Frequentemente, a função de cuidador de um indivíduo com doença de Parkinson envolve cuidados relacionados com a higiene pessoal do doente e ajuda recorrente nas suas transferências, muitas vezes associados à falta de instrumentos facilitadores/auxiliares destas atividades. Esta sobrecarga acabará por afetar o sistema músculo-esquelético, levando a dor e outros sintomas associados. Desta forma, são propostos alguns exercícios que deverão ser realizados diariamente com o objetivo de atenuar/prevenir o surgimento destes sintomas e melhorar a qualidade de vida também do cuidador.
Procure desenvolver uma rotina regular de exercício. O exercício ajudará a melhorar os seus níveis de condicionamento físico, mas também estimula a libertação de endorfinas que ajudam a reduzir o stresse e prevenir muitas condições, incluindo problemas cardíacos, pressão alta, artrite, osteoporose e acidentes vasculares cerebrais.
Poderá encontrar alguns exercícios simples, que poderá executar em casa ou onde achar mais conveniente, nos vídeos ou nos folhetos informativos que preparamos para si no âmbito do Dia Mundial.