Artigos


Artigos completos


“Trajetórias de mulheres na ciência: ‘ser cientista’ e ‘ser mulher’” (abre em nova aba), de Fabiane Ferreira da Silva e Paula Regina Costa Ribeiro, publicado em 2014, conta a trajetória acadêmica e profissional de algumas mulheres na ciência, trazendo um movimento de protesto e luta em um contexto masculino.

“As mulheres praticando ciência no Brasil” (abre em nova aba), de Márcia Gorett Ribeiro Grossi, Shirley Doweslei Bernardes Borja, Aline Moraes Lopes e Aleixina Maria Lopes Andalécio, publicado em 2016, trata sobre os avanços da participação de mulheres no meio científico no começo do século 21, bem como sobre os obstáculos que ainda precisam ser vencidos.

“A construção social da produção científica por mulheres” (abre em nova aba), de Léa Velho e Elena León, publicado em 2012, sobre a representatividade feminina no meio acadêmico e científico.

“Mulheres na ciência: um estudo da presença feminina no contexto internacional” (abre em nova aba), de Josefa Martins da Conceição e Maria do Rocio Fontoura Teixeira, publicado em 2018, sobre a participação de mulheres na ciência atualmente.

“Um sobrevoo no ‘Caso Marie Curie’: um experimento de antropologia, gênero e ciência” (abre em nova aba), de Gabriel Pugliese, publicado em 2007, discute sobre as relações que permearam as descobertas de Marie Curie e suas premiações, aplicando-as em um contexto geral da ciência.

“Matemática, Mulheres e Mitos: causas e consequências históricas da discriminação de gênero” (abre em nova aba), de Tadeu Fernandes de Carvalho, Denise Helena Lombardo Ferreira e Júlio César Penereiro, publicado em 2016, dá um panorama da participação das mulheres na ciência desde a Grécia Antiga até o século 20, discutindo e evidenciando as consequências da desigualdade de gêneros.