No âmbito do ciclo de conferências “Polibéricos”, organizado pela Catédra de Estudos Ibéricos da Universidade de Évora, irão decorrer, ao longo de 2024, um conjunto de 5 conferências on-line, dinamizados por diversos especialistas internacionais das diferentes temáticas abordadas na área dos Estudos Ibéricos.
Santiago Pérez Isasi (Universidade de Lisboa), conferência intitulada "Amistades peligrosas: canonización y cooptación de las escritoras vascas recientes en el sistema literario ibérico".
O colóquio pretende analisar a tradução de poesia entre os diversos sistemas literários ibéricos ao longo do século XX, assumindo-a como índice cultural particularmente significativo, por permitir, adotando uma perspetiva transnacional, observar aspetos, autores, textos e dinâmicas que os cânones nacionais habitualmente omitem.
É o caso, desde logo, da própria tradução como prática secundarizada pelas histórias nacionais. Uma análise das traduções existentes é já de si um modo de dar a ver autorias e perspetivas pouco estudadas, assim como o escrutínio das traduções inexistentes dará relevo às condicionantes históricas e/ou ideológicas de um dado momento. Com efeito, como reescrita e manipulação discursiva, a tradução é um território particularmente fértil para indagar as ideologias dominantes, quer atendendo à seleção dos textos e autores traduzidos, indicadores dos poderes e representações em voga, sejam eles políticos, institucionais, de mercado, de raça, de género ou de classe; quer atendendo à criação e fortalecimento de redes alternativas aos ditos poderes, que encontram na tradução uma importante estratégia de fortalecimento e visibilidade; quer analisando ainda as próprias opções e estratégias de tradução a esta luz.
Particularmente significativa, neste marco, é a tradução de poesia, a qual, tendo modernamente reclamado a sua condição marginal aos ditames socioeconómicos dominantes como ângulo de crítica, não deixa de conservar certo capital simbólico, um prestígio ou uma aura que a fazem, por outro lado, permeável aos referidos poderes e condicionantes ideológicas.
Pretendemos, pois, abordar e analisar as traduções de poesia existentes entre as várias línguas peninsulares, identificando quem traduz, o que se traduz, porque se traduz e como se traduz.
Organização: Cátedra de Estudos Ibéricos, CIDEHUS
Colaboração: Junta de Extremadura, CCDRA, El Corte Inglés
Decorre, em formato online, no dia 25 de janeiro de 2023, a Jornada ‘Eugénio de Castro nos 100 anos da sua celebração espanhola’. Cem anos volvidos sobre a consagração espanhola de Eugénio de Castro, reunem-se alguns dos mais importantes estudiosos da sua obra para evocar um escritor fundacional e fundamental da moderna poesia portuguesa.
No âmbito do terceiro ciclo de conferências “ POLIBÉRICOS”, organizado pela Catédra de Estudos Ibéricos da Universidade de Évora, irão decorrer, ao longo de 2023, um conjunto de conferências on-line, dinamizadas por diversos especialistas internacionais das diferentes temáticas abordadas no âmbito da Cátedra.
Oriundos de 5 instituições de 4 países (Itália, França, EUA e Portugal) este ciclo propõe uma abordagem plural à realidade cultural ibérica, privilegiando as diferentes literaturas peninsulares.
As conferências são abertas ao público e disponibilizadas aqui:
É Valle-Inclán un autor galego? Do Rexionalismo ao teatro actual: variacións na recepción da súa obra na cultura galega
Xaquín Núñez Sabarís (Universidade do Minho) | 20 de abril
Ramón Gómez de la Serna o la (auto)construcción mediática de un escritor moderno
Laurie-Anne Laget (Sorbonne Université) | 25 de maio
Almada e Ramón Gómez de la Serna: entre vanguarda e modernismo
Mariana Pinto dos Santos (Universidade NOVA de Lisboa) | 15 de junho
Las "soledades sonoras" de Victor Català
Margarida Casacuberta (Universitat de Girona) | 19 de setembro
El otro, lo otro y la otredad (radical) en el pensamiento de Antonio Machado
Nicolás Fernández- Medina (Boston University) | 14 de novembro
Mário de Sá Carneiro: uma modernidade semiperiférica
Giorgio de Marchis (Università Roma Tre) | 14 de dezembro
Realiza-se entre os dias 9 e 10 de novembro, na Sala dos Docentes, do Colégio do Espírito Santo da Universidade de Évora, o Colóquio Internacional dedicado ao tema A invasão silenciosa: presença portuguesa nas revistas literárias ibéricas da 2ª metade do Séc. XX.
A Cátedra de Estudos Ibéricos da Universidade de Évora, organiza pelas 18h00 de dia 2 de novembro, a iniciativa "A Tradução de Poesia Ibérica em portugal | Uma conversa entre tradutores".
Este evento reune Àlex Tarradellas, Daniel Ferreira, Luís Pedroso, Rita Custódio, Miguel Filipe Mochila.
Realiza-se entre os dias 27 e 28 de abril 2022, na Sala dos Docentes, do Colégio do Espírito Santo, e no Instituto de Lenguas Modernas, em Cáceres a jornada José Saramago na jangada ibérica.
Esta iniciativa, dinamizada pela Cátedra de Estudos Ibéricos da Universidade de Évora, é uma homenagem ao centenário do Nobel da Literatura e à sua obra e conta com o apoio do CIDEHUS, da Universidad de Extremadura, e da FCT, do El Corte Inglés da CCDR Alentejo, entre outras instituições parceiras.
Os dois dias irão englobar várias comunicações de especialistas de diversas universidades e ainda a projeção do filme José e Pilar, de Miguel Gonçalves Mendes.
No âmbito do segundo ciclo de conferências “Polibéricos”, organizado pela Catédra de Estudos Ibéricos da Universidade de Évora, irão decorrer, ao longo de 2022, um conjunto de conferências on-line, dinamizados por diversos especialistas internacionais das diferentes temáticas abordadas na área dos Estudos Ibéricos.
Oriundos de 5 instituições de 4 países (Itália, Espanha, EUA e Portugal) este ciclo propõe uma abordagem plural à realidade cultural ibérica, privilegiando as diferentes literaturas peninsulares. As conferências são abertas ao público sendo que os links de acesso serão aqui divulgados previamente.
Entre tradición y vanguardia. Versiones ibéricas del surrealismo (23 de fevereiro)
Enric Bou (Università Ca’ Foscari Venezia) | 23 de fevereiro
La personalidad literaria de Celia Viñas, una escritora catalana en Almería
María Payeras Grau (Universitat de les Illes Balears) | 5 de abril
Elías Torres Feijó (Universidade de Santiago de Compostela) | 24 de maio
Los Juegos Florales y la forja del imaginario literario ibérico
Leslie J. Harkema (Baylor University) | 18 de outubro
Razones para una antología sobre el romancero portugués traducido al castellano
Pere Ferré (Universidade do Algarve) | 24 de novembro
Realiza-se entre os dias 6 e 7 de outubro, na Sala dos Docentes, do Colégio do Espírito Santo, o Colóquio Internacional dedicado ao tema A invasão silenciosa: presença portuguesa nas revistas literárias ibéricas do século XX.
No âmbito dos estudos levados a cabo pela Cátedra de Estudos Ibéricos da Universidade de Évora, em parceria com uma equipa internacional de especialistas, este colóquio internacional vem divulgar os resultados da investigação realizada acerca da permeabilização e receção que as diferentes literaturas ibéricas (castelhana, catalã, galega e basca) realizaram das letras portuguesas.
Os dois dias irão englobar mais de uma dezena de comunicações de especialistas de Universidades e Museus de todo o mundo.
A Cátedra de Estudos Ibéricos da Universidade de Évora, está a organizar, em parceria com a Universidade da Extremadura o curso "Diálogos culturais ibéricos e transatlânticos: o espírito das vanguardas", um século depois, uma iniciativa que visa estreitar as relações em termos de cooperação linguística e promoção do bilinguismo, que representam uma oportunidade de desenvolvimento em regiões transfronteiriças como a Extremadura, bem como na América Latina e outras áreas geográficas em que o espanhol e o português são línguas veiculares e de comunicação.
Pretende-se com esta atividade valorizar a língua e a cultura como ferramentas para estabelecer pontes de cooperação mais amplas, gerando novas oportunidades de diálogo intercultural, mobilidade e estabelecimento de alianças internacionais que permitam o desenvolvimento sustentável e a promoção dos territórios mais desfavorecidos e ameaçados pelo despovoamento e carência. de oportunidades.
Decorreu nos dias 1 e 2 de junho de 2021, em modalidade online, o Colóquio Internacional A raia na água. Eduardo Lourenço e o mundo hispânico, organizado pela Cátedra de Estudos Ibéricos da Universidade de Évora. No entanto, é possível assistir aqui à gravação deste evento que contou com a participação de:
Antonio Sáez Delgado – Universidade de Évora
Barbara Fraticelli – Universidad Complutense de Madrid
Carlos Paulo Martínez Pereiro – Universidade da Corunha
Fátima Freitas Morna – Universidade de Lisboa
Filipa Soares – Universidad Autónoma de Madrid
Jerónimo Pizarro – Universidad de Los Andes
João Tiago Lima – Universidade de Évora
Jordi Cerdà – Universitat Autónoma de Barcelona
Marco Lucchesi – Universidade Federal do Rio de Janeiro
Margarida I. Almeida Amoedo – Universidade de Évora
Pedro Serra – Universidad de Salamanca
Roberto Vecchi – Universitá di Bologna
Rui Sousa – Universidade de Lisboa