Incorporando cultura de startup em AP1 e ap2

Seja bem vindo(a) à página do projeto de ensino "Incorporando cultura de startup em AP1 e AP2", um projeto interdisciplinar disruptivo, que visa promover um ambiente de aprendizado que seja menos conteudista e mais focado no desenvolvimento e preparação dos discentes. Para tanto, são trabalhados conceitos relacionados as hard skills (ementa das disciplinas) e soft skills (projeto de ensino), construindo habilidades e competências para formar o profissional do futuro em Ciências da Computação.

Visão geral do projeto de ensino

Este projeto promove um ambiente de aprendizado que permite aos discentes assimilarem a relação entre estruturas computacionais para solucionar problemas reais. Durante a condução deste, desenvolvemos um conjunto de ações envolve: identificar os alunos que têm dificuldade no aprendizado, aplicar atividades laboratoriais que permitam a interação social entre os discentes, bem como propor atividade avaliativa que estimule o learn by doing e empreendedorismo, com vistas a propor soluções para questões e problemas socioculturais e ambientais identificados na própria comunidade. Além disso, o projeto é desenvolvido de forma transversal e interdisciplinar, englobando as disciplinas de AP1 e AP2. Projeto Pré-Selecionado no Prêmio Educador Transformador, categoria Ensino Superior. O prêmio é fruto da união do Prêmio Professor Transformador da Bett Brasil e Instituto Significare e do Prêmio Sebrae de Educação Empreendedora do Sebrae 2023 

Prof. Ana Paula

http://lattes.cnpq.br/5980770356804080 

Sobre mim

O meu nome é Ana Paula e atuo no curso de Ciências da Computação, da UFJ, desde 2012. Durante esses anos, tenho tido a satisfação de ministrar as disciplinas de Algoritmos e Programação 1 e 2, respectivamente AP1 e AP2, aos ingressantes. Sinto grande responsabilidade em fazer o meu melhor como docente, afinal, os conteúdos programáticos contemplam as cadeiras introdutórias de programação no curso. 

Recentemente, fui selecionada para ser líder da Área 64, que é uma comunidade que visa promover um ambiente inovador na região Sudoeste do Estado de Goiás, sendo composta por pessoas que buscam a transformação e crescimento. A Área 64 apoia a implantação do Parque Tecnológico Jataí e é parceira do programa Empreenda Jataí.

Em linhas gerais, gosto do uso da tecnologia aplicada à solução dos problemas. Acredito que o ecossistema de inovação, aliado ao desenvolvimento pessoal, promove melhoria à sociedade.