Linhas de Pesquisa


Materiais e Meio Ambiente

Na linha de pesquisa Materiais e Meio Ambiente (MM) são inseridos projetos e disciplinas de formação em três frentes: (i) resíduos sólidos; (ii) impactos ambientais dos materiais e seus processos produtivos e (iii) novos materiais e técnicas para remoção e detecção de contaminantes ambientais (sorventes, filtros químicos e biológicos, filtros atmosféricos, sensores, etc.). Na primeira frente de pesquisa são abordadas disciplinas e pesquisas que visem proporcionar ao discente a capacidade em desenvolver projetos para avaliação dos resíduos sólidos urbanos, industriais e agropecuários, seu reaproveitamento e tecnologias de reciclagem. Na segunda frente de atuação são abordados os impactos ambientais dos materiais (metais pesados, plásticos e microplásticos, particulados cerâmicos, etc.) e de seus processos produtivos (indústria metal-mecânica, cerâmica, cimentícia, termoplásticos, embalagens, etc.). Na última frente, são realizadas pesquisas na área de produção de novos materiais e técnicas sustentáveis como embalagens e produtos biodegradáveis, sorventes e filtros para tratamento de águas e do ar, sistemas de liberação controlada, desenvolvimento de sensores eletrônicos para detecção de contaminantes em gases ou líquidos, como desenvolvimento e avaliação de metodologias de separações e classificações de materiais e contaminantes.

Mudanças Climáticas, Energia e Poluição Atmosférica

Na linha de pesquisa Mudanças Climáticas, Energia e Poluição Atmosférica (ME) são inseridos projetos com três campos complementares, são eles: (i) meteorologia e qualidade do ar; (ii) mudanças climáticas e conforto ambiental e (iii) energia e eficiência. Nesse primeiro campo de pesquisa são inseridos projetos e disciplinas de formação que visem proporcionar ao discente a capacidade em desenvolver projetos para avaliação dos processos atmosféricos através de modelagem numérica (utilização de modelos numéricos como AERMOD, CALLPUFF), utilização de produtos de satélites, além de amostragem in situ e análise laboratorial química de poluentes atmosféricos (gases, partículas e através da deposição atmosférica). No segundo campo, há análises climáticas regionais a partir de projeções futuras de conforto térmico e acústico e seus efeitos na saúde e ao meio ambiente, impactos de mudanças climáticas e uso do solo sobre a hidrologia e erosão no solo. Na última temática, são realizadas pesquisas na área de produção de biocombustíveis de alta sustentabilidade, análise de viabilidade termo-econômica e ambiental de projetos energéticos, eficiência energética em processos industriais, redução e controle de emissões de sistemas energéticos, tecnologias de cogeração e poligeração de energia, geração de energia distribuída e planejamento energético.

Saneamento e Geotecnia Ambiental

Na linha de pesquisa de Saneamento e Geotecnia Ambiental (SG), as disciplinas de formação e os projetos de pesquisa possuem como objetivo proporcionar ao discente capacidade em desenvolver trabalhos no tratamento de água, no tratamento/aproveitamento de águas residuárias e resíduos sólidos, assim como na investigação do subsolo e água subterrânea, avaliação da estabilidade de taludes e na recuperação de áreas degradadas.