Daniel Munduruku possui graduação em Filosofia pela Universidade Salesiana de Lorena (1989). É doutor em Educação pela Universidade de São Paulo. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação Indígena. É pós-doutor em Linguística com ênfase na Literatura Indígena, na Universidade Federal de São Carlos. É autor de 52 livros voltados para o público infantil, juvenil e educadores. É Comendador da Ordem do Mérito Cultural da Presidência da República desde 2006. Em 2013 recebeu a mesma condecoração na Ordem Grã-Cruz. É Diretor-Presidente do Instituto UKA - Casa dos Saberes Ancestrais. Recebeu diversos prêmios literários no Brasil e no exterior. É membro da Academia de Letras de Lorena. Em 2018 foi condecorado pela Fundação Bunge na categoria Vida e Obra.
http://lattes.cnpq.br/1346640850059252
Email: dmunduruku@gmail.com
Atual Coordenadora de Política Educacional Indígena da Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização de Jovens e Adultos, Diversidade e Inclusão - SECADI/MEC. Doutoranda em Antropologia Social pela Universidade de Brasília - UNB, Mestra em Educação e Contemporaneidade pela Universidade do Estado da Bahia - UNEB (2011), especialista em História do Brasil pelo Centro de Ensino Superior do Vale do São Francisco - CESVASF (2006), Graduação em Licenciatura Intercultural em Educação Escolar Indígena - pela Universidade do Estado de Mato Grosso - UNEMAT (2006), Graduação em História pela Universidade de Pernambuco - UPE (1996). Professora do Magistério Superior, Dedicação Exclusiva da Universidade Federal do Amapá, atuando nas Áreas de Ciências Humanas (História e Antropologia) e Educação; Desenvolvo pesquisa com povos indígenas, atuando como pesquisadora indígena do OPARÁ: Centro de Pesquisas em Etnicidades, Movimentos Sociais e Educação da Universidade do Estado da Bahia - UNEB; membro do Grupo de Estudos, Pesquisa e Práticas em Educação Intercultural em Ciências da Natureza e Matemática - GECIM da Universidade Federal do Amapá - UNIFAP; membro do Grupo de Ensino, Pesquisa e Extensão sobre Matrizes Antropofágicas e Educação GEPEMAE, da Faculdade de Educação FACED, da Universidade Federal da Bahia UFBA
Bacharel em Direito pelo Centro Universitário de João Pessoa. Advogado. Especialista em Direitos Humanos pelo Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes da Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Mestre em Ciências Jurídicas pelo Programa de Pós-graduação em Ciências Jurídicas da UFPB. Professor adjunto da UFPB, Centro de Ciências Jurídicas - Departamento de Ciências Jurídicas - Santa Rita , 2009 - atual. Doutorando no Programa de Pós-Graduação em Direitos Humanos da Universidade de Brasília. Coordenador Geral de Educação Escolar Quilombola (CGEEQ) no Ministério da Educação (MEC), Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização de Jovens e Adultos, Diversidade e Inclusão (SECADI) - Diretoria de Políticas de Educação Étnico-Racial e Educação Escola Quilombola (DIPERQ) , 2023 - atual. Tem experiência e produção no ensino, na pesquisa e na extensão em direitos humanos com ênfase em sociologia jurídica, história e memória dos movimentos sociais do campo no Brasil, educação antirracista e direito quilombola. Atualmente atua na Gestão federal no âmbito da Educação Básica, formulação e acompanhamento de políticas públicas em Educação para as Relações Étnico-Raciais e Educação Escolar Quilombola. Possuí interesse nos seguintes temas: pedagogias críticas, diáspora africana, literatura afro-brasileiras, religiões afro-indígenas, acesso à terra e território, justiça de transição, indigenismo, quilombismo, mobilização por direitos humanos e educação quilombola, com ênfase na formação continuada de professores(as) e gestores(as) das redes de ensino. Fundador e integrante do Núcleo de Estudos e Pesquisas Afro-brasileiros e Indígenas ( NEABI - UFPB), 2012 - 2023. Integrante do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação, Raça, Gênero e Sexualidades Audre Lorde (UFRPE) - 2021 - atual; Membro do Grupo de Pesquisa Direitos Humanos, Decolonialidades e Movimentos (UFPB) -2021 - atual. Integrante do Grupo de Pesquisa Sociedade Desigual, Políticas Públicas e a interseccionalidade de gênero, raça e classe (UnB) - 2024 - atual. Assessor do Coletivo de Assessoria Jurídica Popular - atual Joãozinho do Mangal - da Coordenação Nacional de Articulação das Comunidades Negras Rurais Quilombolas (CONAQ) - 2003 - 2022.Compôs a Rede de Apoio à Comissão Camponesa da Verdade - 2014 - 2023. Colaborador do Departamento Jurídico da Articulação dos Povos e Organizações Indígenas do Nordeste, Minas Gerais e Espírito Santo (APOINME) - 2021 - 2023. Professor convidado do Programa de Pós-Graduação Agroecologia e Desenvolvimento Territorial (UFRPE, Univasf e UNEB) - 2021 - 2023.
Doutor em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal da Paraíba - UFPB (2021). Possui Mestrado em Educação pela Universidade Federal de Santa Catarina (2002) e graduação em Pedagogia pela Universidade Federal do Pará (1998). Coordenador Geral de Políticas de Educação do Campo, na Diretoria de Política de Educação do Campo e Educação Escolar Indígena da Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização de Jovens e Adultos, Diversidade e Inclusão, do Ministério da Educação SECADI/MEC. Professor adjunto da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará - UNIFESSPA, lotado na Faculdade de Educação do Campo, no Campus de Marabá. Foi Coordenador Geral do Núcleo de Ações Afirmativas, Diversidade e Equidade - NUADE/UNIFESSPA. Foi Diretor de Ação Intercultural, na Pró-Reitoria de Extensão e Assuntos Estudantis - PROEX/UNIFESSPA. Atua também como diretor e produtor de filmes documentários, focando questões sociais, manifestações culturais e educação, em destaque o filme "Araguaia Campo Sagrado" que tematiza a Guerrilha do Araguaia. Idealizador e organizador do Festival Internacional Amazônida de Cinema de Fronteiras - CINEFRONT. Tem experiência na área de Educação e Formação de Professores, com ênfase em Educação do Campo, trabalhando com os seguintes temas: movimentos sociais e educação; sociedade, Estado e educação; educação do campo e currículo. Participa do Grupo de Pesquisa Educação Popular e Movimentos Sociais do Campo GPEPMS, vinculado ao PPGE/UFPB. Desenvolve pesquisas sobre Redes Político-Pedagógicas e Epistêmicas em Educação do Campo.
http://lattes.cnpq.br/9885522412503512
Psicóloga, com especializações em Educação Especial e em Gestão de Processos Comunicacionais. Foi diretora da SECADI/MEC (2011–2012) e consultora da UNESCO e da OEI (2013–2014). Atualmente, é Superintendente de Ensino da SEDUC Piauí, coordenadora de Educação Inclusiva do Instituto Dom Barreto (desde 2013) e conselheira do Conselho Estadual de Educação do Piauí (desde 2016). Integra o Comitê Gestor da Rede Primeira Infância do Piauí e é cofundadora do Instituto Cáue Redes de Inclusão.
Professora da Universidade Federal do Piauí e Mestre em Educação pela mesma instituição desde 2008; Especialista em Prevenção à Violência Contra Crianças e Adolescentes- LACRI/ USP. Membro fundadora do NEESPI- Núcleo de Pesquisas em Educação Especial e Inclusiva. Atuação docente e pesquisa nas áreas de Psicologia da Educação; Educação Especial e Inclusiva e Educação Infantil. Atualmente aluna regular do Curso de Doutorado em Educação /USP- área de concentração Educação Especial.
Graduado em Filosofia e Educação, pela Universidade Católica de Angola. Pós-Graduado em Gestão Educacional, pela Universidade Católica de Brasília- Stricto Sensu. Mestre em Serviço Social e Política Social, pela Universidade Católica de Angola. Doutorando em Políticas Públicas pela UFPI. Professor da Universidade Católica de Angola. Linha de Pesquisa: Família, Crianças, Adolescência e Vulnerabilidade Social. Trabalha com crianças em situação de rua em Angola a mais de 20 anos.
Doutorando e mestre em Enfermagem pela Universidade Federal do Piauí (2024). Graduação em Enfermagem Geral pelo Instituto Superior Politécnico do Huambo (2013). Atualmente é enfermeiro do Hospital municipal do Mungo-Huambo-Angola. Tem experiências na área de Enfermagem, com ênfase em Enfermagem Geral, supervisor do Hospital municipal do Mungo, responsável pela Formação continuada da Direção municipal da Saúde do Mungo, presidente do conselho Fiscal da Ordem dos Enfermeiros do Conselho Provincial da Ordenfa-Huambo, docente colaborador do Instituto Superior Politécnico da Caála (ISPCAÀLA). Possui Cursos de comunicação e Cerimonial, Oratória e Palestrante, Didática do Ensino Superior decorrido no Instituto Superior Politécnico da Caála, Fiscalização dos serviços de Enfermagem decorrido no Centro Materno Infantil da Mineira no Huambo. Participou no 1, 2, 4 e 5 Congresso Internacional da Ordem dos Enfermeiro de Angola, 1 Simpósio de Enfermagem do Conselho Provincial da Ordem dos Enfermeiros do Huambo-Angola, curso pré-congresso do Centro de Material e Esterilização decorrido no âmbito da realização do 2 Congresso Internacional da Ordem dos Enfermeiros de Angola. Membro da banca da graduação em Enfermagem na Universidade Feral do Piauí (2023).
Sou da etnia Fulani da Guiné-Bissau, no continente africano. Assessor e assistente de operações de controle externo na Diretoria Especializada de Fiscalizações em Políticas Públicas (DFPP) do Tribunal de Contas do Estado do Piau (TCE-PI), atuando nas áreas de Educação e Assistência Social com um olhar atento sobre relações étnicas raciais no Estado do Piauí. Criador e membro do Comitê para a Equidade Racial no TCE-PI, iniciativa voltada para fomentar a abordagem da equidade racial no estado e em seus 224 municípios. Doutorando em Políticas Públicas pela Universidade Federal do Piauí (UFPI), na qual pesquisa sobre políticas públicas para a primeirain Data Science na USP. Mestre em Ciência Política pela UFPI, Pós-graduado em Gestão Pública pela Faculdade Focus e Graduado em Administração Pública pela Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (UNILAB-CE). Membro do Grupo de Pesquisa GEPSS - Grupo de Estudos em Políticas de Seguridade Social e Serviço Social da Universidade Federal do Piauí (UFPI), integrando a linha de pesquisa Serviço Social, Trabalho e Política Social. É também pesquisador do grupo Firkidja di nô kampada (UNILAB-CE), que valoriza a cultura e a literatura guineense e africana; membro do Coletivo de Estudantes Africanos na UNILAB-CE; do grupo de pesquisa Saberes Afro-Indígenas (UFPI); do Coletivo Nô Raiz (defensor do Pan-Africanismo e do Mulherismo Africano).
Possui graduação em Licenciatura Plena Em Letras pela Universidade Federal do Piauí (1982), graduação em Licenciatura em Educação Artística Polivalente pela Universidade Federal de Pernambuco (1978), mestrado em Lingüística e Letras pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2000) e doutorado em Lingüística e Letras pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2004). Atualmente é Professora Adjunta da Universidade Estadual do Piauí - UESPI, Coordenadora do Curso de Letras - Português (PARFOR) da Universidade Estadual do Piauí - UESPI. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Literatura Piauiense, atuando principalmente nos seguintes temas: literatura, literatura brasileira, Fontes Ibiapina, literatura piauiense e história.
Possui graduação em Licenciatura Plena em Letras pela Universidade Federal do Piauí (1986), mestrado em Comunicação e Semiótica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1997) e doutorado em Comunicação e Semiótica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2005). Professor adjunto da Universidade Estadual do Piauí, na graduação e no mestrado acadêmico em Letras. Foi coordenador do Mestrado acadêmico em letras da UESPI, nas gestões 2011-2015 e 2018. Tem experiência na área de ensino de Literatura brasileira, Língua portuguesa e Comunicação. Atuando principalmente nos seguintes temas: cultura, comunicação, semiótica, literatura, teoria literária, poéticas, vanguardas e canção popular.
Possui graduação em Letras Português pela Universidade Estadual do Piauí - (UESPI), 2011. É pós-graduado em Literatura e Estudos Culturais pela Universidade Estadual do Piauí - (UESPI), 2013. Tem mestrado em Literatura, Memória e Cultura, também pela Universidade Estadual do Piauí - (UESPI), 2016. É doutor em Letras pelo Programa de Pós-Graduação em Letras - PPGEL - da Universidade Federal do Piauí - (UFPI), 2021-2024. É vice-coordenador do Núcleo de Estudos e Pesquisas Afro (NEPA/UESPI). É professor adjunto da Universidade Estadual do Piauí - UESPI. Tem experiências na área de educação, com ênfase na literatura brasileira, atuando principalmente nos seguintes temas: Afrodescendência, Literatura de Autoria Negra das Américas, Africanidades e Diáspora Negra. Investiga a Literatura de Autoria Negra das Américas e a obra de Oswaldo de Camargo sob à ótica da ante-humanidade, do biorracismo, da memória, da identidade e da etnia. Ainda pesquisa Cadernos Negros, Quilombhje e os Movimentos Negros no Brasil. É o formulador e criador das categorias linguísticas, semânticas e críticas: Ante-humanidade e Biorracismo.
Professor do Instituto Federal do Piauí, campus Floriano, do Programa de Pós-graduação em História do Brasil da Universidade Federal do Piauí, do Mestrado Profissional em Ensino de História - PROFHISTÓRIA - da Universidade Estadual do Piauí em Parnaíba e do Programa de Pós-graduação Interdisciplinar em Sociedade e Cultura da Universidade Estadual do Piauí em Teresina. Coordenador do curso de Licenciatura Intercultural Indígena do IFPI. Doutor em História Social pela Universidade Estadual de Campinas, com tese ganhadora em 2019 do Prêmio "3x22 de teses e dissertações: Bicentenário da Independência", da Biblioteca Brasiliana. Mestre em História do Brasil pela Universidade Federal do Piauí e graduado em História pela Universidade Federal do Ceará. Coordena o blog "Indígenas na História: sempre obrigados ao trabalho" (Universal-CNPq/ANPUH/Almanack). Compõe a coordenação do Projeto VIP - Vilas Indígenas Pombalinas. É membro da Sociedade de Estudos do Brasil Oitocentista (SEBO) da Universidade Federal do Ceará e segundo secretário da Sociedade Brasileira de Estudos do Oitocentos (SEO). Pesquisa a atuação de vereadores e juízes indígenas nas câmaras municipais de vilas de índios no Ceará durante a independência do Brasil.
Sou Doutora em Educação pela UECE (2021) e Mestre em Educação pela UFPB (2014). Minha formação inclui especializações em PROEJA (IFPI, 2010-2011) e Psicologia Aplicada à Educação (URCA, 2007). Tenho graduação em Pedagogia (URCA, 2004), Ciências da Religião (FATEV, 2004) e Letras/Português (UESPI, 2010). Atualmente, sou Professora no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Piauí (IFPI), Campus Piripiri, onde leciono Disciplinas Pedagógicas para Licenciatura em Matemática, Bacharelado em Administração, Tecnologia em Design de Moda e PROEJA. Sou também docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica (PROFEPT) - Mestrado Profissional. Minha experiência profissional inclui diversas funções de gestão e coordenação no IFPI, Campus Piripiri. Atuei como Coordenadora de Extensão, Coordenadora da Área/Eixo Produção Industrial (Curso Vestuário) e Diretora de Ensino. Coordinei o Curso de Licenciatura em Matemática e a Especialização em Docência do Ensino Superior. Sou membro representante docente da CPA e coordeno o NAPNE (Núcleo de Atendimento às Pessoas com Necessidades Específicas) do campus. Na área de pesquisa, oriento projetos PIBIC sobre formação de professores, práticas pedagógicas e processo ensino-aprendizagem, e fui bolsista do Programa ProAGRUPAR-IFPI pesquisando Didática da Matemática. Sou membro do Comitê de Ética em Pesquisa do IFPI, do NEABI (Núcleo de Estudos e Pesquisas Afro-Brasileiras e Indígenas), e de grupos de pesquisa como MAES (Matemática e Ensino) e NEPMODA (Têxtil, Vestuário e Moda). Além disso, tive experiência como gestora do Programa Nacional Mulheres Mil no Piauí, desenvolvendo um projeto social focado em inclusão, elevação da escolaridade e inserção no mercado de trabalho para mulheres em situação de vulnerabilidade. Minha vivência como docente abrange a Educação Infantil, todos os anos da Educação Básica, Ensino Superior, Especialização e Mestrado Profissional. Também atuei como professora, coordenadora adjunta e supervisora no PRONATEC.
Graduado em Pedagogia pela Universidade do Estado da Bahia, Mestre e Doutor em Educação pela Universidade Federal do Piauí, com Doutorado Sanduíche na Università degli Studi di Verona (2014). Possui pós-doutorado em Ciências Sociais pelo Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra - Portugal. É professor adjunto do Centro de Ciências da Educação da UFPI, atuando como professor do Programa de Pós-Graduação em Educação (Mestrado e Doutorado) da UFPI. É coordenador do Programa de Pós-Graduação em Educação (Mestrado e Doutorado) da UFPI e coordenador do Núcleo de Estudos, Pesquisas e Extensão em Educação do Campo (NUPECAMPO). Participa da Rede de Educação no Semiárido Brasileiro (RESAB), do Fórum Nacional de Educação do Campo (FONEC), do Fórum Piauiense de Educação do Campo (FOPEC) e da Rede Diversidade e Autonomia na Educação Pública (REDAP). Desenvolve estudos sobre educação do campo, educação popular, educação contextualizada no semiárido, currículo e formação continuada. É autor dos livros "Formação Continuada de Professores no Semiárido: ressignificando saberes e práticas" e "Formação Continuada de Educadores/as: as possibilidades de reorientação do currículo" e co-autor dos livros Educação do Campo: reflexões políticas e teórico-metodológicas e "Diálogos sobre Educação do Campo". Coordena o Projeto de Pesquisa "Avaliação dos impactos das Políticas de Ações Afirmativas nos Programas de Pós-graduação das Universidades Públicas no Estado do Piauí", desenvolvido pela UFPI, em parceria com a UESPI e a UNIVASF, financiado pela CAPES e a FAPEPI. Editor Chefe da Revista Linguagens, Educação e Sociedade, vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Educação da UFPI.
Professor associado de literaturas de língua portuguesa em Aswan University e coordenador do curso de graduação em letras (língua portuguesa e suas literaturs) em Aswan University. Pós-doutorado no Instituto de Literatura Comparada Margarida Losa da Faculdade de Letras da Universidade do Porto (Portugal). Possui doutorado em Estudos Comparados de Literaturas de Língua Portuguesa pela Universidade de São Paulo (2012), doutorado em Língua Espanhola (Linguística)- Ain Shams University (2011), mestrado em Língua Espanhola (Linguística) pelo Instituto Caro y Cuervo (2005), e graduação em Língua Espanhola, Língua Árabe e Língua Inglesa - Ain Shams University (Egito, 1999). Tradutor da versão árabe de Hora da Estrela de Clarice Lispector (2018). Membro do Comitê Nacional de Tradução do Ministério de Cultura do Egito (2022).Tem atuado como tradutor simultâneo do português ao árabe e do árabe ao português em vários eventos internacionais. Tem publicações internacionais na área de literaturas de língua portuguesa.
Doutora em Letras pela Universidade de São Paulo (USP), mestra em Teoria e História Literária pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) e licenciada em Letras (Português e Francês) pela Universidade Estadual Paulista (UNESP). Atuou como professora substituta de Língua e Literatura Francesa na UNESP, campus de Assis (2007-2008). Trabalhou como tutora e coordenadora de tutoria em cursos de formação online de professores de Língua Portuguesa, da Secretaria de Educação do Estado de São Paulo (2010-2013). Foi professora do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico - Língua Portuguesa, no Instituto Federal da Bahia (2018). Na UFABC (2011-2021), contribuiu como educadora e coordenadora em projetos de ensino-aprendizagem de francês, espanhol e português como língua adicional. Também coordenou e assessorou ações extensionistas relacionadas a letramentos literários e acadêmicos, bem como à formação docente para a educação online. Desde 2022, é professora adjunta de língua francesa, no curso de Letras Português e Francês, da Universidade Federal do Piauí (UFPI). Realiza pesquisa de pós-doutoramento no Instituto de Estudos da Linguagem, da UNICAMP (2022-2023). Sua área de interesse é a Linguística Aplicada, notadamente educação linguística, letramentos, translinguagem e decolonialidade.
Bacharel em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Ceará. Mestre e doutora em Antropologia pela Universidade Federal do Pernambuco. Pós-doutora em Cartografia Social e Politica da Amazônia pela Universidade Estadual do Maranhão. Professora Associado III do Departamento de Ciências Sociais e do Programa de Pós-graduação em Antropologia da Universidade Federal do Piauí. Líder do Grupo de Pesquisas sobre Identidades Coletivas, Conhecimentos Tradicionais e Processos de Territorialização do CNPQ/UFPI, coordenadora do Laboratório do Projeto Nova Cartografia Social da Amazônia - PNCSA/UFPI e pesquisadora do Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre Etnicidade - NEPE/UFPE. Realiza pesquisa entre populações indígenas, quebradeiras de coco babaçu e povos e comunidades tradicionais. Área de interesse: etnicidade, etnologia indígena, cartografia social, conflitos socioambientais, processo de territorialização e conhecimentos tradicionais. Bolsista Produtividade em Pesquisa - PQ2 do CNPQ - período de 01/03/2023 a 28/02/2026. Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Antropologia da UFPI.
Licenciado em Educação, graduado pela Universidad Central de Venezuela (2005), com Pós-Graduação em Telemática e Ciência da Computação em Educação a Distância, Universidad Nacional Abierta - Venezuela (2010), Especialista em Educação Indígena pela Universidad Nacional Experimental del Magisterio Samuel Robinson (aguardando ato), Doutor em Cultura e Arte para a América Latina e o Caribe (2019) e Pós-doutorado em Crescimento Espiritual, ambas formações pela Universidade Pedagógica Experimental Libertador, Instituto Pedagógico de Caracas (UPEL-IPC). Atualmente é bolsista CAPES no Programa de Pós-Graduação em Memória Social e Patrimônio Cultural da Universidade Federal de Pelotas.
Professora Adjunta da Universidade de Brasília. Doutora em Educação pela Universidade de Brasília (UnB), com Doutorado Sandwiche na Universidade de Barcelona/Espanha, como bolsista da CAPES, com Estágio pós doutoral pela Universidade de Barcelona (UB). Mestre em Educação e Contemporaneidade pela Universidade do Estado da Bahia (UNEB) na linha de pesquisa Educação e Desenvolvimento Sustentável; Licenciada em Pedagogia pela Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS).Foi pesquisadora do IPEA em 2013/2014. Foi assessora da Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura (CONTAG). Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Elaboração, Monitoramento e Acompanhamento de Projetos de Educação e Políticas Públicas Atuou em diversos espaços de construção e debate das Políticas públicas de educação do campo, tais como na Comissão Pedagógica Nacional do PRONERA, Comissão Nacional de Educação do Campo (CONEC) e Comissão Nacional de Educação de Jovens e Adultos (CNAEJA). Pesquisadora nas temáticas de formação de professores na educação do campo e movimentos sociais.
Geni Mendes Brito
Possui pós- doutorado pela Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra com o projeto intitulado “Retratos das ilhas e da Insularidade na literatura cabo-verdiana”; Doutora em Estudos da Linguagem pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte-(UFRN); com estágio no Programa de Doutorado Sanduíche, na Faculdade de Letras- da Universidade de Lisboa financiado pela Fundação e Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES; Mestre em Estudos Literários pela Universidade Federal do Piauí, Especialização em Língua espanhola pelas Faculdades Integradas de Jacarepaguá- Rio de Janeiro; Especialização Comunicação Social pela Universidade São Francisco- Bragança Paulista- São Paulo; Especialização em Literatura Latino-americana e Caribenha pela Universidade "Felix Varela"- Santa Clara- Cuba; Licenciatura plena em Letras- Inglês pela Universidade Estadual do Piauí; é professora de literatura portuguesa, brasileira e pesquisadora das literaturas e culturas africanas de língua portuguesa. É autora do livro Morna, Identidade e Literatura em Cabo Verde (2024), co-autora de Literatura e Cultura de Cabo VerdeNavegando pelas Ilhas e pelo Mundo (2021) e organizadora da Revista Literária Pixé - Autores da Lusofonia. Trabalha como tradutora freelancer francês- português/ português/espanhol; ministra cursos de Inglês Técnico Intrumental para Profissionais liberais. Fundadora e coordenadora do grupo Lítero-Cultural "Vozes da África- caminhos itinerantes.
Leandro Paz Rodrigues da Silva (AEFAPI)
Graduado em Licenciatura Plena em Letras Português; Secretário Executivo da AEFAPI; Especialista em Educação do Campo e Pedagogia da Alternância; Especialista em Docência na Educação Profissional; Especialista em Linguagens na Educação Profissional; Educador Popular.
Maria Barros
Agricultora familia, assentada da reforma agrária. Pedagoga e secretária de políticas sociais da FETAG-PI
ADILSON DE APIAIM
Graduado em Licenciatura Plena em Letra Português pela Universidade Federal do Pará (2010). Especialista em Trabalho, Educação e Movimentos Sociais pelo FIOCRUZ RJ (2014). Mestre Interdisciplinar em Sociedade e Cultura - UESPI (2024). Tem experiência na área de Ciência Política, com ênfase em Estado e Governo. Participou na elaboração do projeto de política pública das Escolas Itinerantes no estado do Piauí (2005 a 2008); Tem experiências em coordenação de projetos de formação de professores em Licenciatura Plena e pós-graduação pelo PRONERA em parcerias com universidades públicas. Tem experiência em coordenação política pedagógica de escolas do campo em território de assentamentos da reforma agrária; Coordenou o curso de Especialização em Educação Contextualizada no Semiárido, na perspectiva da educação do campo; Publicou o primeiro livro de poesia engajada em 2015; é autor de alguns artigos publicados na área de educação; Participou da organização de dois livros científico na área de educação em 2017; Publicou segundo livro de poesia engajada em 2020, entre outros, participou de varias coletâneas de livros de poesia. Em 2024 publicou o primeiro livro científico - O Desafio da Política Pública de Educação do Campo nas Escolas de Assentamento da Reforma Agrária, editora Dialética.
Link para o lattes: http://lattes.cnpq.br/2384503182023667
CACIQUE HENRIQUE MANUEL
Do povo tabajara Tapuia da Aldeia Nazaré em Lagoa de São Francisco-PI. Coordenador da APOINME regional do estado do Piauí e diretor dos povos originários pela Superintendência de Igualdade Racial -SASC
Cleane Pereira da Silva
Coordenadora do grupo de tradições culturais Samba de Cumbuca-Quilombo Salinas, Coordenadora nacional de Quilombos-CONAQ, Mestranda em Sustentabilidade Junto a povos e territórios tradicionais -UNB. Secretária de Cultura de Campinas do Piauí.
Marcos Vinícius Ferreira (Nego Vina)
Quilombola da Comunidade Quilombola Salinas em Campinas do Piauí, Educador Popular, Liderança Quilombola. Licenciando em Educação Escolar Quilombola na UFPI/PAFOR. Coordenador de Políticas Públicas para as Comunidades Quilombolas na Superintendência de Igualdade Racial e Povos Originários
Graduação em Educação do Campo - Ciências da Natureza pela Universidade Federal do Piauí (2021),Especialista em Educação do Campo pela Universidade Federal do Piauí(2023), Mestrando em Educação no Programa de Pós Graduação em Educação - PPGED na Universidade Federal do Piauí - UFPI.
Possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Piauí (2005), graduação em Odontologia pela Universidade Federal do Piauí (1995), mestrado em MICROBIOLOGIA E IMUNOLOGIA pela Universidade Federal de São Paulo/Escola Paulista de Medicina (2004) e doutorado em MICROBIOLOGIA E IMUNOLOGIA pela Universidade Federal de São Paulo/Escola Paulista de Medicina (2009). Atualmente é professor Associado II da Universidade Estadual do Piauí - UESPI onde ministra as disciplinas de Parasitologia Humana no curso de medicina, Microbiologia, Microbiologia e Parasitologia no curso de Fisioterapia. Exerceu os cargos de Diretor do Centro de Ciências da Saúde - CCS/UESPI (2014), pró Reitor Adjunto de Ensino de Graduação da UESPI (2014 a 2016), pró Reitor de Planejamento e Finanças da UESPI (2016 a 2017) e pró Reitor de Ensino de Graduação da UESPI (2022). Também ocupou o cargo de Superintendente de Educação Profissional e Educação de Jovens e Adultos da SEDUC/Piauí (2023 a 2024).
Maria da Glória Duarte Ferro Silva
Possui Graduação em Licenciatura Plena em Pedagogia pela Universidade Federal do Piauí (1990), Mestrado em Educação pela Universidade Federal do Piauí (2001) e Doutorado em Educação pela Universidade Federal do Piauí (2020). Professora associada da Universidade Federal do Piauí da Área de Fundamentos Psicológicos da Educação. Coordenadora Institucional do Parfor/UFPI. Membro do Fórum Nacional de Coordenadores Institucionais do Parfor (ForPPARFOR) e do Fórum de Apoio à Formação Docente do Piauí (FORPROF-PI). Membro do Núcleo de Educação, História e Ensino de Música NEHEMus e integrante da equipe da pesquisa História da Educação: viagens e circulação de Saberes (cadastro PROPESQI - CCE-116-2020) no âmbito do Núcleo de Educação, História e Ensino de Música NEHEMus. Tem experiência na área de Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: aprendizagem e desenvolvimento humanos; subjetividade; processo de ensino e de aprendizagem; formação de professores; educação básica (educação infantil, ensino fundamental e médio); interdisciplinaridade; transversalidade; educação para as relações étnico-raciais; relações de gênero.
Professora Pesquisadora da Universidade Federal do Piauí (UFPI). Possui Pós-doutorado em Educação na Pontifícia Universidade Católica de Campinas. Doutora em Educação pela UFPI, onde também concluiu o curso de Mestrado em Educação. Graduada em Licenciatura em História e em Pedagogia. É Especialista em Políticas Públicas para crianças e jovens pela UFPI. É membro da Associação Brasileira de Alfabetização (ABAlf) e do Coletivo Alfabetização em Rede (AlfaRede). Possui experiência na área de educação, atuando principalmente nos seguintes temas: Educação do Campo, Gestão Educacional, Prática Educativa e Alfabetização. Também se dedica a produção literária infanto-juvenil.
Maria Assunção Sousa de Aguiar
Superintendente de Igualdade Racial e Povos Originários (SUIRPO/SASC). Socióloga/militante do movimento negro, movimento de mulheres negras, matrizes Africanas e dos movimentos quilombolas.