https://fapesp.br/3162 e também sugere-se a visita a https://docs.lamp.digital.

A candidatura deve ser feita através do link: https://forms.gle/4Pbuq4hb4nUi1dhu5 até 22/07/2022.

Dúvidas e/ ou recurso, favor enviar email para: Prof. Jair Barbosa no email: jairbneto@ufscar.br