Livros Autorais

Psicologia

Psicologia da Aprendizagem: Fundamentos Teórico-Metodológicos dos Processos de Construção do Conhecimento

Autoras: Maria da Glória Duarte Ferro e Maria do Socorro Santos Leal Paixão

Ano de publicação: 2017

Idioma: Português

ISBN: 978-85-509-0237-1

Número de páginas: 164

Obra de notável contribuição para professores atuantes ou que irão atuar na escolarização de crianças e jovens, uma vez que discute de forma didática e clara as principais teorias do desenvolvimento e da aprendizagem. Redigido de forma objetiva, o livro não se restringe a fazer uma trajetória temporal dessas teorias, nem tão pouco se limita à uma análise evolutiva do desenvolvimento humano. As autoras trazem um diálogo intenso entre essas teorias e o que se vivencia no cotidiano escolar apontando para um complexo e multidimensional processo de interação do professor na sua prática.


Psicologia da Educação: Teorias do Desenvolvimento e da Aprendizagem em Discussão

Organizadoras: Maria Vilani Cosme de Carvalho e Kelma Socorro Lopes de Matos

Ano de publicação: 2015

Edição: 3ª edição

Idioma: Português

ISBN: 978-85-7826-269-3

Número de páginas: 271


Temas em Psicologia e Educação

Organizadora: Maria Vilani Cosme de Carvalho

Ano de publicação: 2006

Idioma: Português

ISBN: 85-7526-228-9

Número de páginas: 184

A proposta do livro é iluminar a dimensão subjetiva da educação e apreender o rico potencial teórico da Psicologia, que colabora com a compreensão e explicação de como a prática educativa, sobretudo a escolar, é uma ação humana imprescindível no processo do tornar-se humano - um ser que pensa, sente e age.


Psicologia da Educação: Saberes e Vivências

Organizadoras: Maria Vilani Cosme de Carvalho e Ana Valéria Marques Fortes Lustosa

Ano de publicação: 2004

Idioma: Português

ISBN: 85-7463-108-6

Número de páginas: 213


O livro é resultado da reflexão e das inquietações de docentes da Universidade Federal do Piauí (UFPI) sobre discussões teóricas atuais que extrapolam o âmbito das ciências humanas, como, por exemplo, a subjetividade, a prática pedagógica cotidiana, e também de pesquisas desenvolvidas por estas profissionais sobre temas relevantes para aqueles que se dedicam à formação de professores e para pesquisadores.


Educação

Prática Educativa: Pesquisa Docência e Contexto Escolar

Organizadoras: Maria do Socorro Santos Leal Paixão e Maria da Glória Duarte Ferro

Ano de publicação: 2021

Idioma: Português

ISBN: 978-65-88307-48-9

Número de páginas: 151

O livro constitui-se de uma coletânea de textos resultantes de pesquisas realizadas pelas autoras nas suas respectivas áreas de atuação e trazem temáticas atuais vivenciadas no contexto escolar, mas que ainda são desafios para os profissionais que frequentemente com eles se deparam.


Docência e Pesquisa em Formação de Professores: Primeiras Aproximações ao Objeto de Estudo

Organizadores: Francisco Antonio Machado Araújo e Maria da Glória Duarte Ferro

Ano de publicação: 2018

Idioma: Português

ISBN: 978-85-509-0266-1

Número de páginas: 178

A obra é constituída de uma coletânea de textos que desenvolvem discussões e sintetizam as primeiras aproximações de pesquisadores do curso de Doutorado em Educação do Programa de Pós-graduação em Educação (PPGEd) da Universidade Federal do Piauí (UFPI) com o seu objeto de investigação.


Pós-graduação e Formação de Professores: Docência Universitária em Foco

Organizadores: Maria da Glória Duarte Ferro e Francisco Antonio Machado Araújo

Ano de publicação: 2017

Idioma: Português

ISBN: 978-85-509-0170-1

Número de páginas: 264

A obra reúne textos produzidos durante a realização do “Seminário de Introdução ao Doutorado”, no curso de Doutorado em Educação do Programa de Pós-graduação em Educação (PPGEd) da Universidade Federal do Piauí (UFPI). Sistematiza os conhecimentos produzidos sobre o debate Pós-graduação e formação docente tendo como eixo articulador o desenvolvimento de argumentos que possibilitem ao leitor compreender que fazer Pós-graduação stricto sensu no Brasil hoje é, sim, necessidade formativa do professor do Ensino Superior.


Livros Diversos

Parâmetros curriculares nacionais : primeiro e segundo ciclos: apresentação dos temas transversais

Organização: Secretaria de Educação Fundamental – MEC/SEF.

Ano de publicação: 1997

Idioma: Português

Número de páginas: 146

O documento discute a amplitude do trabalho com problemáticas sociais na escola e apresenta a proposta em sua globalidade, isto é, a explicitação da transversalidade entre temas e áreas curriculares assim como em todo o convívio escolar .


Parâmetros curriculares nacionais : primeiro e segundo ciclos: ética

Organização: Secretaria de Educação Fundamental – MEC/SEF.

Ano de publicação: 1997

Idioma: Português

Número de páginas: 146

Na primeira parte, o documento define o tema, descrevendo-o historicamente e referenciando-o aos valores que orientam o exercício da cidadania numa sociedade democrática. Defende a importância da escola na formação ética das novas gerações, na perspectiva da transversalidade, situando-a no contexto das diversas influências que a sociedade exerce sobre o desenvolvimento das crianças. A segunda parte do documento, voltada para as quatro primeiras séries desse nível de ensino, trata de conteúdos relacionados a respeito mútuo, justiça, solidariedade e diálogo, discute a característica complexa da avaliação e apresenta orientações didáticas gerais.


Parâmetros curriculares nacionais : primeiro e segundo ciclos: meio ambiente

Organização: Secretaria de Educação Fundamental – MEC/SEF.

Ano de publicação: 1997

Idioma: Português

Número de páginas: 128

A primeira parte do documento aborda a questão ambiental a partir de um breve histórico e apresenta os modelos de desenvolvimento econômico e social em curso nas sociedades modernas. Discorre sobre o reconhecimento, por parte de organizações governamentais e lideranças nacionais e internacionais, da importância da educação ambiental, enfatizando as noções comumente associadas ao tema e é finalizada com os objetivos gerais do tema Meio Ambiente para todo o ensino fundamental. A segunda parte refere-se aos critérios de avaliação, orientações didáticas e conteúdos, os quais devem ser considerados de forma interligada às outras áreas do currículo e de modo integrado, não só entre si, mas entre eles e o contexto histórico e social em que as escolas estão inseridas.


Parâmetros curriculares nacionais : primeiro e segundo ciclos: saúde

Organização: Secretaria de Educação Fundamental – MEC/SEF.

Ano de publicação: 1997

Idioma: Português

Número de páginas: 128

Na primeira parte, voltada para todo o ensino fundamental, o texto trata de uma concepção dinâmica da saúde, entendida como direito universal e como algo que as pessoas constroem ao longo de suas vidas, em suas relações sociais e culturais. Na abordagem apresentada, a educação é considerada um dos fatores mais significativos para a promoção da saúde. Ao educar para a saúde, de forma contextualizada e sistemática, o professor e a comunidade escolar contribuem de maneira decisiva na formação de cidadãos capazes de atuar em favor da melhoria dos níveis de saúde pessoais e da coletividade. Na segunda parte do documento são apresentadas as possibilidades de trabalho com as quatro primeiras séries do ensino fundamental, organizando conteúdos, critérios de avaliação e orientações didáticas para as atividades integradas às áreas curriculares, aos demais temas transversais e ao cotidiano da vida escolar.


Parâmetros curriculares nacionais : primeiro e segundo ciclos: pluralidade cultural

Organização: Secretaria de Educação Fundamental – MEC/SEF.

Ano de publicação: 1997

Idioma: Português

Número de páginas: 128

A primeira parte do documento contempla os aspectos que envolvem e justificam o tema, indica a necessidade de se vivenciar a pluralidade de nossa cultura e especifica os objetivos a serem alcançados no decorrer de todo o ensino fundamental. Na segunda parte, encontram-se os conteúdos, os critérios de avaliação e as orientações didáticas que deverão nortear o trabalho das quatro primeiras séries do ensino fundamental.

Parâmetros curriculares nacionais : primeiro e segundo ciclos: orientação sexual

Organização: Secretaria de Educação Fundamental – MEC/SEF.

Ano de publicação: 1997

Idioma: Português

Número de páginas: 128

A primeira parte do documento justifica a importância de se incluir Orientação Sexual como tema transversal nos currículos, isto é, discorre sobre o papel e a postura do educador e da escola, descrevendo, para tanto, as referências necessárias a melhor atuação educacional ao se tratar do assunto, trabalho que se diferencia do tratamento da questão no ambiente familiar. Aborda ainda, por meio dos objetivos gerais, as capacidades a serem desenvolvidas pelos alunos no ensino fundamental. A segunda parte, constituída pelos blocos de conteúdos, critérios de avaliação e orientação didática geral, refere-se à especificação do trabalho direcionada às primeiras quatro séries do ensino fundamental, que é de natureza bastante distinta das demais séries. O tratamento da sexualidade nas séries iniciais visa permitir ao aluno encontrar na escola um espaço de informação e de formação, no que diz respeito às questões referentes ao seu momento de desenvolvimento e às questões que o ambiente coloca.

Parâmetros curriculares nacionais : terceiro e quarto ciclos: apresentação dos temas transversais

Organização: Secretaria de Educação Fundamental – MEC/SEF.

Ano de publicação: 1998

Idioma: Português

Número de páginas: 436

O documento apresenta a concepção de cidadania e os princípios democráticos que a norteiam, discute a amplitude do trabalho com questões sociais na escola e expõe os objetivos e conteúdos dos Temas Transversais que devem ser incorporados nas áreas já existentes e no trabalho educativo da escola e a proposta em sua globalidade: a relação de transversalidade entre os temas e as áreas curriculares, assim como sua presença em todo o convívio escolar.


Temas Contemporâneos Transversais na BNCC: Contexto Histórico e Pressupostos Pedagógicos

Organização: Secretaria de Educação Básica – MEC.

Ano de publicação: 2019

Idioma: Português

Número de páginas: 20

O documento tem o propósito de explicitar a ligação entre os diferentes componentes curriculares de forma integrada, bem como de fazer sua conexão com situações vivenciadas pelos estudantes em suas realidades, contribuindo para trazer contexto e contemporaneidade aos objetos do conhecimento descritos na BNCC. Também visam cumprir a legislação que versa sobre a Educação Básica, garantindo aos estudantes os direitos de aprendizagem, pelo acesso a conhecimentos que possibilitem a formação para o trabalho, para a cidadania e para a democracia e que sejam respeitadas as características regionais e locais, da cultura, da economia e da população que frequenta a escola.


Temas Transversais e a Estratégia de Projetos

Autor: Ulisses F. Araújo

Ano de publicação: 2003

Idioma: Português

Número de páginas: 111

O livro discute os pressupostos de transversalidade e dos temas transversais em educação, apresentando a perspectiva de se trazer para o cotidiano das salas de aula e dos projetos político-pedagógicos das escolas a preocupação com a educação em valores, com a busca de solução para os problemas sociais e a tentativa de ligação dos conteúdos científicos e culturais com a vida das pessoas. A estratégia de projetos é o caminho apontado para instrumentalizar a prática docente nessa perspectiva.


Vygotsky - Aprendizado e desenvolvimento: um processo sócio-histórico

Autora: Marta Kohl de Oliveira

Ano de publicação: 1997

Editora: Scipione

Idioma: Português

Número de páginas: 112


A obra apresenta uma síntese das ideias de Lev Vygotsky (1879- 1962), localizando o autor russo no contexto histórico em que viveu e produziu os seus trabalhos com o objetivo de introduzir os principais conceitos de sua vasta e complexa obra. Enfatiza especialmente a importância da cultura e da linguagem na constituição do ser humano, explora as relações entre desenvolvimento e aprendizado, pensamento e linguagem e aspectos biológicos e culturais do funcionamento psicológico.

A Terra dos Meninos Pelados

Autor: Graciliano Ramos

Ano de publicação: 1937

Editora: Record

Idioma: Português

Número de páginas: 31


O livro conta a história um menino chamado Raimundo, que era careca e tinha um olho azul e outro preto. Por ser considerado estranho, seus vizinhos não falam com ele e o apelidam de Raimundo Pelado. Sem ter amigos, Raimundo começa a falar sozinho e cria um país imaginário chamado Tatipirun, onde as pessoas têm um olho preto e outro azul, onde não existem cabelos em suas cabeças, e onde as plantas e animais falam. Quando Raimundo "chega" à cidade de Tatipirun se depara com um carro vindo em sua direção, e acha que vai ser atropelado. No entanto, o carro fala com ele, e "explica" (os carros, animais, plantas e outros falam) que em Tatipirun ninguém é machucado nem ofendido por conta de seu comportamento, por mais aparentemente esquisito que possa ser. Andando um pouco mais, Raimundo se depara com a Laranjeira. Ele diz que a laranjeira tem espinhos e ela se sente ofendida, mas, com um pedido de desculpa, tudo se resolve. Depois ele encontra outros personagens, como o Tronco Baixinho, a Dona Aranha Vermelha, entre outros.