Engenharia de Manufatura Avançada


Engenharia de Manufatura Avançada: capacitação profissional em Engenharia de Manufatura aplicada à Indústria 4.0

SOBRE O PROJETO

A Engenharia de Manufatura Avançada (EMA) vem ganhando espaço nos últimos anos e evidenciando a necessidade de aprimoramento e melhoria de habilidades técnicas de profissionais da área na perspectiva de aumentar o nível da formação de recursos humanos. A manufatura avançada ou "indústria 4.0" é uma expressão que engloba algumas tecnologias para automatização e troca de dados, que utilizam conceitos de sistemas ciberfisicos, internet das coisa (IoT) e computação em nuvem com o objetivo de melhoria da eficiência e produtividade dos processos. Assim seria possível a fusão do mundo virtual e real; a utilização de sistemas ciberfísicos (unidades de produção com representação virtual, permitindo maiores níveis de automação); e a flexibilidade da cadeia produtiva com informação disponível em tempo real para fornecedores e clientes.

A articulação e criação de soluções que usem o potencial da EMA surgem numa perspectiva de tornar operações mais eficientes, além de proporcionar melhoria na integração de processos, ganhando mais robustez na prática técnica, além de tornar os fluxos mais completos com técnicas associadas aos fundamentos e processos inerentes à manufatura. Entretanto, vale ressaltar que para melhor aproveitamento e expansão dessa área do conhecimento no Brasil, faz-se necessário impacto na qualificação de mão de obra atual, principalmente na Amazônia Ocidental, de forma que mais profissionais estejam aptos a atuarem nesse setor.

Embora os profissionais das áreas tecnológicas sejam dotados de formação multidisciplinar e de técnicas e conhecimentos capazes de proporcionar uma boa performance na área de manufatura, pouco se tem discutido sobre a formação de recursos humanos em EMA a partir de conhecimentos teóricos, metodologias, técnicas e ferramentas capazes de promover a melhor imersão na indústria 4.0 e seus desdobramentos.

Nesse contexto, surge a necessidade de promover e disseminar para estudantes e profissionais das Universidades Federais os conhecimentos técnicos necessários para que os atores do segmento possam atuar massivamente no planejamento e implementação da EMA.

Dessa forma, com objetivo de aperfeiçoar e desenvolver recursos humanos em EMA, este projeto visa a capacitação de estudantes de nível superior da área de TI e Engenharias, em tecnologias inerentes à EMA, com o objetivo de permitir aos profissionais aplicarem conhecimentos sobre EMA em vários setores da economia, sobretudo, o da Indústria de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC), transformando e desenvolvendo negócios, aplicações e novas soluções baseadas nestas tecnologias emergentes.

A capacitação em EMA será caracterizada como uma extensão universitária de nível superior, proporcionando aos participantes envolvidos a formação e acompanhamento das tendências do mercado em EMA, além de oferecer aos extensionistas convivência com a realidade social e prática profissional.

O projeto tem como finalidade disseminar a Engenharia da Manufatura Avançada (EMA) através de atividades de formação de recursos humanos, pesquisa e desenvolvimento, visando à capacitação profissional de graduados e estudantes de nível superior da área de TI e Engenharias.

Os seguintes objetivos específicos estão previstos para o alcance da disseminação da EMA:


  • Realização de capacitação em EMA para no mínimo 60 estudantes/profissionais (estudantes da UFAC e demais universidades federais e/ou estaduais e institutos federais, público interno e externo) de nível superior das áreas de Engenharia elétrica, TI e Computação;

  • Capacitar os estudantes para projetos futuros e para o mercado tendo como balizador do conhecimento adquirido na imersão em EMA;

  • Capacitar os estudantes para a identificação das demandas presentes na sociedade, visando formular respostas profissionais para a inovação no mercado de EMA considerando as novas articulações entre a indústria e academia;

  • Promover a criação de mão-de-obra capacitada na Amazônia Ocidental para atuar em projetos de PD&I;

  • Ministrar um ciclo de capacitação de 301 horas na perspectiva de promover o melhor rendimento dos estudantes envolvidos, totalizando 60 estudantes capacitados em EMA.


O presente projeto desempenha um papel importante neste cenário, uma vez que permite a capacitação de profissionais da área e cultivo de novos talentos, que uma vez capacitados, possuirão os conhecimentos e habilidades básicos necessários para atuarem em cargos técnicos e no desenvolvimento de novos projetos em Manufatura.

Tecnologias que estão revolucionando os sistemas de produção

Fábricas inteligentes

Indústria 4.0

Internet das coisas industrial

Conectividade

Digital Twin

Gêmeos digitais