HISTÓRICO DO EVENTO
A história do evento é marcada pela trajetória do próprio Curso de Licenciatura em Matemática, do campus de Araguaína, da Universidade Federal do Norte do Tocantins (UFNT), antiga UFT. Inaugurado em 1985 como o Curso de Ciências/Matemática, inicialmente sediado na FACILA e posteriormente transferidos para a UNITINS. Em 2002, com a criação da Universidade Federal do Tocantins (UFT), o curso foi realocado para a nova instituição.
Em 2004 com a chegada dos primeiros professores concursados da UFT, aconteceu a primeira edição da SEMAT. Esse momento inaugural não apenas estabeleceu a tradição do evento, mas também sinalizou o início de uma prática que transcenderia décadas.
Em 2009, aconteceu a criação do Curso de Licenciatura em Matemática, resultante da reformulação do então Curso de Ciências/Matemática. Esta transformação conferiu uma nova dinâmica ao cenário de ensino, pesquisa e extensão em Matemática, Educação e Educação Matemática na região, o que se refletiu diretamente na consolidação do Encontro Regional de Educação Matemática em 2012.
Com a criação do Curso de Especialização em Educação e Educação Matemática (CEEEM) na UFT, verificou-se a necessidade de um encontro de discentes, docentes e pesquisadores da pós-graduação em Matemática, em Educação e em Educação Matemática, que este ano está na sua oitava edição. Hoje já envolve também alunos do Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional (PROFMAT) e do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática (PPGecim).
Os três eventos ocorrem anualmente de forma concomitante, fortalecendo ainda mais a interação e a abordagem abrangente dessas áreas. O que começou como uma semana acadêmica há mais de duas décadas agora se transformou em um evento integrado, que conta com a participação dos alunos do CLM, CEEEM, PROFMAT, PPGCIM, além de estudantes e professores da rede básica de ensino do Tocantins. Também participam discentes, docentes e pesquisadores de outras instituições e regiões.