Grupos de Estudos e Pesquisas
DIDATIKÉ: Grupo de Estudos e Pesquisa em Didática Contemporânea FE/UFG
Líderes/Coordenadores: Profª. Dra. Marilza Vanessa Rosa Suano
Grupo cadastrado no diretório de grupos e pesquisa CNPq: dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/7805627761585698
Cooperação Internacional: Rede Internacional de Escolas Criativas – RIEC
Ementa: O Grupo de Estudos e Pesquisas em Didática e Questões Contemporâneas (DIDAKTIKÉ) se alinha as inquietações dos pesquisadores do campo da Didática e visa refletir sobre para onde vai a didática na contemporaneidade? Este grupo visa: a) contribuir para a compreensão, ressignificação e reorganização do estatuto da didática na contemporaneidade; b) compreender e analisar as interfaces emergentes entre processo de ressignificação do estatuto da didática na contemporaneidade e a formação de professores; c) pensar sobre abordagens didáticas emergentes que despontam como iniciativas marginais (MORIN, 2011) e insurgentes (CANDAU, 2018); d) identificar perspectivas didáticas emergentes que visem (re)construir 2 práxis efetivas em favor da transformação social e que produzam enfrentamentos frente ao cenário de retrocessos político-educacional da atualidade.
GEPAE - Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Avaliações Externas na Educação
Coordenadora: Profa. Dra. Aline de Fatima Sales Silva
O grupo de estudos analisa a implementação de políticas de avaliação externa nas escolas do Ensino Fundamental. Esses testes pretendem avaliar o desempenho dos estudantes das escolas públicas de todo o país, subsidiando a formulação, reformulação e monitoramento de políticas públicas e programas de intervenção pedagógica ajustados às necessidades diagnosticadas nas áreas e etapas de ensino avaliadas. Nesse sentido trazemos ao debate o sistema de avaliação do Ensino Fundamental que privilegia mecanismos de controle da escola, retira a autonomia pedagógica dos professores, introduz o ideal de produtividade no trabalho educativo e rankeamento dos estudantes e das escolas. Esse sistema tem sido implementado especialmente a partir de um discurso orientado pela ideia de qualidade da educação, vinculado a destinação de recursos públicos para as escolas a partir da lógica do desempenho e do mérito.
ATELIÊ PEDAGÓGICO (Em construção)
Coordenador Geral: Prof. Dr. José Firmino de Oliveira Neto
Coordenadora Pedagógica: Profa. Dra. Aline de Fatima Sales Silva
Coordenadora de Pesquisa: Profa. Dra. Silvana Bollis
Coordenadora de Extensão: Profa. Dra. Elzimar Pereira Nascimento Ferraz
O Ateliê pedagógico está sendo estruturado pelo NUFOP com o objetivo de contribuir com a formação de professores, do curso de Pedagogia/FE-UFG e justifica-se pela compreensão crítica da educação apreendida como fenômeno complexo, que se realiza como prática social intencionalizada de caráter epistêmico, cultural, ético, estético e político. Considerando que o estágio curricular obrigatório deve ser vivenciado como práxis constitutiva da formação e da identidade dos futuros professores da educação infantil e dos anos iniciais do ensino fundamental, o Ateliê pedagógico deverá se constituir como espaço de criação, fundamentado no trabalho com múltiplas linguagens, destinado a (re)pensar a formação de professoras-professores e práticas pedagógicas.
Projetos de extensão
CICLO DE DEBATES: SOCIEDADE, EDUCAÇÃO, ESCOLA E FORMAÇÃO DE PROFESSORES
Coordenadora: Profa. Dra. Aline de Fatima Sales Silva
Vice-Coordenadora: Profa. Dra. Valdeniza Maria Lopes da Barra
O projeto de extensão tem o objetivo de promover o debate e suscitar discussões sobre os estudos e pesquisas desenvolvidos no campo da educação a partir dos referenciais histórico-político-metodológicos que fundamentam as concepções de formação de professores da Educação Básica, especialmente, no contexto da escola pública. Prevê o desenvolvimento de atividades no formato “Ciclo de Debates” com a participação de convidados de diferentes instituições, apresentando as temáticas relativas à formação de professores nos diferentes níveis e modalidades e discussões pertinentes à prática pedagógica na compreensão da práxis como realidade essencial e imprescindível do trabalho docente. Os encontros acontecem mensalmente nas dependências do NUFOP/FE/UFG, no decorrer do semestre letivo. As atividades tem como público-alvo: professores de licenciaturas, professores de escolas básicas, estudantes de licenciaturas, servidores técnico-administrativos das instituições educacionais, profissionais de secretarias de educação, representantes de setores de universidades responsáveis por políticas de estágio/formação de professores e comunidade geral.