Universidade Federal do ABC - Campus de Santo André
Foto: Carolina Boccuzzi
Fundada em 2006 e com campus em Santo André e São Bernardo do Campo, a Universidade Federal do ABC se destaca em meio a outras instituições públicas de ensino superior no Brasil devido a sua proposta de formação interdisciplinar desde o primeiro dia - a qual se evidencia na natureza dos eixos de pesquisa da pós-graduação, na possibilidade que graduandos têm de optar por - e caminhar entre - um ou mais cursos de formação específica após a conclusão do bacharelado interdisciplinar, assim como na organização dos centros de pesquisa.
Estudantes de graduação devem optar por uma dentre as quatro opções de curso para ingresso que a Universidade oferece: o Bacharelado em Ciência e Tecnologia, o Bacharelado em Ciências e Humanidades, a Licenciatura em Ciências Humanas ou a Licenciatura em Ciências Naturais e Exatas. Graduandos iniciam sua formação, necessariamente, imersos em uma matriz curricular que tem como eixo norteador a proposta de comunicação e integração entre diferentes áreas do conhecimento, buscando promover a formação de indivíduos dotados de uma visão crítica que aproxime conhecimentos tradicionalmente isolados em ciências sociais, ciências humanas, ciências exatas e ciências biológicas.
Universidade Federal do ABC - Campus de São Bernardo do Campo.
Foto: Carolina Boccuzzi
Universidade Federal do ABC - Campus de Santo André
Foto: João Paulo Reis Soares
Juntamente com o Ensino, a Pesquisa e a Extensão Universitária constituem, também, pilares-base da Universidade, atuando de forma indissociável, ainda que funcionalmente independentes. Tem-se, portanto, uma intersecção de três diferentes abordagens que englobam, de maneira conjunta, a produção e consolidação de conhecimento científico, o desenvolvimento de tecnologias e soluções que atendam às necessidades emergentes da comunidade e a expansão dos limites da Universidade através de intervenções sociais de caráter científico, educativo e cultural.
Para além do projeto pedagógico centrado na interdisciplinaridade, a integração promovida entre o corpo docente, discentes e pesquisadores de diferentes áreas do conhecimento se dá também através da organização física dos espaços da UFABC. Em contraposição ao modelo tradicional que é seguido por diversas universidades-referência brasileiras, a organização dos centros acadêmicos na UFABC segue uma lógica também interdisciplinar: o CMCC (Centro de Matemática, Computação e Cognição), o CCNH (Centro de Ciências Naturais e Humanas) e o CECS (Centro de Engenharia, Modelagem e Ciências Sociais Aplicadas) tomam o lugar dos tradicionais institutos universitários ultra especializados, a fim de integrar - ao invés de segregar - diferentes programas de educação e pesquisa.
Menos de duas décadas após a sua fundação, a UFABC já se consolidou como um dos maiores polos produtores de conhecimento científico do Brasil e da América Latina. Egressos da UFABC se destacam por sua adaptabilidade e capacidade de promover o diálogo entre áreas do conhecimento que não são tradicionalmente relacionadas entre si. Pesquisadores vinculados à UFABC desenvolvem trabalhos em colaboração com pesquisadores de todo o mundo que desafiam as fronteiras impostas à pesquisa acadêmica tradicional. A UFABC acredita que os desafios sociais, políticos, ambientais e tecnológicos enfrentados pela humanidade no presente só serão superados de maneira positiva para a sociedade e o meio-ambiente como um todo se abordados através de um novo olhar: um olhar crítico que seja capaz de reconhecer as nuances e a multiplicidade de fatores que permeiam o dinamismo de mundo atual, em constante transformação.
Universidade Federal do ABC - Campus de Santo André
Foto: Carolina Boccuzzi