SimLER

Simpósio de leitura, reflexões e diálogos

APRESENTAÇÃO


No contexto educacional, a qualidade de ensino pressupõe a formação de sujeitos com competências para criticar e transcender suas experiências culturais, formando leitores críticos e reflexivos, é compromisso das instituições de ensino, a exemplo das Universidades, como um espaço de construção do saber, promover ações que gerem a (auto)reflexão, possibilitando aos sujeitos compreensão da sociedade em que estão inseridos (e de seus problemas), bem como o domínio de processos de aquisição de novos saberes e conhecimentos. Assim, uma educação de qualidade busca propiciar aos alunos o desenvolvimento de suas capacidades e potencialidades como sujeitos históricos e culturais, bem como garantir a apropriação de conhecimentos historicamente produzidos e ressignificá-los.


Uma das estratégias para esta ação é oportunizar espaços para diálogos com o objetivo de divulgar e compartilhar conhecimentos e experiências. Com o propósito de realizar redes dialógicas entre demais centros de ensino-aprendizagem, por meio de eventos como o SimLER - Simpósio de leitura, reflexões e diálogos.

Nossa proposta:


Divulgar o conjunto de conhecimentos técnico-científicos nas áreas de Letras e Educação envolvendo experiências pedagógicas organizadas por meio do trabalho desenvolvido com professores e alunos sob o princípio do conhecimento como matéria-prima do currículo, o qual é ensinado e organizado em meio às relações desenvolvidas entre os participantes do processo de ensino-aprendizagem.

  1. Integrar conteúdos e atividades que contribuam para formar pessoas autônomas, críticas e criativas.

  2. Promover espaços de diálogo em que se estabeleçam relações entre o conhecimento acadêmico-científico, a sociedade, a cultura, a autoformação individual e o contexto socio-histórico da atualidade.

  3. Construir coletivamente exposições temáticas articuladas sobre a formação e o processo educacional na área de língua, linguagem e literatura.

Iniciativa PROLETRAS - UFPI

PROLETRAS é a sigla que corresponde à denominação “Projeções em pesquisas e práticas de leitura e escrita”. Resulta de um conjunto de ações de pesquisa e de ensino, de caráter multidisciplinar, fundado em 2008, pela pesquisadora Prof.ª Drª. Maria Angélica Freire de Carvalho, com o objetivo de refletir, ampliar e compartilhar estudos e alternativas metodológicas sobre o ensino e a aprendizagem de práticas de leitura e escrita, abrangendo as perspectivas dos Multiletramentos e das tecnologias no ensino. Diretório dos grupos de pesquisa no Brasil, CNPq http://dgp.cnpq.br/dgp/faces/home.jsf?faces-redirect=true – PROLETRAS: Interletramentos e práticas de leitura e escrita no cotidiano escolar.

Endereço Institucional


Campus Universitário Ministro Petrônio Portella, Bairro Ininga, CEP 64049-550, Teresina - PI

Centro de Ciências Humanas e Letras - CCHL

Telefone

Secretaria Administrativa

3215-5772

Dept. de Letras - DL

3215-5782