Para aproveitar monitoria como estágio, é preciso seguir os seguintes passos e requisitos:
A carga horária da monitoria deve ser igual ou superior que 160h
Certificado ou declaração de conclusão da monitoria
Relato das atividades realizada na monitoria (pode utilizar o mesmo modelo de relatório final disponível na aba Anexos)
Abertura de processo no SEI do tipo "Aproveitamento de estudos" anexando o relatório assinado e avaliado pelo professor que ministrou a disciplina junto com o seu histórico escolar.
Para aproveitar iniciação científica como estágio, é preciso seguir os seguintes passos e requisitos:
A carga horária da iniciação científica deve ser igual ou superior que 160h
Certificado ou declaração de conclusão da iniciação científica
Relato das atividades realizada na iniciação científica (pode utilizar o mesmo modelo de relatório final disponível na aba Anexos)
Abertura de processo no SEI do tipo "Aproveitamento de estudos" anexando o relatório assinado e avaliado pelo professor que coordenou o projeto de pesquisa junto com o seu histórico escolar.
ATENÇÃO: É possível realizar aproveitamento de atividades de extensão como estágio, porém, não é possível utilizar o mesmo certificado para o componente curricular de atividades de extensão. Considerando a carga horária deste componente curricular, só é recomendado aproveitar essa atividade como estágio se você tiver carga horária de extensão sobrando.
Para aproveitar iniciação científica como estágio, é preciso seguir os seguintes passos e requisitos:
A carga horária das atividades de extensão deve ser igual ou superior que 160h
Certificado ou declaração de conclusão das atividades de extensão
Relato das atividades realizada nas atividades de extensão (pode utilizar o mesmo modelo de relatório final disponível na aba Anexos)
Abertura de processo no SEI do tipo "Aproveitamento de estudos" anexando o relatório assinado e avaliado pelo professor que coordenou o projeto de extensão junto com o seu histórico escolar.
ATENÇÃO: para que as horas trabalhadas sejam contabilizadas como estágio, é preciso preencher e assinar o plano de atividades com um(a) docente orientador(a). Posteriormente, é preciso entregar os relatórios das atividades desenvolvidas para aproveitamento do regime CLT como estágio.
Para aproveitar regime CLT como estágio, é preciso seguir os seguintes passos e requisitos:
O primeiro passo é convidar um(a) docente efetivo(a) de uma das seguintes áreas: computação; eletrônica; ou controle e automação. O docente escolhido será responsável por avaliar se as atividades desenvolvidas no regime CLT possuem relação com o curso, bem como avaliar o seu relatório final.
O segundo passo é preencher o plano de atividades (o modelo está na aba de Anexos), onde você e seu orientador(a) devem assinar.
O terceiro passo é baixar o seu histórico escolar. Está disponível no Portal Acadêmico (PA).
O quarto passo é acessar o SEI e abrir um processo do tipo "estágio não-obrigatório" anexando o histórico escolar e o plano de atividades devidamente preenchido e assinado. Caso não tenha uma conta no SEI, será preciso criar por meio do mesmo link e aguardar até 48h úteis para a liberação da conta.
O quinto passo é elaborar um relatório final das atividades desenvolvidas (modelo disponível na aba Anexos) e encaminhar para o(a) docente que te orientou para que avalie e assine.
O sexto passo é abrir um processo no SEI do tipo "aproveitamento de estudos" e anexar o relatório final e o comprovante de vínculo CLT. Feito isso, aguarde a próxima reunião do colegiado ou o contato da supervisão de estágios.