quem somos?

A exposição “Levantes amazônicos” faz parte das ações dos projetos de pesquisa intitulados “O destino da indignação: imagem e sublevações na Amazônia” e “Alegorias do sofrimento e da resistência: disposições afetivas da política em imagens fotográficas”, realizados com apoio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), e também resulta do projeto de extensão homônimo, realizado a partir do Programa Eixo Transversal, organizado pela Pró-Reitoria de Extensão da Universidade Federal do Pará (UFPA).

O projeto conta com apoio cultural da Companhia de Desenvolvimento e Administração da Área Metropolitana de Belém (Codem), da Prefeitura de Belém.

A equipe organizadora é composta por docentes e discentes do Programa de Pós Graduação em Comunicação (PPGCom), da Faculdade de Comunicação (Facom) e da Faculdade de Artes Visuais (FAV) da Universidade Federal do Pará (UFPA), em parceria com docentes dos cursos de Jornalismo e de Artes Visuais da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa).

Equipe:

Prof. Dr. Leandro Rodrigues Lage, docente da Faculdade de Comunicação e do Programa de Pós-Graduação em Comunicação, Cultura e Amazônia (PPGCom) da Universidade Federal do Pará (UFPA). Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq - Nível 2. Coordenador do Grupo de Pesquisa em Comunicação, Estética e Política (CEPOLIS/CNPq). Professor do Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Sociedade da Universidade Federal do Tocantins (UFT). Doutor em Comunicação Social pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).


Profa. Dra. Rosane Maria Albino Steinbrenner, docente da Faculdade de Comunicação (FACOM) e do Programa de Pós-Graduação em Comunicação Cultura e Amazônia (PPGCOM) da Universidade Federal do Pará. Possui especialização em Gestão Pública, Planejamento e Meio Ambiente (2004), mestrado em Planejamento do Desenvolvimento (2006), doutorado em Ciências - Desenvolvimento Socioambiental (2011) pelo Programa de Pós-graduação do Núcleo de Altos Estudos Amazônicos(NAEA), da Universidade Federal do Pará (NAEA/UFPA) e pós-doutorado (2018) pelo Programa de Pós-graduação em Sociologia e Antropologia (PPGSA-UFPA).


Prof. Dr. Marcelo Leite Barbalho, professor da Faculdade de Comunicação e do Programa de Pós-Graduação em História (PPGHIST) da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa). Concluiu doutorado em Comunicação e Cultura pelo Programa de Pós-Graduação da Escola de Comunicação da Universidade Federal do Rio de Janeiro (PPGCOM-UFRJ), sob orientação do professor Mauricio Lissovsky, com estágio de pesquisa no Laboratório de História Visual Contemporânea (Lhivic) da Escola de Altos Estudos em Ciências Sociais, em Paris.


Bolsistas: Lucas Germiniani, discente em Comunicação Social - Jornalismo na UFPA; Mateus Felipe de Jesus, discente em Cinema e Audiovisual na UFPA; Luana Silva, discente em Museologia na UFPA, e Eliza Palheta, discente em Museologia na UFPA.


Para saber mais sobre o projeto, acesse nosso Instagram: @projeto_levantes