O Grupo de Estudos em Simbolismos e Práticas Cotidianas no Organizar (GESIP) foi formado em 2011 na Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), e possui como líderes, desde a sua primeira formação, a Profª Drª Letícia Dias Fantinel e o Profº Dr. Alfredo Rodrigues Leite da Silva. O grupo é certificado pelo CNPq.
O GESIP tem como objetivo ampliar o conhecimento sobre as relações entre as práticas cotidianas, as manifestações simbólicas e os contextos organizacionais. São abordados vários temas no contexto organizacional, tais como: simbolismos, relações de poder, cultura, representações sociais, estratégia como prática social e estudos baseados em prática.
Nosso principal foco de estudo são pequenos grupos de artesãos, feiras e eventos populares e demais organizações entre pessoas, mas também estudamos as grandes organizações. Nesses contextos, os fenômenos organizacionais são analisados na ótica dos seus envolvimentos com as práticas das pessoas no cotidiano. Um cotidiano no qual se manifestam simbolismos, culturas, representações sociais, relações de poder e práticas.
Em termos de resultados, os nossos trabalhos que são frutos de nossas pesquisas, têm sido discutidos em eventos como CBEO, ENANPAD e ENEO e publicados em periódicos nacionais e internacionais como BAR, RAUSP, RAC, RCA, O&S, CadernosEBAPE, RAP, REAd, Psicologia & Sociedade. Você pode conferir as nossas publicações acessando as Principais Publicações .