IdeiaLab

Veja alguns projetos desenvolvidos e inspire-se para desenvolver seus próprios projetos, ou colabore com os projetos em desenvolvimento.

Seleção e separação automática de objetos em uma esteira transportadora

Utilizando-se Visão Computacional para identificar objetos em uma esteira transportadora, um braço robótico os recolhe e separa. Inicialmente, trabalhou-se para identificar objetos por cores. Em parceria com o Laboratório de Matemática Computacional, pretende-se ampliar as possibilidades de reconhecimento de objetos, definindo-se, por exemplo, modelos capazes de reconhecer diferentes texturas de materiais, para seleção automática de objetos para reciclagem.

Veja um vídeo dos primeiros resultados do projeto aqui.

EcoS: propagando sustentabilidade e inclusão social

Atentos às grandes questões da atualidade, os bolsistas estão desenvolvendo um protótipo de sistema de identificação e separação automática de resíduos sólidos para condomínios. Além dos próprios condôminos, que fornecem os resíduos, catadores de materiais recicláveis são também usuários do sistema. O resíduo separado é embalado e etiquetado para entrega aos catadores cadastrados, de acordo com suas preferências entre os tipos de materiais disponíveis.

O dispositivo físico onde ocorre a separação dos resíduos envolve três esteiras rolantes, concebidas e montadas pelos estudantes. Ao detectar movimento, através de um sensor de presença, ativa-se a câmera de uma placa de prototipagem, para que ela possa ler o código QR na tela do dispositivo móvel do condômino. O identificador (id) de usuário associado a esse código é passado a uma segunda placa, responsável por todas as comunicações com a Internet. Essa placa aciona o funcionamento das esteiras e envia o id a um programa que roda em nuvem. A cada objeto identificado, essa informação é enviada ao programa em nuvem, e o condômino pode acompanhar, na tela de seu aplicativo, a atualização do número de resíduos de cada tipo fornecido por ele.

Atualmente, o sistema trabalha com três tipos de materiais: alumínio (latinhas), cartonados e PET.

Veja um vídeo dos primeiros resultados do projeto aqui.

Se você é professor ou gestor de escola de ensino básico da rede pública, podemos oferecer oficinas ou cursos para professores e alunos. 

Fale conosco