Programação

Resumos

Título: A Matemática nos vestibulares do IME e do ITA

Palestrante: Afonso Norberto:

Resumo: Como sabemos a prova de matemática do IME é um pouco pesada, sendo que às vezes caem conteúdos que com frequência aparecem em provas de olimpíadas, como por exemplo, tópicos de Teoria dos Números. Todas as questões da prova são resolvidas com conteúdo do Ensino Médio, mas algumas vezes podem exigir assuntos do Ensino Superior, como noções de derivadas. A prova da segunda fase do IME é considerada umas das mais desafiadoras do Brasil, são 10 questões que abrangem diversos temas do Ensino Básico, onde quase sempre são cobrados um ou dois temas em cada questão. Já a prova do ITA é, provavelmente, uma das mais justas do país. Isso se deve ao fato dessa prova ser reconhecidamente a mais abrangente possível: raramente algum tópico do Ensino Médio não é cobrado. Além de uma prova bem diversificada, uma marca interessante é a presença de vários temas numa única questão (cosseno com logaritmos, progressões com circunferências, etc), sempre com o intuito de aumentar o nível de dificuldade, favorecendo o candidato que tem o domínio de diversos temas. É importante frisar que essas provas não medem apenas o quanto o candidato sabe, mas sim como o candidato lida com o que sabe. Neste minicurso faremos uma análise detalhada dessas duas provas de Matemática, provavelmente, as mais difíceis do Brasil.

Título da palestra: Pesquisa documental: uma possibilidade de metodologia na pós-graduação

Palestrante: Lya Raquel

Resumo: Nesta palestra será apresentada a trajetória para produção de um artigo (já publicado) através da pesquisa documental: desde a motivação, escolha do referencial teórico, revisão de literatura, coleta e análise dos dados, e, finalmente, a conclusão. O objetivo é apresentar uma metodologia de pesquisa qualitativa que pode ser utilizada na produção das dissertações da pós-graduação.

Título: Dificuldades de aprendizagem no ensino fundamental e educação especial

Palestrante: Marcos Travaglia

Resumo: Nesta palestra que tem como público alvo professores de Matemática do ensino fundamental, serão apresentadas algumas dificuldades no processo de aprendizagem da Matemática, o uso de materiais concretos (como madeira, papelão, barbante, garrafas pet etc) e de jogos. Com relação a educação especial será enfatizado o Transtorno do Espectro Autista.

Título: Um estudo detalhado do número e.

Palestrante: Roger Peres

Resumo: Temos como objetivo neste minicurso apresentar as caracterizações do número de Euler e e suas propriedades fundamentais. Exibiremos três definições de e e mostraremos as conexões entre elas. Vamos, entre outras coisas, mostrar que e é irracional e também apresentar um método de cálculo de duas casas decimais (desenvolvido em parceria com um ex aluno do PROFMAT), sendo este último nosso principal resultado.

Título: Um uso do cubo mágico para o ensino da geometria espacial.

Palestrante: Huerllen Lemos

O objetivo desse trabalho é apresentarmos o cubo mágico como instrumento auxiliar de ensino da matemática em formato pedagógico crítico e contextualizado contribuindo para a formação lúdica do aluno na disciplina. Além das possíveis abordagens matemáticas, também apresentaremos habilidades desenvolvidas no ser humano citando os benefícios adquiridos com o uso inteligente do brinquedo. 

Título: O uso de recursos computacionais para elaboração e resolução de problemas.

Palestrante: João de Deus Mendes da Silva

O ensino, de modo especial o de matemática, está alicerçado no seguinte paradoxo: como ensinar uma geração do futuro, estando preso a uma formação do passado! Uma estratégia eficiente para vencer esse desafio é o ensino baseado na metodologia de resolução de problemas, que dialoga com a modelagem matemática, com a história da matemática e sobretudo, com o presente e o futuro da humanidade que é o uso das tecnologias digitais. Nesta palestra vamos falar da potencialização do uso de recursos computacionais para o ensino de matemática na construção e resolução de problemas de matemática. Usaremos o software de matemática dinâmica Geogebra e o App Inventor, ambiente de programação para construção de aplicativos para celulares.