Chamada 2 para Bolsista TT-4 FAPESP

Profissional da Computação

### Bolsa de Treinamento Técnico FAPESP - UFSCar/São Carlos - SP

### Implementação de aplicativo coletor de dados e sistema web de visualização de dados, customização da plataforma LAMP

* Duração da bolsa: 18 meses ou até o final do projeto (o que acontecer primeiro)

* Início da bolsa: Setembro/outubro 2022

* Deadline para candidatura: 29/08/2022

* Inscrição através do formulário disponível neste link

* Divulgação do resultado preliminar da seleção: 30/08/2022

* Prazo para recurso: 31/08/2022

* Divulgação do resultado final da seleção: 01/09/2022

* Valor da bolsa: R$ 1.785,40 para 20 horas de dedicação por semana.

* Quantidade de bolsa: 1

* Confira neste link o plano de atividade do bolsista

### O Projeto

O App Mental é um projeto de pesquisa (Auxílio Regular FAPESP) que visa o desenvolvimento participativo de uma intervenção digital baseada em evidências e centrada no sujeito, voltada para o autocuidado e suporte em saúde mental dos profissionais de saúde da atenção primária do SUS. O nome do projeto faz menção à Avaliação, Promoção e Prevenção em Saúde Mental. A intervenção se materializa, em parte, pelo aplicativo APP Mental, que apresenta escalas psicométricas e intervenções. Também visa a adaptação de uma plataforma web para a visualização dos dados por profissionais de saúde cuidadores dos profissionais da atenção primária.

### Contexto e Motivação

No contexto da pandemia da COVID-19 verifica-se um aumento do sofrimento mental, principalmente entre populações vulneráveis, como os profissionais da saúde. Os trabalhadores da Atenção Primária em Saúde (APS) estão sobrecarregados e vulneráveis ao sofrimento mental, no entanto, existem poucas iniciativas para intervenções voltadas à saúde mental desta população. Evidências científicas apontam para a eficácia de intervenções digitais para a promoção, prevenção e cuidado do sofrimento psíquico, principalmente quando combinadas com atendimentos virtuais ou presenciais e quando consideram as necessidades de seus usuários e as estratégias participativas ao longo do processo de desenvolvimento de suas funcionalidades. Tais estratégias também podem ser favoráveis no sentido de otimizar o tempo dos usuários e viabilizar um cuidado de forma remota. Por meio da realização de estudo de implementação, pretende-se desenvolver um método para o aprimoramento participativo, com base em evidências, do APP Mental. Trata-se de um aplicativo para Avaliação, Promoção e Prevenção em Saúde Mental, que será utilizado em conjunto com abordagens virtuais ou presenciais sempre que necessário.

### Atividades previstas para o/a bolsista

O bolsista TT4 será responsável por apoiar a realização das práticas participativas de design, bem como atuar no desenvolvimento da instância adaptativa da plataforma LAMP (Learn, Assess, Manage, Prevent). Essa plataforma digital foi desenvolvida por um grupo de pesquisa afiliado à Harvard Medical School e visa apoiar o desenvolvimento de aplicativos coletores. A LAMP fornece também um sistema web para visualização dos dados. Deve-se destacar que o trabalho não se trata apenas da instalação, mas do design com recursos adaptativos para atender às demandas culturais e de personalização do projeto, como a oferta de intervenções adequadas e oportunas. No caso deste projeto, a partir dos dados coletados e dos algoritmos de adaptação, haverá a oferta de interação e intervenções personalizadas pelo sistema. Além dessas atividades de


### Escopo

O projeto AppMental é coordenado pelo Prof. Jair Barbosa Neto, do DMed/UFSCar, e financiado pela FAPESP na modalidade de Auxílio Regular à Pesquisa com vigência até abril de 2024. O projeto conta com pesquisadores nacionais e internacionais de diferentes especialidades da área de saúde e também da computação. O/a bolsista será supervisionado/a pela Prof. Vânia Neris, do DC/UFSCar.

### Requisitos

● A bolsa FAPESP TT-4 destina-se a graduados, com dois anos de experiência em pesquisa após a graduação ou título de mestrado.

● Graduação em computação ou áreas afins.

● Conhecimentos desejáveis de Docker, NodeJS, desenvolvimento de API e modelagem e implementação de Banco de Dados (SQL e noSQL).

### Candidatura

Para se candidatar a esta bolsa, por favor, envie:

1. Históricos escolares de graduação e pós-graduação (se for o caso).

2. Relato breve explicando porque você quer trabalhar neste projeto e quais conhecimentos e competências você possui para realização das atividades listadas acima.

3. (desejável) Carta de recomendação de supervisores e orientadores.

Sugere-se fortemente a leitura das especificações da bolsa de treinamento técnico da FAPESP antes da submissão da candidatura https://fapesp.br/capacitacaotecnica e também a visita a https://docs.lamp.digital.

A candidatura deve ser feita através do preenchimento do formulário: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSddcCYAm2FTepUuL7WBcxAt_LKvfvINmmjRObu-nMjMwfOmJQ/viewform?usp=sf_link

.


1 O valor da Bolsa a ser paga será proporcional ao número de horas semanais.

investigação, projeto, implementação e experimentação, o/a bolsista também irá produzir relatório e artigos científicos sobre as etapas e resultados das atividades.


Publicado neste site em 22/08/2022