1) É possível mesclar as bases de dados e utilizar no mesmo projeto os dados extraídos da WOS e Scopus?
É possível, desde que os dados da base Scopus sejam convertidos e que os trabalhos duplicados sejam excluídos antes de serem inseridos no software (evitar a análise de dados duplicados).
2) A exportação do arquivo RIS no Scopus limita a extração de 2000 itens. Apliquei filtros de datas e exportei dois arquivos RIS que depois foram convertidos e salvos com o padrão adequado para análise no Citespace. Essa é uma boa abordagem ou temos outras tratativas melhores para o caso?
A respeito da limitação do número de trabalhos a serem extraídos da Scopus, são propostas duas soluções: filtragem maior dos dados ou exportação dos dados de 200 em 200 registros.
1 - Filtragem maior dos dados: para reduzir o número de resultados retornados na pesquisa, podem ser selecionados os tipos de documentos (artigos ou revisões) e o ano (restringir pelos anos de maior número de publicações ou mais recentes - últimos 5 anos);
2 - Exportar os dados de 200 em 200 registros: na página dos resultados, selecionar em "display" a visualização de 200 resultados por vez na página. Em "all", selecione apenas os resultados da página. Sendo assim, extraia página por página dos resultados, de 200 em 200 registros, lembrando de converter os arquivos depois, no CiteSpace. Pode ser necessário que, após as conversões, você renomeie os arquivos em ordem de download, conforme feito na palestra para os dados da Web of Science ("download_1", "download_2", etc) para que o CiteSpace identifique a ordem de citação.
Observações: para que os resultados retornados do CiteSpace sejam mais específicos, indicamos uma análise detalhada dos termos de busca utilizados nas bases de dados, visando obter uma quantidade significativa de pesquisas relevantes sobre o tema. Outro ponto a ser considerado relaciona-se à capacidade de processamento do computador utilizado. Uma grande quantidade de dados de entrada no Citespace pode aumentar demasiadamente o tempo de processamento do software.
3) Durante o treinamento foi mencionado que valores de Q entre 0,4 e 0,8 são aceitáveis. Há um range de aceitação para S?
De acordo com Chen e Song (2019), uma rede desejável é aquela em que há uma alta modularidade (Q) e uma alta média de valores de silhuetas (S), ou seja, um valor Q próximo a 1 indica clusters mais bem definidos e um valor S próximo a 1 indica uma confiança em como os nós são agrupados. Sendo assim, ele indica os valores ideais para Q e S, porém não define nenhuma faixa de valores considerados inadequados para estas variáveis. Para valor de referência, no artigo abaixo o Chen considera como moderada uma pontuação média da silhueta de 0,34 à 1
CHEN, Chaomei; SONG, Min. Visualizing a field of research: A methodology of systematic scientometric reviews. PloS one, v. 14, n. 10, p. e0223994, 2019.