Fundado em 2023, o Laboratório de Geodésia Sandra Sanchez (GeoCTUR) é fruto do projeto de regularização fundiária da Fazenda Nacional de Santa Cruz (FNSC) firmado entre a Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ) e o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (INCRA) no final de 2021.
Com o projeto de regularização da FNSC, houve um estabelecimento de cooperação técnica por meio de pesquisa aplicada, extensão tecnológica entre a UFRRJ e o INCRA, com a realização de serviços com vistas a desenvolver ações de governança e regularização fundiária na Fazenda Nacional de Santa Cruz (FNSC). Assim, diversas equipes dessas instituições atualmente encontram-se envolvidas com o projeto, dentre elas as equipes de campo e escritório do GeoCTUR.
Hoje, para além das ações e trabalhos envolvendo o projeto de regularização fundiária da FNSC, o GeoCTUR desenvolve periodicamente cursos, treinamentos e capacitações para a comunidade acadêmica da UFRRJ e profissionais da Agrimensura e áreas afins. Assim, o laboratório encontra-se comprometido com os pilares da universidade pública: o ensino, a pesquisa e a extensão.