Paulo Gabriel Godinho Delgado é autor da Lei da Reforma Psiquiátrica Brasileira e da Lei das Cooperativas Sociais. Sociólogo, pós-graduado em Ciências Políticas, Professor Universitário, foi deputado federal por seis mandatos a partir da Constituinte iniciada em 1987. Coordenador da delegação brasileira junto à Convenção das Nações Unidas (ONU) sobre mudanças climáticas (Eco 92), no Rio de Janeiro. Delegado brasileiro na conferência de Kyoto - Japão. Foi Presidente da Comissão de Educação e Cultura da Câmara dos Deputados; Vice-presidente da Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional; foi presidente do Grupo Brasileiro do Parlamento Latino Americano. É membro da Ordem do Rio Branco - Itamaraty - e Chanceler da Ordem do Mérito Nacional da França. Conferencista e Consultor nas áreas educacional, empresarial, trabalhista e política. Assina a coluna de política internacional dos jornais Correio Braziliense e O Estado de Minas
Mário Caixeta é Bacharel em Direito pela Universidade Federal de Uberlândia (2000). Membro do Ministério Público do Estado de Goiás, titular da 102ª promotoria de justiça de Goiânia, e membro auxiliar do Grupo de Atuação Especial na Área da Saúde do MPGO; membro do Conselho Penitenciário do Estado de Goiás; mestre em História – linha de pesquisa Cultura e Poder, pela PUC-GO; Especialista em Processo Civil, Criminologia e Política Criminal; professor convidado da Escola Superior do Ministério Público do Estado de Goiás.
Nathália é Mestre em Enfermagem pela Universidade Federal de Goiás. Especialista em Saúde Mental pela Universidade Federal de Goiás. Professora Adjunta na Faculdade de Enfermagem da Universidade Federal de Goiás. Gerente de Saúde Mental da Secretaria de Estado da Saúde de Goiás. Enfermeira e Pesquisadora. Mãe do Miguel e do Pedro.
Cassius é promotor de justiça no Ministério Público do Estado de Goiás desde 1998. Atualmente titular da 88ª Promotoria de Justiça de Goiânia, com atribuição na área de cidadania. Mestrando no curso de Mestrado Profissional do PPGDP-UFG.
Eduardo Sugizaki tem Doutorado em Filosofia pela Universidade da Picardia Júlio Verne - França (2011) e Doutorado em História pela UFG (2011), em regime de cotutela. Pós-doutorado em Filosofia pela UNIFESP (2012-2018). Mestrado em Filosofia Política pela UFG (1997). Licenciado em Filosofia pela UFG (1993). Prêmio de Tese da UFG, Expressão Acadêmica, em 2012, a Editora da UFG publicou seu livro A Doença de Carrión – Uma História dos Limites do Conhecimento Clínico (1842-1913). Organizador do livro no prelo: Deusdet-e-Camardas: Documentos e História da Luta Antimanicomial em Goiás (Editora da UEG).
Sônia é professora titular aposentada do Instituto de Psicologia da Universidade Federal da Bahia, com mestrado em Psicologia Social pela Universidade Gama Filho e doutorado em Psicologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Estágio pós-doutoral na Universidade Complutense de Madri (UCM) e no Magdalene College da Cambridge, UK, ambos com bolsa CNPq. Fez segundo estágio pós-doutoral na UCM com Bolsa CAPES do Programa de Cooperação Internacional Brasil/Espanha. Atua na pós-graduação do Instituto de Psicologia. É bolsista de produtividade do CNPq. Coordena o grupo de pesquisa Emoções, Sentimentos e Afetos em Contextos de Trabalho, desenvolvendo pesquisas sobre trabalho emocional, regulação emocional, emoções intergrupais, competências socioemocionais, regulação emocional e bem-estar subjetivo, psicológico e no trabalho. Interesse em métodos qualitativos, especialmente grupos focais. Membro da International Society for Research on Emotion (ISRE), da Sociedade Brasileira de Psicologia Organizacional e do Trabalho e da RIPOT (Red Iberoamericana de Psicología Organizacional y del Trabajo). Membro do Comitê Gestor PePsic representando a SBPOT. Editora adjunta da Paideia (USP) em fevereiro de 2024.
Anna Karollina é mulher negra, psicóloga (UFG), educadora, especialista em Ensino Interdisciplinar sobre Infância e Direitos Humanos (UFG), mestra em Psicologia (UFG) e doutora em Psicologia Clínica e Cultura (UnB). Atua como psicóloga clínica, é sócia do Chão de Nós e pesquisadora no campo dos movimentos sociais de mães como estratégias de saúde mental. Possui experiência em pesquisa e intervenção em contextos psicossociais, tais como o sistema prisional, instituições de acolhimento para crianças e adolescentes e assistência a estudantes negros, quilombolas, indígenas e estrangeiros em programas de ações afirmativas. Na clínica, interessa-se por temas relacionados aos impactos do racismo na saúde mental, à subjetividade de mulheres negras, aos relacionamentos afetivos e aos efeitos nocivos do trabalho sobre os indivíduos.
Luiza é médica psiquiatra com graduação em Medicina pela UFG e residência médica em psiquiatria pelo HC/UFG. Mestra em Saúde Coletiva pela UFG. Psicoterapeuta de Orientação Analítica pelo CELG/CEPOA. Preceptora das residências médicas em psiquiatria do HC/UFG e da Unievangélica. Médica assistente do Programa Saudavelmente da UFG.
Manuella é médica graduada na UFG, fez residência de psiquiatria na Escola Paulista de Medicina (Unifesp-EPM), mestre em Saúde Coletiva, doutoranda em Epidemiologia, foi médica do SUS por quinze anos, atualmente servidora da UFG e do Tribunal de Justiça de Goiás.
Elise é Psicanalista. Pós-doutoranda no Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo. Doutora em Psicologia clínica e cultura pela UnB, doutorado sanduíche na Université Sorbonne Paris 7, formação básica em psicanálise pelo Instituto Sedes Sapientiae, mestra em psicologia na área de processos psicossociais, e especialista em psicologia do trabalho, psicóloga efetiva da Secretaria de Estado da Saúde de Goiás, lotada no Centro de Referência em Saúde do Trabalhador.
Marilucia é Doutora em Psicologia Clínica e Psicopatologia pela Université de Nice Sophia Antipolis- França. Professora Associada do Curso de Psicologia da Universidade Federal de Goiás. Docente do curso de Especialização em Atendimento à Criança e ao Adolescente em Situação de Violência UFG/MJSP. Vice-Coordenadora do Centro de Estudos,Pesquisa e Extensão do Adolescente CEPEA/UFG. Membro do Comitê de Ética em Pesquisa com Seres Humanos/UFG. Formação em Psicanálise e Psicopatologia Fundamental. Supervisora de estágios em psicologia forense. Formadora da Metodologia Pre-Texts de Doris Sommer/Harvard. Supervisora clínica voluntária de programas de atendimento à vítimas de abuso sexual e clínica do trauma. Formação em Políticas e Intervenção nos Comportamentos Aditivos e nas Dependências pelo SICAD/Portugal. Professora dos cursos de Formação dos Profissionais do Socioeducativo SINASE e da PNAISARI. Coordenadora do Projeto Levemente de desenvolvimento socioemocional e prevenção de violências nas Escolas do Futuro do Estado de Goiás. Coordenadora do Projeto "Despertar", habilidades socioemocionais e educação empreendedora para adolescentes do socioeducativo em Goiás e Distrito Federal SECADI/MEC. Coordenou a Gerência de Saúde, Dependência Química e Reintegração Social do Sistema de Execução Penal/Administração Penitenciária do Estado de Goiás pelo período de cinco anos. Foi professora dos cursos de Especialização em Gerenciamento de Segurança Pública da Secretaria de Segurança Pública e Administração Penitenciária do Estado de Goiás. Palestrante/colaboradora do Programa de Preparação para a Aposentadoria dos Servidores da Superintendência Regional da Polícia Federal em Goiás. Membro do Núcleo de Estudos Africanos, Afrodescendentes e Indígenas NEADI/UFG
Título do Minicurso:
Prevenção contra o suicídio: do modelo biomédico a atenção psicossocial.
Douglas é Enfermeiro pela Faculdade de Enfermagem da Universidade Federal de Goiás - FEN/UFG (1996). Mestre em Biologia pelo Instituto de Ciências Biológicas da Universidade Federal de Goiás - ICB/UFG (2004). Doutor em Enfermagem pela Faculdade de Enfermagem da Universidade Federal de Goiás (2018). Professor Adjunto II do curso de Enfermagem da Universidade Federal de Goiás, membro do Núcleo de Estudos em Paradigmas Assistenciais e Qualidade de Vida - NEPAQ, membro da Coordenadoria de Pesquisa da Faculdade de Enfermagem da Universidade Federal de Goiás, conselheiro do Comitê de Ética em Pesquisa da Universidade Federal de Goiás e Coordenador de Assuntos Estudantis da Faculdade de Enfermagem - CAE/PRAE, Coordenador do Projeto: ENaSaM-U Estudo Nacional de Saúde Mental nas Universidades, na Universidade Federal de Goiás, atuando no ensino, pesquisa e extensão na área de enfermagem, especificamente: Enfermagem Psiquiátrica e Saúde Mental.
Título do Minicurso:
Entre laudos e laços: clínica crítica e função ética da Psicologia em contextos de vulnerabilidade.
Leda Mendes Gimbo é psicóloga, professora da Universidade Federal de Goiás (UFG) e Gestalt-terapeuta. É licenciada e bacharel em Psicologia pela UFPB, especialista em Neuropsicologia, mestre e doutora em Psicologia (UFRN), com tese sobre o fechamento de hospital psiquiátrico e os desdobramentos da Reforma Psiquiátrica. Coordena iniciativas de pesquisa, como Grupo de Estudos e Pesquisas em Gestalt-terapia, Gestalt UFG e extensão na Faculdade de Educação e no Laboratório de Práticas em Psicologia (LPP-UFG), como o LAÇO – Laboratório de Acolhimento e Cuidado ao Outro. Sua atuação integra Psicologia Social Crítica e clínica gestáltica, articulando fenomenologia crítica, feminismos, estudos contracoloniais e debates sobre poder, gênero, violências estruturais, precariedade e processos de subjetivação. No PPGP/UFG, compõe a linha “Subjetivação, clínica e cultura” e desenvolve o projeto “Violência de gênero e clínica gestáltica: implicações teóricas e possibilidades interventivas” (2023–2025). Entre os desdobramentos recentes, investiga cartografias afetivas ética e metodologia da pesquisa clínica, articulando produção acadêmica, cuidado e intervenção social.
Título do Minicurso:
Insubmissas escritas femininas: tecendo narrativas ancestrais.
Priscilla é Professora Associada do curso de Psicologia da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Goiás (FE/UFG). Docente e pesquisadora do Programa de Pós-graduação em Psicologia (PPGP/UFG) e do Programa de Pós-graduação em Letras e Linguística (PPGLL/UFG). Mestre e Doutora em Psicologia Clínica e Cultura pela Universidade de Brasília (PPG-PsiCC/UnB), com estágio pós-doutoral em Literatura pela Universidade de Brasília (PosLIT/UnB). Membro do GT – Psicanálise e clínica ampliada da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-graduação em Psicologia (ANPPEP). Coordenadora dos grupos de extensão ‘Narrativas marginais’ e ‘LabLit – Laboratório de Literatura’ na UFG.
Título do Minicurso:
Escuta e Manejo Clínico Diante dos Desafios Atuais: A Contribuição de Psicanalistas Latino-Americanos.
Leyliane Masson é professora de Psicopatologia na UFG, onde coordena o projeto de extensão Laboratório de Psicopatologia. Na UFG, é também membro do NEPPEC (Núcleo de Estudos e Pesquisas em Psicologia, Educação e Cultura). É doutora em Psicologia pela USP, com dupla titulação pela UCES (Buenos Aires), e mestre em Educação pela UFG. É membro do Departamento de Psicanálise do Instituto Sedes Sapientiae – SP, além de cofundadora do Latesfip-Cerrado (Laboratório de Estudos em Teoria Social, Filosofia e Psicanálise) e do Nós – grupo de estudos e transmissão em Psicanálise.
Paulo é graduado em Psicologia, especialista em Terapia Cognitiva Comportamental, Especialista em Dependência Química, Especialista em Psicanálise e Saúde e Coordenador das Políticas sobre Álcool e Drogas da Gerência de Saúde Mental/SES
Guilherme é bacharel e licenciado em Psicologia pela UFG, mestre em Psicologia Social pela UERJ e doutor em Psicologia também pela UERJ. Atualmente é professor efetivo do curso de Psicologia da FE/UFG. Possui experiência na área de Psicologia, com ênfase em Psicologia Social, Psicologia Crítica, História Social da Psicologia, Psicologia e Marxismo/Materialismo Histórico-Dialético.