O Laboratório de Ecologia de Comunidades foi contemplado pelo Edital N. 08/2002. Neste edital, a Universidade Federal do Pará, através da Pró-reitoria de Extensão intitui o o Programa de Extensão Inclusiva avançada (PROEXIA), fomentando programas na região do Marajó.
O Laboratório está localizado no Campus da Universidade Federal do Pará, Campus Universitário de Soure, Arquipélago do Marajó, Norte do estado do Pará, Brasil.
Este projeto inicia com espécies do arquipélago do Marajó, onde está localizado o laboratório de Ecologia de Comunidades, vinculado ao Campus Universitário do Marajó. Mas não paramos por aqui, nosso objetivo é compilar informações de espécies amazônicas.
Norte do Brasil e do Estado do Pará, na foz do rio Amazonas
Desembocadura do Rio Amazonas e o arquipélago do Marajó. Banhada ao mesmo tempo tanto por águas fluviais quanto por oceânicas), banhada pelo rio Amazonas a oeste e noroeste, pelo oceano Atlântico ao norte e nordeste, pela baía do Marajó a leste e sudeste e pelo complexo de canais distributários do rio Tocantins e do rio Pará a sul.
O arquipélago de Marajó apresenta um complexo fisionômico único no contexto amazônico, com predomínio de campos naturais e florestas inundáveis e de terra firme, influenciadas principalmente pela variação sazonal da precipitação pluviométrica, rede de drenagem fluvial e topografia (Amaral et al. 2007)