Professora da UFABC desde 2012, fiz bacharelado, mestrado, doutorado e um pós-doutorado em Matemática no IME-USP no período de 2002 a 2011.
Escolhi estudar matemática porque sou fascinada pelo processo de me deparar com um problema que não sei resolver, dedicar tempo e uma boa dose de atenção para entendê-lo com profundidade, tentar solucioná-lo, falhar, ganhar clareza das limitações dos métodos que estou empregando, persistir, enxergar coisas que antes eu não via, parir novas ideias e observar pouco a pouco a ignorância dar lugar ao conhecimento!
E há algo que coloca ainda mais brilho nos meus olhos do que o processo que acabei de descrever: eu sempre soube, desde muito jovem, que queria viver uma vida significativa, que beneficiasse o maior número possível de seres. Ao reconhecer o papel empoderador do conhecimento, seu potencial para melhorar a vida das pessoas, da sociedade e do meio em que vivemos, decidi seguir a carreira de pesquisadora/professora para produzi-lo e compartilhá-lo, transformando minha aspiração de estar a serviço dos seres em realidade!
Cientista molecular de formação, fiz meu doutorado no IME-USP, pós doutorado na UFF e cheguei à UFABC em 2024, muito entusiasmado com fazer parte da formação multidisciplinar e diversa oferecida pela universidade.
Soube que seria professor ao dar minha primeira "aula" de física na biblioteca da escola. Após algumas recuperações de matemática no fundamental, só não imaginava professor de quê...
Como alguém que um dia já teve problemas com a matemática e hoje é fascinado por ela, nada me deixa mais feliz do que quando consigo transmitir o pouco que eu domino desse vasto tema para outras pessoas.
Algo único na matemática é a possibilidade de reduzir mesmo os problemas e conceitos mais complexos a suas componentes fundamentais. Acho que algo similar se aplica ao ensino: toda dificuldade tem uma raiz. Minha missão de vida é, conversando com cada aluna ou aluno, cavar até encontrar essa raiz, para então emendá-la e – a partir daí – deixar o conhecimento florescer.
Matemático, professor, jogador, contador de histórias, boêmio e eterno estudante, não necessariamente nesta ordem. Em poucas palavras: um apaixonado pela vida e pelas pessoas.
Sou graduado e mestre em matemática pela UnB (Universidade de Brasília) e doutor pelo IME-USP. A matemática sempre esteve na minha vida, desde muito pequeno, nas longas conversas com meu avô sobre o Homem que Calculava. Transformá-la em profissão foi uma decisão simples.
E porque não dizer o mesmo sobre a docência... A vida de professor começa de maneira também informal, quando passava tardes inteiras, desde meus 11 anos de idade, ensinando meus colegas aquilo que me fascinava e fugia a eles. Trabalhar com isso era, mais uma vez, inevitável.
Aluna da UFABC desde 2023 e (quase) estudante de neurociência. Sempre gostei muito de conhecer mais sobre tudo que me ronda, então ser uma aspirante a pesquisadora foi uma das decisões mais certeiras da minha vida!
Gosto de jogar todos os tipos de jogos, cozinhar, dançar, curtir a vida e os eventuais barzinhos de quarta.
Como o mundo não vive na minha cabeça, acho que o próposito é passar o conhecimento adiante, e ajudar a vida de todos, não só a minha, na grande jornada que é a vida universitária na UFABC (mesmo nas coisas que sejam chatíssimas e esquisitas).