Sons do Marajó

Banco de vocalizações de animais do arquipélago Marajoara

 

Foto: Youszef O. C. Bitar

 

Nosso objetivo é criar um banco de dados de vocalizações de anfíbios e aves amazônicas. Inicialmente, pretendemos fazer o registro, reconhecimento e gravação das vocalizações das diferentes espécies presentes no arquipélago do Marajó, focando no leste da ilha; e, a partir desses cantos, promover ações de conscientização e educação ambiental para a conservação das espécies e seus hábitats. 

 

 

Um pouco sobre vocalizações

 "Bioacustica é a ciência multidisciplinar que estuda o som dos animais, sua função, incluindo a sua produção, emissão e recepção, a sua propagação, e as técnicas usadas para detecção e reconhecimento ."

(GERHARDT; HUBER, 2002; RYAN, 2001)

"Os cantos podem ter diferentes funções e são usados para atrair parceiros de acasalamento, em interações agressivas (por ex. disputas territoriais), e para defesa contra potenciais predadores."

(TOLEDO, LUIS FELIPE; FERNANDO; HADDAD, 2009)

"As vocalizações mais comuns são os cantos de anúncio, que servem para atrair as fêmeas e, de forma secundária, para mediar interações agressivas entre machos"

(RAND, 1985; WELLS 1988; GERHARDT 1994; GIVEN 1999; LEA ET AL. 2001)

"Características biocústicos podem ser uma importante ferramenta para a diferenciação taxonômica, auxiliando na descrição de novas espécies"

(SICK, 1979; VIELLIARD, 1995).

 

Todos os direitos reservados. Este site ou qualquer parte dele não podem ser reproduzidos ou usados de forma alguma sem autorização expressa, por escrito, do autor ou editor, exceto fins didáticos não comerciais.