Seminários: Autoritarismo e Liberdade (2024 / 2025)

 Transmissão: www.youtube.com/gefpufal


CERTIFICADOS OUVINTES: 

Haverá certificados para ouvintes que assinarem a lista de presença durante a transmissão ao vivo. Não é necessário fazer inscrição previamente. A lista será disponibilizada pelo chat no nosso canal no YouTube durante a transmissão ao vivo. Podemos levar até 30 dias para o envio dos certificados por e-mail.



AUTORITARISMO E LIBERDADE

Ciclo de Debates - Online - Biênio 2024 / 2025

SEMINÁRIOS INTERNACIONAIS

Organização: Flávia Benevenuto; Taynam Bueno; Fernanda Salgueiro; Natalia Tavares; Bruna Martins 

 

Sobre a Proposta do Evento:

 O Seminário "Autoritarismo e Liberdade", organizado pelo Grupo de Estudos de Ética e Filosofia Política da UFAL, foi concebido como mote para não esquecermos do sombrio período da ditadura civil-militar brasileira, que durou 21 anos. Ele se estendeu de 31 de março de 1964, quando o presidente João Goulart foi deposto, até 15 de março de 1985, com o término do governo do General João Figueiredo.  

De forma simbólica, a conferência de abertura do Professor Newton Bignotto, intitulada Autoritarismo e Violência”, marca este mês de março, quando o golpe completa 60 anos. Ao mesmo tempo abre uma sequência de debates que se estenderá pelo período de um ano. Assim, a partir de março de 2024 promoveremos debates mensais que ocorrerão até março de 2025. Nesse período o seminário contará com mesas compostas por pesquisadores voltados ao tema da liberdade e às temáticas relacionadas ao autoritarismo. Trata-se de retomar a história da filosofia com apresentações de reflexões baseadas em autores de diferentes momentos históricos acerca de conceitos de liberdade, autoritarismo, tirania, ditadura e totalitarismo. Tal percurso de reflexões suscitará autores como Sêneca, Maquiavel, Hannah Arendt, Claude Lefort, dentre outros.  

Ao final desse seminário, que se estenderá por um ano, pretende-se com a conferência de encerramento, marcar o fim da ditadura com uma reflexão sobre o que costumamos chamar de período de “redemocratização”, que completará 40 anos em março de 2025.  

LinkYouTube

PROGRAMAÇÃO DO BIÊNIO


28/03 - 19h - Conferência de Abertura

Newton Bignotto (UFMG).  Autoritarismo e Violência 


25/04 - 14h 

Fernanda Salgueiro (PPGF USP) - O comando militar em Maquiavel 

Flávia Benevenuto (UFAL) - Liberdade em Maquiavel: o problema da expansão das repúblicas 


23/05 - 14h

Bruno Santos Alexandre (UFAC) - Lefort, Maquiavel e a democracia 

Christiane Cardoso Ferreira (doutora pela USP) - “Golpe de Estado”: (re)ordenação do regime político e os usos da violência em Maquiavel 


20/06 - 14h  

Fabrina Magalhães (UFF) - Liberdade e participação cívica em Leonardo Bruni 

Patrícia Aranovich (UNIFESP) - Figuras da tirania 


15/08 - 14h 

Fabiana Benetti (doutora pela UNIOESTE) - O conflito e a sua relação com a liberdade política: de qual conflito fala Maquiavel?  

Sílvio Serrano (doutor pela USP) -  Justiça de Transição no Brasil e na Espanha: “passados que não passam” 


26/09 - 19h - Conferência

Helena Esser dos Reis (UFG/CNPq) - Resistência democrática: “ódio e nojo à ditadura” 


31/10 - 14h 

Natália Tavares (PPGFIL UFMG) - Verdade, memória e política em Hannah Arendt 

Taynam Bueno (UFAL) - Medo e Política: Sêneca e a figura do Tirano